As 8 melhores esplanadas de inverno no Porto

Não deixe que o frio o afaste dos mais sedutores espaços da Cidade Invicta. Renda-se às 8 melhores esplanadas de inverno no Porto.

As 8 melhores esplanadas de inverno no Porto
Junto à água ou no coração da cidade, temos a sugestão certa para si

Os melhores sítios para dormir no Porto, a preços imbatíveisFrio e chuva nada significam para as melhores esplanadas de inverno no Porto. Estes aconchegantes espaços disponibilizam todas as comodidades inerentes à vida moderna, no sentido de proporcionar aos seus clientes uma experiência ao ar livre absolutamente única e convidativa, sobretudo tendo em conta o tempo frio que ainda se faz sentir na cidade.

Porque não queremos que se prive das magníficas vistas da Cidade Invicta, nem do ambiente absolutamente eletrizante que lá se vive, enfiando-se num qualquer bar ou café para escapar às condições meteorológicas, decidimos apresentar-lhe algumas sugestões incontornáveis. Eis, então, aquelas que consideramos as 8 melhores esplanadas de inverno no Porto. Desfrute!
 

Conheça as 8 melhores esplanadas de inverno do Porto

 

Para momentos de descontração junto à água


Casa de Pasto da Palmeira

Este pequeno restaurante impõe-se não só pela sua decoração absolutamente arrojada e encantadora, mas também pelos deliciosos e originais pratos e petiscos que oferece aos seus comensais, numa ementa que muda todos os meses e se deixa influenciar pelas opiniões dos clientes. No que toca à sua esplanada, com uma deliciosa vista para o incomparável Rio Douro, esta recebe tal dose de sol que quase não precisaria de ser aquecida, mas é: se estiver um pouco fresco, conte com um aquecedor a gás para se sentir mais confortável.

Sugestão: porque estamos quase na Páscoa, fomos à ementa de março escolher esta divertida sugestão: ovo dentro de um ovo dentro de um ovo... sim, leu mesmo bem! Peça e delicie-se.


Praia da Luz

Com uma localização invejável, este espaço oferece uma ampla esplanada sobre a praia, com vistas de mar e do por do sol absolutamente  incomparáveis. Não se limite à zona de mesas: tente apanhar uma das confortáveis espreguiçadeiras, onde poderá descontrair um pouco, bem enrolado numa das mantas de lã disponibilizadas. Além da decoração moderna e acolhedora, desfrute de um serviço atencioso e de uma oferta gastronómica verdadeiramente apetitosa.

Sugestão: se não tiver medo de alturas, opte pelo terraço superior e delicie-se com um chocolate quente bem espesso e aromático.


Ar de Rio

Situado mesmo junto ao rio Douro, no Cais de Gaia, este restaurante destaca-se pela sua arquitetura original, que conjuga de forma eficaz design e funcionalidade, integrando-se de forma perfeita na sua envolvente natural. A esplanada, a funcionar num dos três pavilhões que constituem o café-restaurante, permite aos seus clientes desfrutar de uma impressionante vista, constituída pelo soberbo cenário da cidade do Porto, debruado pelo rio Douro.

Sugestão: trata-se sobretudo de uma cervejaria, pelo que tem mesmo de provar a inevitável francesinha. Se funciona na base do “perdido por cem, perdido por mil”, experimente ainda um decadente folhado de chila e ovos. 

 

Para um final de tarde inesquecível

 

The Bird

Localizado na Rua da Agra, este pitoresco salão de chá caracteriza-se por uma decoração de teor campestre, delicada e muito acolhedora. Durante o inverno, a sua encantadora esplanada é aquecida por um aquecedor elétrico e outro a carvão vegetal, mas a preocupação com o conforto dos clientes leva a que sejam ainda disponibilizadas algumas mantas. O espaço tende a estar envolvido por animadas batidas, que remetem para o jazz e para a bossa-nova – mas não se preocupe: o volume possibilita que se mantenham conversas mais ou menos íntimas.

Sugestão: além de 30 chás e infusões, vai poder escolher entre deliciosos batidos e exóticas masalas. Como não podia deixar de ser, recomendamos que experimente uma destas bebidas indianas à base de especiarias.
 

Moustache

Este edifício de dois pisos localizado na movimentada Praça Carlos Alberto, bem no coração do Porto, assume o espírito intimista, animado e cosmopolita de uma coffee house internacional, mas com um coração tipicamente português. Os dois aquecedores pendurados nos toldos, bem como as mantinhas à disposição dos clientes, asseguram que a esplanada se mantém bem quente e acolhedora durante aqueles dias de frio em que apetece mesmo tomar um café ao ar livre. Desfrute ainda de uma seleção de livros e música bem apelativos, além de uma animada agenda de live acts.

Sugestão: de entre uma ampla oferta de produtos naturais criteriosamente selecionados, vamos destacar o Hazelnut Cappuccino, sugerindo que o acompanhe com uma fatia do fabuloso Brooklyn Cake.


Portarossa

Situado na sossegada Rua Côrte Real,  na Foz do Porto, o Portarossa é facilmente identificável precisamente pelo seu enorme portão basculante vermelho. Esta pizzaria simultaneamente sofisticada e acolhedora oferece um ambiente assumidamente cool, que procura replicar a sedutora atmosfera de Little Italy. A sua primeira impressão é assegurada pela esplanada, que nos recebe assim que entramos e que, durante o inverno, é aquecida por potentes lâmpadas de parede e uma lareira de jardim, além do calorzinho que emana do tradicional forno a lenha.

Sugestão: estando numa pizzaria, não podemos deixar de recomendar que experimente uma pizza Diavola, Rústica ou de cogumelos selvagens trufados. Para acompanhar, é só escolher um dos belos vinhos disponibilizados na respetiva carta.

 

Para uma animada experiência citadina

 

LSD

Situado, tal como o nome indica, no Largo de S. Domingos, este moderno restaurante aproveitou a renovação e a nova vida das artérias envolventes da cidade do Porto, para se impor como um espaço de referência nesta zona pedonal. Juntamente com um delicioso e original menu, frequentemente atualizado, e um serviço de cafetaria complementar, o LSD permite também desfrutar de uma acolhedora esplanada, agora aquecida por três aquecedores a gás.

Sugestão: do último menu apresentado para o mês de março, não podemos deixar de destacar o pato confitado e coleslaw – no entanto, se os seus gostos forem mais tradicionais, tem sempre o pratinho de ovo com ervilhas e morcela. Bom apetite!
 

Champanheria da Baixa

Nesta lista das melhores esplanadas de inverno do Porto não podia falhar a Champanheria da Baixa, na pitoresca Rua da Picaria, que já foi praticamente toda de oficinas de marcenaria e lojas de móveis. A sua encantadora esplanada, montada em torno de uma bonita e clássica cabina telefónica, que obviamente não funciona, é mantida quente através de aquecedores a gás, além de disponibilizar fofas mantas a todos os seus clientes.

Sugestão: neste sedutor espaço não pode deixar de experimentar a fabulosa sangria de frutos vermelhos, cuja base é, claro, o vinho espumante. Renda-se a um sabor absolutamente delicioso.


Agora que já conhece as melhores esplanadas de inverno no Porto, deixou de ter desculpa para não desfrutar de uma bela refeição ao ar livre. Escolha aquelas com que mais se identifica e crie memórias inesquecíveis nas noites frias que se avizinham. Divirta-se muito!
 

Conheça as melhores Dicas de Viagem dentro e fora do país, com a Newsletter do E-Konomista


Veja também: