O melhor browser para Android

Fomos descobrir qual é o melhor browser para Android. E os resultados surpreenderam… perceba porquê.

O melhor browser para Android
Há muito mais para além do Chrome...

Chrome, Firefox, Puffin, Opera, Javelin… mas qual deles é o melhor browser para Android? Nos dias que correm, fazer pesquisas na internet num tablet ou num smartphone já se tornou mais do que corriqueiro. E foi por essa razão que fomos tentar saber qual o melhor browser para o seu dispositivo Android. Apesar de tudo, escolher o melhor browser para Android não é tarefa fácil uma vez que há um vasto leque de fatores a ter em conta.
 
Se escrever “browser” na sua Play Store vai acabar por ver um grande número de resultados. Espantado? Há muito mais para além do Chrome, do Firefox ou do Opera…
 

Tamanho, número de downloads e classificação

 

Javelin

O browser desenvolvido por Steven Goh ocupa cerca de 11Mb de espaço no dispositivo, já conquistou mais de 100 mil utilizadores e possui uma classificação de 4.3/5.
 

UC Browser

O navegador do esquilo já foi instalado por 100 milhões de pessoas. Conhecia-o? Temos a certeza que o número de instalações já é bastante conclusivo mas, se isso não chegar, fique a saber que a classificação do UC Browser é de… 4.5/5. Quanto é que pode ocupar no seu dispositivo? Cerca de 16Mb.
 

Firefox

A fama que o Firefox detém já fala por si. No Android já foi instalado por mais de 100 milhões de utilizadores, ocupa 34Mb e possui uma classificação de 4.4/5.
 

CM Browser

Desenvolvido pela Cheetah Browser Inc., o CM Browser é o navegador com a classificação mais alta desta lista: uns módicos 4.6/5. Instalado por mais de 10 milhões de utilizadores, o CM Browser pode gabar-se de ocupar apenas 1,8Mb, aproximadamente. E já lhe dissemos que também tem um pequeno antivírus incorporado?
 

Opera

Instalado por mais de 50 milhões de pessoas, o Opera possui uma classificação de 4.3/5 e ocupa cerca de 19,50Mb.
 

Chrome

O número é gordo. São “apenas” 500 milhões de instalações que colocam o Chrome no trono das preferências dos utilizadores apesar de apenas contar com uma classificação de 4,2/5 e de ocupar quase 31Mb nos dispositivos.
 

Lightning Browser

Velocidade, simplicidade e segurança. É assim que o Lightning Browser se apresenta. Fique a saber que já foi instalado por mais de 100 mil utilizadores, possui uma classificação de 4,2/5 e fica no segundo lugar do pódio de menor espaço ocupado… apenas 1,4Mb.
 

Puffin

O Puffin vangloria-se por ser rápido. Já conquistou mais de 5 milhões de utilizadores, ocupa cerca de 24Mb e possui uma classificação de 4.1/5.
 

Naked Browser

Ocupa apenas 115Kb. Sim, leu bem… ainda nos perguntámos se o nome não nos engava, se o Naked Browser servia mesmo para ir à internet e fazer pesquisas. A verdade é que dá mesmo e possui uma classificação de 4.5/5 depois de mais de 100 mil transferências. Não pode haver tantos utilizadores enganados, certo? Mesmo que o nome não lhe agrade ou que o tamanho que ocupa lhe causa alguma desconfiança… desafiamo-lo a descobrir o ícone do Naked Browser. Vale a pena.
 

Interface e design

Este é um campo um pouco arriscado para percorrermos uma vez que os gostos variam de pessoa para pessoa e é difícil dizer qual é o melhor para si. Mas não é por isso que deixa de ser um campo crucial na escolha do melhor browser Android e decidimos arriscar dar a nossa opinião.
Antes de tudo, fique ciente que nenhum deles se desvia muito da construção normal, isto é, possui uma barra de procura no topo e alguns atalhos para os seus separadores preferidos.
Podemos dizer-lhe que o CM Browser e o Lightning Browser se apresentam como dois navegadores muito limpos, minimalistas e bastante fáceis de navegar.
Se procura algo diferente, inovador, desafiamo-lo a experimentar o Puffin ou o Naked Browser.
Por fim, se quiser algo mais sofisticado pode sempre experimentar o Javelin.
 

Características

De todos os navegadores que apresentámos, o CM Browser e o Naked Browser são os únicos que não garantem uma sincronização entre as tabs que guarda no computador e no seu dispositivo.
Se pretende utilizar o “modo incógnito” pode já esquecer o Naked Browser.
Outra das características mais importantes e essenciais num browser é a capacidade para bloquear publicidade. Se isto é algo muito importante para si pode já esquecer o CM Browser, o Opera, o Chrome e o Puffin.
Por último, uma das características mais importantes é o suporte de flash. E neste campo são vários os navegadores que ficam aquém tal como o Javelin, o Firefox, o CM Browser, o Opera e o Naked Browser.
 

Privacidade

Não há navegador que bata o Naked Browser no que concerne à privacidade. Aliás, o próprio criador faz mesmo questão de mencionar que este é o único navegador do mundo que não monitoriza os seus passos.
 

Performance

Hoje em dia, muitas são as páginas desenvolvidas em HTML5. E como o Google tem plena noção disso, criou um browser capaz de responder às exigências desta linguagem. Pode ter a certeza que não há melhor navegador embora o Opera se aproxime bastante. Já em relação ao Puffin, ao Firefox e ao UC Browser não podemos dizer o mesmo uma vez que a capacidade destes em suportar páginas criadas em HTML5 fica bastante aquém dos dois primeiros.
 

Velocidade

Abram alas ao Puffin! Anuncia-se como o browser mais rápido a carregar páginas e não mente. É mesmo muito rápido. Logo depois surgem o Crhome, o Naked Browser, o Opera e o CM Browser. Com resultados menos satisfatórios está, uma vez mais, o Firefox…
 
Haveria muito mais para avaliar para lhe podermos dar uma resposta mais concreta acerca do melhor browser para Android. No entanto, achamos que os parâmetros avaliados são suficientes para que faça a sua escolha. Apesar de tudo, não deixe de experimentar os vários nomes que lhe sugerimos, pode ser que se surpreenda.
 
Veja também: