Os melhores carros do Rally de Portugal

Conheça o pódio dos melhores carros do Rally de Portugal. Dois italianos e um alemão ocupam os três lugares, que ficam no topo do mundo da terra batida.

Os melhores carros do Rally de Portugal
Carros que fizeram história em Portugal

Pó no ar, piqueniques, dormidas no carro, e convívio com amigos e desconhecidos. É esta a receita para um fim de semana bem passado ao som de motores apaixonantes que passam por nós por momentos e desaparecem  lá ao longe.
Os rallies fazem com que muitos viajem por todo o mundo para não perder as corridas. Por terras lusitanas vamos passear pelos melhores carros do Rally de Portugal.

Entre vários anos de história - já remonta ao ano de 1967, quando tinha a denominação Rally TAP - houve vários carros a fazer o percurso maioritariamente em terra batida. Em 1975 foi rebatizado para o nome atual.
O pódio dos carros vai passar por várias épocas do mundo do desporto automóvel, mas vamos focar-nos nos anos 80 e 90.
Quanto aos pilotos, em primeiro lugar está Marku Alen, com 5 vitórias, Ogier tem 4 vitórias e Armindo Araújo é o único português com mais de uma vitória no Rally de Portugal - tem 3.
 

Os melhores carros de sempre do Rally de Portugal

 

Lancia Delta Integrale

Lancia Delta Integrale

Este é o carro dos rallies, o sonho de qualquer apaixonado por automóveis.
A simplicidade deste carro, bem como o motor de 4 cilindros, turbocompressor, uma cabeça de 8 válvulas e a tração às 4 rodas fizeram deste italiano o rei, ocupando o primeiro lugar dos melhores carros do Rally de Portugal.

Quanto ao número de vitórias, reinou em durante 3 anos consecutivos, em 1988, 1989 e 1990 e também em 1992. É o carro com mais vitórias na prova portuguesa, dividindo a taça apenas com outro carro.

 

Fiat 131 Abarth

Fiat 131 Abarth

Este carro, mais um italiano, tem uma curiosidade, em Espanha foi comercializado, para o comum dos mortais, como Seat 131, numa época em que a Seat estava associada à Fiat.
Em Portugal o Fiat 131 Abarth venceu o Rally de Portugal em 1977, 1978, 1980 e 1981.

 

Audi Quattro

Audi Quattro

Este carro, um dos melhores Audi de sempre, veio revolucionar o mundo dos rallies ao trazer a tração integral para este mundo. Roubou todas as atenções e conseguiu também levar para terras germânicas muitos troféus. Em Portugal foram 3, em 1982, 1983 e 1984.
Começou por ter 420 cavalos de potência, contudo passado pouco tempo decidiram aumentar a potência, com um turbocompressor, para os 509 cavalos.

Muitos consideram este modelo, que foi construído especificamente para Rally mas que foi também comercializado para o público, o melhor carro de rallies de sempre.

 

Outros bons carros do Rally de Portugal

  • Citroën C4 WRC
  • Mitsubishi Lancer EVO
  • Subaru Impreza WRC
  • Toyota Corolla WRC


Veja também: