Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
24 Ago, 2018 - 11:07

10 dicas úteis para aproveitar o tempo de espera no aeroporto

Júlia Rocha

Esperar pelo embarque no avião, ou longos períodos de escala, equivale a muitas horas de espera. Saiba como aproveitar o tempo de espera no aeroporto.

10 dicas úteis para aproveitar o tempo de espera no aeroporto

Já lhe deve ter acontecido ficar longas e longas horas nos bancos de um terminal de aeroporto à espera do embarque depois de fazer check-in, enquanto não chega a hora do voo de ligação ou em longas escalas. Horas preciosas, que por vezes marcam o início de um período de férias. Por isso mesmo, saber como aproveitar o tempo de espera no aeroporto é mais uma razão para as começar bem.

10 ideias para aproveitar o tempo de espera no aeroporto

1. Ler, ler e ler

Parece óbvio, mas não poderia deixar de fazer parte desta lista. Se não levou livros, tem sempre onde os comprar no aeroporto. Se não quer ir carregado durante a viagem, coloque alguns ebooks no seu tablet, kindle ou telemóvel. Outra sugestão é começar a apostar em audiolivros, através das aplicações disponíveis para tal ou a partir do Youtube, onde encontra alguns exemplares.

2. Sair do aeroporto

Se tiver tempo, saia do aeroporto para explorar um pouco a cidade onde está a aguardar. Uma solução viável se o tempo de espera for suficiente para tal. Não se esqueça, contudo de confirmar se precisa de um visto, se tem um bom intervalo de tempo para passar pela segurança à entrada e onde pode guardar a sua bagagem, caso seja o caso. Faça esta pesquisa antes da viagem, assim já saberá o tempo que leva do aeroporto até o centro da cidade e já tenha selecionado alguns (poucos) pontos de interesse para ver.

aeroporto

3. Aproveitar para fazer compras

Sobretudo de produtos de beleza e cosmética. As lojas duty free dos aeroportos têm perfumes, cremes e maquilhagem livres de impostos, ou seja, a um preço mais baixo do que nas lojas habituais.

4. Aproveitar a oferta do aeroporto

Se tiver a “sorte” de estar à espera do próximo voo num aeroporto internacional, é possível que exista alguma oferta em termos de serviços e infraestruturas. Lojas, claro, mas também espaços tipo ginásio ou spa, salões para tratamentos estéticos. Podem haver espaços mais turísticos para conhecer um pouco melhor o sítio onde está naquele momento.

5. Descansar sem preocupações

Já que tem de esperar, aproveite para relaxar e descansar. Se ficar dentro do aeroporto, procure pelas salas de espera ou lounge VIP. Mesmo que tenha de pagar um valor de entrada, pode ser a melhor escolha para um período mais longo de espera. Normalmente estas salas têm internet com boa qualidade, televisores, bares…

6. Experimente a gastronomia local

Se tiver de fazer uma refeição, opte pelos pratos mais locais. Faça uma pequena pesquisa e saiba o que pedir e experimentar. Sabemos que é caro fazer uma refeição completa dentro de um aeroporto, mas se tem de estar à espera, pode aproveitar para se enriquecer gastronomicamente.

aeroporto

7. Colocar as séries em dia

Às horas livres junte a subscrição da Netflix ou da Amazon Prime e aproveite para pôr as séries em dia. Se já sabe de antemão que vai ter um longo período de espera entre voos, prepare já alguns episódios de antemão (pode fazer o download destas aplicações de antemão e guardar os episódios no seu computador), para ver, caso não tenha acesso à internet.

8. Planear a viagem e/ou trabalhar

Se está a viajar em trabalho, como aproveitar o tempo de espera no aeroporto pode significar adiantar algumas tarefas, preparar reuniões etc. Se está de férias, aproveite estas horas para planear o resto da viagem, para quando chegar ao seu destino apenas ter de aproveitar o tempo, sem stress.

9. Recarregar os gadgets

Aproveite o tempo no aeroporto para recarregar a bateria de telemóveis, portáteis e tablets. Assim, na próxima etapa do seu voo já terá todo o equipamento que precisa com carga suficiente.

10. Fazer a manicura

Se não tiver a manicura em dia, pode aproveitar este tempo para cortar as unhas e renovar e verniz. Basta procurar um sítio tranquilo e discreto.

Veja também: