Jovens empreendedores: dicas para o sucesso

O empreendedorismo está na “moda” e veio para ficar. Se quer ser um jovem empreendedor, veja algumas dicas que o podem ajudar.

Jovens empreendedores: dicas para o sucesso
Se tem um projeto inovador, não o coloque na gaveta.

Facilmente ouvimos falar em jovens empreendedores ou projetos empreendedores. Mas afinal de contas, o que significa ser empreendedor?
 
Segundo o dicionário de língua portuguesa empreendedorismo define a “qualidade ou carácter do que é empreendedor” ou a “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”.
 
Olhando para a situação económico-social, que o país enfrenta, pode ser difícil encontrar a coragem para tomar iniciativa de investir em projetos inovadores, mas a verdade é que são muitos os jovens empreendedores no nosso país.
 
Mas o que motiva estes jovens a levarem esses projetos avante, apesar de todas as dificuldades?! A sua personalidade!
 

Características dos jovens empreendedores

Seja pelo desafio ou pela vontade de querer criar um negócio próprio, a verdade é que, independentemente, das razões que motivam os jovens empreendedores existem características comuns, veja algumas:
 

1. Otimismo e gosto pelo que fazem

Todos os jovens empreendedores são pessoas com grandes níveis de confiança e determinação e, acima de tudo, gostam e acreditam nos seus projetos. Razões que lhes permitem manter-se motivados e serem grandes “vendedores” das suas ideias.
 

2. Têm iniciativa

Esta característica fundamenta a própria definição de empreendedorismo. Falar de jovens empreendedores é falar de pessoas atentas ao mundo que os rodeia e em busca de novas oportunidades de negócios.
 

3. Capacidade de liderança

Apesar de quererem criar o seu próprio negócio, estes jovens empreendedores não querem chefiar, mas sim liderar. Constroem as suas equipas de trabalho e valorizam os seus conhecimentos, mantendo a coesão do grupo em torno do projeto.
 

4. Não desistem

Sabem à partida que não vai ser fácil, mas isso não os impede. Dedicam-se a 100% ao seu negócio, focam-se no seu grande objetivo e não têm medo de correr riscos. Para os jovens empreendedores, as dificuldades são etapas do caminho que escolheram e por isso fazem parte do desafio. E se não conseguirem à primeira, levantam a cabeça e tentam novamente.
 

Dicas para ser bem-sucedido

Para quem tem um projeto inovador no qual acredita, o pior que pode acontecer é deixá-lo na gaveta ou cair no esquecimento. Antes de cometer esse erro, veja algumas dicas que o podem ajudar na execução do seu projeto.
 

1. Valide a sua ideia

Estude a sua ideia de negócio, analise-a a fundo, perceba quais os pontos a melhorar e a viabilidade em termos de mercado. Por muito entusiasmado que possa estar, tome as suas decisões de forma racional e consciente.
 

2. Crie uma equipa sólida

Para desenvolver o seu projeto vai precisar de estar rodeado de uma boa equipa, constituída por pessoas que acreditem no projeto e tenham algo a acrescentar à sua ideia.
 

3. Faça um bom plano financeiro

É importante que dedique tempo a analisar a componente financeira do seu projeto. Saiba quanto necessita e quanto pode investir. E acima de tudo seja realista no que diz respeito aos resultados possíveis.
 

4. Defina o público-alvo do seu projeto

Para poder vender o seu produto/serviço precisa de saber quem poderá estar interessado nele. Antes de sair para a rua para encontrar clientes, defina o seu público-alvo. Desta forma vai poder ajustar a sua oferta às necessidades dos seus potenciais clientes.
 

5. Esteja preparado para o fracasso

O “não” é sempre uma possibilidade (senão mesmo uma certeza), mas não encare as respostas negativas como um falhanço sem volta a dar. Pense que todos os “nãos” (e provavelmente vão ser muitos) que ouvir, vão ajudá-lo a perceber onde está a errar e o que deve melhorar. O fracasso deve ser um processo de aprendizagem e não uma derrota.
 

Apoios financeiros

Existem vários, só precisa de saber onde os encontrar. Mas isso é fácil.
 
Atualmente os projetos empreendedores são valorizados e estimulados; e são vários os apoios financeiros disponibilizados. Passaportes para o empreendedorismo, Empreender + ou Investe + são apenas alguns dos apoios o seu dispor.
 
A informação sobre estes apoios está acessível online, nas páginas web de diversas entidades, tais como:
  • IAPMEI
  • Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)
  • Portal da Juventude
  • ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários
  • Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i)
  • Cidade das Profissões
  • Portugal Ventures
  • Portugal Empreendedor
  • Etc.
 

Arrisque!

Muito há a dizer sobre o tema. A informação relevante para jovens empreendedores é imensa e são muitas as questões a ter em atenção.

Mas se tem um projeto inovador, não tenha medo e arrisque. A sua ideia pode colocá-lo no caminho certo para o sucesso.
 
Veja também: