Pó no ar, piqueniques, dormidas no carro, e convívio com amigos e desconhecidos. É esta a receita para um fim de semana bem passado ao som de motores apaixonantes que passam por nós por momentos e desaparecem lá ao longe.
Os rallies fazem com que muitos viajem por todo o mundo para não perder as corridas. Por terras lusitanas vamos passear pelos melhores carros do Rally de Portugal.
Entre vários anos de história – já remonta ao ano de 1967, quando tinha a denominação Rally TAP – houve vários carros a fazer o percurso maioritariamente em terra batida. Em 1975 foi rebatizado para o nome atual.
O pódio dos carros vai passar por várias épocas do mundo do desporto automóvel, mas vamos focar-nos nos anos 80 e 90.
Quanto aos pilotos, em primeiro lugar está Marku Alen, com 5 vitórias, Ogier tem 4 vitórias e Armindo Araújo é o único português com mais de uma vitória no Rally de Portugal – tem 3.
Os melhores carros de sempre do Rally de Portugal
Lancia Delta Integrale

Este é o carro dos rallies, o sonho de qualquer apaixonado por automóveis.
A simplicidade deste carro, bem como o motor de 4 cilindros, turbocompressor, uma cabeça de 8 válvulas e a tração às 4 rodas fizeram deste italiano o rei, ocupando o primeiro lugar dos melhores carros do Rally de Portugal.
Quanto ao número de vitórias, reinou em durante 3 anos consecutivos, em 1988, 1989 e 1990 e também em 1992. É o carro com mais vitórias na prova portuguesa, dividindo a taça apenas com outro carro.
Fiat 131 Abarth

Este carro, mais um italiano, tem uma curiosidade, em Espanha foi comercializado, para o comum dos mortais, como Seat 131, numa época em que a Seat estava associada à Fiat.
Em Portugal o Fiat 131 Abarth venceu o Rally de Portugal em 1977, 1978, 1980 e 1981.
Audi Quattro

Este carro, um dos melhores Audi de sempre, veio revolucionar o mundo dos rallies ao trazer a tração integral para este mundo. Roubou todas as atenções e conseguiu também levar para terras germânicas muitos troféus. Em Portugal foram 3, em 1982, 1983 e 1984.
Começou por ter 420 cavalos de potência, contudo passado pouco tempo decidiram aumentar a potência, com um turbocompressor, para os 509 cavalos.
Muitos consideram este modelo, que foi construído especificamente para Rally mas que foi também comercializado para o público, o melhor carro de rallies de sempre.
Outros bons carros do Rally de Portugal
- Citroën C4 WRC
- Mitsubishi Lancer EVO
- Subaru Impreza WRC
- Toyota Corolla WRC
Veja também:
- Os 10 melhores carros de sempre
- Reprogramar a centralina: vantagens e desvantagens
- 4 dicas para melhorar a performance do carro
- Qual a melhor altura para comprar carro?
- Os 5 melhores carros até 15 mil euros em Portugal
- Os melhores carros de Bond, James Bond