Joanetes: tratamento caseiro para aliviar as dores

Existe forma de aliviar este problema sem recorrer à cirurgia. Saiba como tratar ou atenuar a dor dos joanetes com tratamentos caseiros.

Joanetes: tratamento caseiro para aliviar as dores
Um problema que afeta um terço da população feminina

O joanete consiste numa inflamação da articulação do dedo do pé (geralmente o dedo grande), que causa bastante dor e uma certa deformação do mesmo. Apesar de não ser possível reverter o problema sem cirurgia, é possível atenuar a dor dos joanetes com tratamentos caseiros.

Ainda não são conhecidas a 100% as causas do problema, mas sabe-se que os joanetes são bem mais comuns em mulheres, têm um fator hereditário e que a utilização de calçado de salto alto e apertado pode promover o desenvolvimento deste problema. O que acontece, normalmente, é que o dedo grande começa a inclinar-se em direção à parte interna do pé, formando o que se assemelha à proa de um navio.

Para tratar os joanetes num estado de desenvolvimento mais avançado pode mesmo ser necessário recorrer à cirurgia . No entanto, existem alguns tratamentos caseiros que ajudam a aliviar as dores e a minorar a evolução do problema.

Joanetes: tratamento caseiro

Iodo

Quando se fala sobre tratamentos caseiros para os joanetes, uma das primeiras propostas é o tratamento à base de iodo.

Preparação: Misture iodo com uma aspirina e aplique diretamente na zona afetada. Esta mistura promete não só aliviar a dor na articulação, como evitar que o joanete cresça mais. Além desta opção, pode também juntar um pouco de sumo de limão ao iodo e fazer o mesmo procedimento.

Louro

O tratamento caseiro para os joanetes à base de louro deve ser feito ao longo de dois meses. Esta folha, pelas suas propriedades, ajuda a combater os joanetes, interna e externamente.

Preparação: Prepare uma espécie de chá de louro e deixe essa infusão numa termo durante a noite. No dia seguinte, coe a mistura e beba ao longo de todo o dia. Faça este procedimento durante três dias.

Além da ingestão do chá, é possível fazer uma mistura para aplicar topicamente: junte a 100ml de álcool a 96% cerca de cinco folhas de louro, deixando a mistura macerar cerca de uma semana. Após esse período, aplique a mistura na zona afetada. Faça uma massagem e depois cubra os pés com meias.

joanetes tratamento caseiro

Lavanda

Com propriedades que aliviam a dor e as inflamações, a lavanda é um bom tratamento caseiro para os joanetes .

Preparação: Misture flores secas de lavanda com azeite e vá aplicando esta mistura durante vários dias com uma suave massagem na zona do joanete.

Arruda

A arruda, também muito utilizada em situações de artrite e artrose, pode ajudar a minimizar os problemas de joanetes.

Preparação: Prepare um banho de imersão com água morna e junte um pouco de arruda. Mantenha os pés nesta mistura pelo menos durante 15 minutos.

Veja também: