AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como justificar o período sabático no CV

Muitos apostam no período sabático em busca de crescimento, quer pessoal, quer profissional. Mas o que é mesmo o período sabático e como o justificar no CV?

Como justificar o período sabático no CV
Teve um ano sabático?

O período sabático é uma licença, não remunerada, que varia, normalmente, entre 3 meses e 1 ano. Este período é tirado, por alguns, para experimentação e para abraçar novos desafios, normalmente para a exercitação de interesses diferentes dos profissionais, levando a uma grande realização pessoal e, após esse período, a uma reviravolta na carreira.


Como justificar um período sabático no CV?

Ainda que o período sabático acabe por ser um tempo sem emprego no CV, os recrutadores interessam-se por profissionais que demonstrem espírito de iniciativa e independência, e o período sabático indica isso.

Por esse motivo, é extremamente importante que inclua o período sabático no CV, mas da forma correta.



Destaque a aprendizagem

O período sabático que tirou foi para estudar, viajar, ou até para integrar um projeto de voluntariado? Procure dar especial destaque ao que aprendeu ao longo dessa pausa. O que retira a nível pessoal e/ou cultural da pausa que fez?



Apresente informações adicionais

Os bons recrutadores sabem que um período sabático não é o mesmo que tirar férias, no entanto, é importante que apresente informações adicionais acerca desta sua pausa. Crie um campo de informações adicionais no seu CV e registe aquilo que fez durante o tempo em que não esteve em nenhuma organização a trabalhar.

Procure deixar claro que a viagem foi planeada e, mesmo que não tenha sido, procure apresentar os países onde esteve, bem como o tempo de duração da viagem.

A título de exemplo:
Plano de Viagem ao Mundo: x países e 1 ano de viagem – Roteiro: País de inícios - países visitados - país de regresso.

Esta informação permitirá aos recrutadores saberem o que fez durante o período sabático que tirou.



Outras experiências relevantes

Existem ainda outras experiências que devem ser mencionadas. Tem um blog? Participou em algum projeto voluntário? Escreveu para alguma revista especializada? Caso estas experiências sejam verdadeiras e considere relevantes, registe-as também!

Veja também: