Os 10 mais ricos do mundo em 2016

Saiba quem são os 10 empresários mais ricos do mundo em 2016 e como fizeram eles as suas fortunas

Os 10 mais ricos do mundo em 2016
Saiba quem são as pessoas mais ricas do planeta

Crédito Pessoal - um primeiro passo para começar o seu negócioOs empresários mais ricos do mundo em 2016 sobressaem-se por serem os lideres atrás de empresas e de marcas que adoramos e utilizamos no nosso dia-a-dia. 

O site de negócios BusinessInsider teve acesso a dados da empresa de pesquisas de mercado Wealth-X, que estuda os mais ricos do nosso planeta. A avaliação foi feita a contar não só com o dinheiro que têm, mas também com as suas propriedades e investimentos. 

Os dados revelam que os 10 empresários mais ricos do mundo em 2016 têm, em conjunto, uma riqueza superior ao PIB (Produto Interno Bruto) de Portugal em 2013, ou seja  mais de €200 mil milhões.

Grande parte das pessoas mais ricas do mundo fizeram os seus milhões na indústria tecnológica, mas existe alguma variedade na lista.
 

10 Empresários no topo dos mais ricos em 2016

 

10. Ingvar Kamprad – IKEA (Suécia) 

Património: $39,3 mil milhões

Ingvar Kamprad, criou a IKEA com apenas 17 anos, e tem-na ajudado a crescer desde então. No ano passado, esta fez mais de $33 mil milhões em vendas, e Ingvar Kamprad assegurou o 10º lugar na lista dos mais ricos do mundo.

Hoje, com 89 anos, Kamprad doa milhões para apoiar várias causas como o ambiente, desenvolvimentos na área da medicina e a educação.

 

9. Michael Bloomberg – Bloomberg L.P. (EUA)

Património:  $42,1 mil milhões

Michael Bloomberg criou uma firma em 1966 depois de sair da Harvard Business School, e foi claramente bem ensinado por lá. Hoje, a sua firma Bloomberg L.P. já faz milhares de milhões em vendas de serviços financeiros como se nada fosse.

 

8. Mark Zuckerberg – Facebook (EUA)

Património: $42,8 mil milhões

O dono do gigante Facebook começou a ter sucesso com apenas 19 anos, quando criou o site TheFacebook.com. Com o tempo, largou o “The” e acumulou mais de mil milhões de utilizadores ativos por dia. Hoje, aos 31 anos, Mark Zuckerberg é o mais novo dos empresários mais ricos do mundo em 2016.

 

7. Larry Ellison – Oracle (EUA)

Património: $45,3 mil milhões

Em 1977 Larry Ellison juntou-se a uns colegas para fazerem uns trabalhos de programação e ganharem alguns trocos. Em pouco tempo fizeram um contrato com a CIA, que acabou por levar à criação da Oracle, a maior criadora de software atrás da gigante Microsoft.

 

6. Charles Koch – Koch Industries (EUA)

Património: $46,8 mil milhões

O irmão de David Koch, dono de parte da empresa de que ambos são vice-presidentes, fica em 6º lugar com uma diferença relativamente pequena do irmão. Diferença  de um valor que mudaria a vida de qualquer um de nós.

 

5. David Koch – Koch Industries (EUA)

Património: $47,4 mil milhões

David Koch é vice-presidente da Koch Industries, juntamente com o seu irmão Charles Koch. David tem uma fortuna de $47,4 mil milhões, sendo dono de grande parte da empresa. Aos 75 anos, já escapou à morte depois de lutar com o cancro da próstata e de escapar ao despenhar do avião em que estava em 1991.

 

4. Jeff Bezos – Amazon (EUA)

Património: $56,6 mil milhões

Mais um empresário da indústria tecnológica. Jeff Bezos fez a sua fortuna ao tornar-se no primeiro magnata do comércio eletrónico no mundo. Depois de conseguir que as pessoas começassem a comprar e vender na internet, foi só lucrar.

 

3. Warren Buffett – Berkshire Hathaway (EUA)

Património: $60.7 mil milhões

Warren Buffett é provavelmente o mais icónico de todos os empresários mais ricos do mundo em 2016 porque este não fez a sua fortuna através de uma empresa. Warren Buffet fez os investimentos certos nas alturas certas.

O mais impressionante é que a sua fortuna não conta já com $21 mil milhões que este doou ao longo do tempo.

 

2. Amâncio Ortega – Inditex (Espanha)

Património: $66,8 mil milhões

O dono da Inditex e Bill Gates estão a competir pelo primeiro lugar há algum tempo, e Bill Gates está neste momento à frente. Amâncio Ortega começou como um estafeta de uma loja de roupa local quando tinha 14 anos, e hoje com 79 tem um império internacional de moda.

A Inditex conta é uma empresa que conta com lojas de roupa como a Zara, a Pull & Bear e a Stradivarius, entre muitas outras.

 

1. Bill Gates – Microsoft (EUA)

Património: $87,4 mil milhões

Bill Gates fez a sua fortuna na indústria tecnológica através de uma empresa que talvez conheça, a Microsoft. Criou a empresa quando tinha apenas 20 anos e esta tem crescido desde então.

Juntamente com a mulher, Melinda, criou a Bill & Melinda Gates Foundation, uma organização dedicada à caridade que já contou com mais de $40 mil milhões doados. Hoje Bill Gates tem 60 anos, e já não está ativamente envolvido na Microsoft.

 

TOP 10 dos mais ricos do mundo em 2014

No ranking de 2014, saiba quem liderou esta invejável classificação dos mais ricos do mundo.

Bill Gates – Microsoft (EUA)
Carlos Slim – América Movil (México)
Amâncio Ortega – ZARA (Espanha)
Warren Buffett – Berkshire Hathaway (EUA)
5º Larry Ellison – Oracle (EUA)
Charles Koch – Koch Industries (EUA)
David Koch – Koch Industries (EUA)
Sheldon Adelson – Casinos (EUA)
Christy Walton – Walmart (EUA)
10º Jim Walton – Walmart (EUA)
 

Todos os passos para se transformar num verdadeiro empresário, com a nossa Newsletter


Veja também: