Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
27 Jun, 2018 - 15:41
Ano sabático: guia essencial para quem está a pensar numa pausa

Ano sabático: guia essencial para quem está a pensar numa pausa

Catarina Mesquita

Um ano sabático é um ano de pausa nos estudos, para conhecer-se melhor a si mesmo, descobrindo ambições e vocações. Saiba o que é em pormenor.

O artigo continua após o anúncio

Passar pela experiência de um ano sabático, gap year em Inglês, pode ser algo fundamental para que ganhe experiência e descubra o que realmente quer estudar ou fazer na sua vida. Assim, saiba em que consiste este ano, quais as suas potenciais vantagens e se poderia ser a experiência certa para si. Seja durante um ano completo ou uma pausa mais curta, poderá ser mesmo o que precisa.

Saiba tudo sobre o ano sabático

ano sabatico

O que é o ano sabático?

A expressão ano sabático provém do termo hebraico shabat, que significa repouso, definindo o período compreendido entre a sexta-feira e o sábado. Na antiguidade, celebrava-se o ano sabático, de 7 em 7 anos, tratando-se do período de repouso para as pessoas e para a terra e, por isso, durante esse tempo, não se semeava, nem colhia nada.

Este conceito foi, mais tarde, durante o século XIX, introduzido nas universidades americanas, com a designação de licença sabática, atribuída aos professores para que estes pudessem “reciclar” os seus conhecimentos. Esta é a razão pela qual o termo ano sabático aparece frequentemente associado ao meio académico.

Contudo, já durante os anos 50, o conceito foi também alargado a algumas empresas, que passaram a permitir que os seus colaboradores suspendessem a sua atividade para se focarem em algo do seu interesse, formação ou lazer, para melhorar a sua produtividade, motivação ou criatividade.

Hoje em dia, este é um período da vida em que decide simplesmente fazer uma pausa e parte à aventura e à descoberta de novas experiências, deixando para trás, durante algum tempo, tudo que lhe é familiar, saindo, portanto, da sua zona de conforto. Neste espaço de tempo poderá estudar, trabalhar, participar em ações de voluntariado, ou até mesmo juntar estas opções.

A quem se destina o ano sabático?

Podemos afirmar convictamente que o ano sabático é para qualquer pessoa que sente que este é o momento para uma pausa na sua vida ou na sua carreira. Poderá ser um jovem que tenha dúvidas quanto ao curso superior a seguir, que queira ganhar experiência profissional ou enriquecer o seu Curriculum Vitae, após a conclusão do seu percurso universitário.

Por outro lado, pode também ser uma pessoa que deseje fazer uma pausa no seu percurso profissional, afastando-se do mundo de trabalho e com vontade de iniciar uma nova vida e descobrir novos rumos para ser mais feliz!

Razões para partir nesta aventura

O ano sabático é, sem dúvida, uma experiência inesquecível, em que poderá alargar os seus horizontes, conhecer novas pessoas e formas de viver, tornar-se mais independente e explorar novos territórios e realidades.

O artigo continua após o anúncio

Paralelamente, permite-lhe praticar línguas diferentes da sua e fazer novos amigos, alguns dos quais poderá trazer para toda a vida! Efetivamente, esta experiência é muito gratificante e decisiva, marcando o percurso futuro de um indivíduo.

ano sabatico

Quais são as principais vantagens do ano sabático?

  • Viajar e conhecer novos locais
  • Praticar e/ou aprender línguas
  • Abrir os horizontes, conhecendo novas culturas
  • Fazer novos amigos
  • Enriquecer o CV
  • Ganhar mais experiência de vida
  • Viver novas aventuras e experiências inesquecíveis
  • Descobrir o que realmente quer fazer na vida
  • Conhecer-se melhor a si mesmo

Há desvantagens?

Já entre as desvantagens está o peso financeiro que este ano sabático acarreta ou o facto de poder ficar “para trás” em termos profissionais.

Como fazer um ano sabático?

Independentemente das razões que motivam o seu ano sabático é importante que pense e repense muito bem a sua decisão de fazer esta pausa e, acima de tudo, que se organize para que isso possa acontecer.

Repare. Não basta dizer que vai tirar um ano sabático, há que o preparar, principalmente no caso de estar já a trabalhar e ter família constituída. Um dos aspetos práticos mais relevantes é a questão financeira. Antes de iniciar o seu ano sabático deve “amealhar”  dinheiro suficiente para suportar todas as despesas. Mas não só.

Caso seja trabalhador deve, antes de tomar a decisão, informar-se sobre a política da sua empresa relativamente a licenças sem vencimento e manutenção do seu posto de trabalho para assegurar que quando regressar tem um emprego à sua espera. E claro, se está a pensar viajar é bom que se organize e trate de todos os preparativos necessários à sua “aventura”.

Onde encontrar programas para um ano sabático?

O que não falta são opções de programas de intercâmbio dos quais pode usufruir durante o seu ano sabático. A titulo de exemplo, pode encontrar informações e sugestões de atividades para o ano sabático em:

  1. www.gap-year.com
  2. www.ef.edu.pt
  3. www.vidaedu.com
  4. www.yearoutgroup.org
  5. www.gapyear.pt

E então? Decidido a tirar um ano sabático? Quais são os seus planos?

Veja também:

O artigo continua após o anúncio