Os 5 melhores browsers para Android

Cada vez existem mais opções de browsers. Veja aqui os 5 melhores browsers para Android e saiba porque o melhor browser para Android é o Google Chrome.

Os 5 melhores browsers para Android
Qual o melhor browser para Android? Veja aqui o top 5

O Android é um sistema operativo que é utilizado em mais do que 2 biliões de dispositivos (mais do que Windows, iOS e outros sistemas combinados) em todo o mundo, o que significa que muita gente navega na web através deste sistema operativo, por isso, é imperativo saber qual é o melhor browser para Android.

Surfar na net no telemóvel deve ser um exercício simples. E um bom browser pode tornar até a página web mais confusa em algo mais intuitivo. Alguns browsers são mais rápidos ao comprimir imagens não otimizadas, e alguns são melhores a tratar da privacidade do utilizador.

Escolher um bom browser pode ser um desafio, mas para tentar facilitar fizemos uma seleção dos browsers mais intuitivos, capazes e robustos para Android. Contudo, saiba desde já que o Google Chrome leva para casa a taça de melhor browser para Android.

O melhor browser para Android e outros 5 que não ficam atrás

1. Google Chrome

GoogleFonte da imagem: Google

O browser mais popular para Android. Muitas pessoas já o têm pré-instalado nos seus dispositivos, e então optam por usá-lo. O que é perfeitamente razoável.

Sincroniza-se com o Google Chrome do desktop, e com outras funcionalidades do smartphone Android, através da conta Gmail; permite um número ilimitado de separadores. É compatível com built-in Flash, HTML 5, navegação anónima e Data saver.

É difícil escolher o melhor browser para Android porque cada vez existem mais browsers, a ser constantemente melhorados. Mas o Google Chrome merece essa distinção. É gratuito.

2. Mozilla Firefox

FirefoxFonte da imagem: Firefox

É o browser da velha guarda que dominava o universo Android antes do Chrome ser lançado. O Firefox é um browser open source e a maioria dos seus utilizadores são developers. No que concerne às opções e áreas a explorar, bate qualquer outro. Tem um Flash player embutido e, tal como o Chrome, permite a sincronização de dados através de uma conta Firefox. Também é gratuito.

3. Opera

OperaFonte da imagem: Opera

O Opera não vem instalado na maioria dos smartphones Android. Ao ir buscá-lo à Google Play Store, há duas opções: Opera e Opera Mini. O Opera é excelente e compete diretamente com o Chrome e o Firefox. É compatível com Flash, downloads rápidos, navegação em anónimo, separadores e pode ser customizado. É gratuito.

4. Puffin

OperaFonte da imagem: Puffin

É uma escolha interessante: rápido e altamente personalizável, com funcionalidades add-on, e tem a capacidade de emular um cursor de rato e um trackpad. É ideal para quem sente a falta de computadores quando está a usar um telemóvel. É um dos browsers mais rápidos em Android. É gratuito.

5. Dolphin

DolphinFonte da imagem: Dolphin

É um favorito entre a comunidade Android. Bastante funcional, tem um ótimo aspeto e vem com muitos controlos por gestos. Dá muito jeito no que toca a transferir preferências entre dispositivos e partilhar conteúdo. É compatível com o Flash player, o que dá jeito nos sites mais antigos. Também este browser é gratuito.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.