Saiba que líquidos pode levar na bagagem de mão

Vai viajar de avião? Saiba que líquidos pode levar na bagagem de mão e previna quaisquer surpresas desagradáveis na hora de passar a porta de embarque.

Saiba que líquidos pode levar na bagagem de mão
Evite surpresas desagradáveis

Está a preparar-se para fazer uma viagem de avião? Então tenha em atenção aos líquidos que pode levar na bagagem de mão e evite chegar à porta de embarque e ter de deixar alguns dos produtos que leva consigo.

As regras de proibição e limite de líquidos que podem ser levados na bagagem de mão já têm dez anos de existência. No entanto, mesmo as pessoas que viajam com muita frequência têm algumas dúvidas em relação ao tipo e à quantidade de líquidos que podem levar na bagagem de mão.

Líquidos que pode levar na bagagem de mão

liquidos-bagagem-mao

De acordo com as regras estabelecidas os seguintes líquidos são permitidos mas limitados a um máximo de 100 ml:

  • Todas as bebidas, incluindo água
  • Alimentos líquidos ou semi-líquidos, incluindo sopa, geleia, mel e xaropes
  • Cosméticos e produtos de higiene: incluindo cremes, loções, óleos, perfumes, rímel e brilho para os lábios
  • Sprays, incluindo espuma de barbear, spray de cabelo e spray desodorizantes
  • Pastas, incluindo pasta de dentes
  • Géis, incluindo gel para cabelos e duche
  • Solução de lentes de contacto, incluindo outras soluções e artigos de consistência semelhante.


Regras a ter em conta no transporte de líquidos

  • Para transportar os líquidos referidos tem de utilizar recipientes adequados de 100 ml no máximo. Todos os líquidos juntos não podem ultrapassar um litro.
  • Se utilizar um recipiente maior, ainda que não vá totalmente cheio, saiba que não vai ser autorizado a levá-lo consigo para o avião.
  • Todos os recipientes de 100 ml que leve consigo devem ir isolados dentro de um saco plástico, de 20×20 cm. O saco plástico deve ir fechado.

Líquidos comprados nas lojas duty-free

Se depois de passar a porta de embarque comprar bebidas alcoólicas, perfumes ou outros líquidos, seja na loja duty-free do aeroporto ou mesmo a bordo do avião, saiba que lhe é permitido voar com esses líquidos, mesmo que ultrapassem um litro.

Estes artigos devem, no entanto, ir dentro de um saco de segurança do aeroporto, selado e deve guardar sempre o recibo da sua compra. Tenha sempre em atenção, que, caso tenha voos de ligação, pode correr o risco de não conseguir passar com esses produtos, ainda que tenham sido comprados na loja duty-free, pois podem estar sujeitos às regras de outro país.

Agora que já sabe que líquidos pode levar na bagagem de mão tem a informação necessária para fazer uma viagem tranquila.

Veja também: