As 5 melhores lojas de livros usados no Porto

Anda à procura de um livro e não sabe onde o encontrar? Não há nada como uma loja de livros usados para encontrar o que procura...

As 5 melhores lojas de livros usados no Porto
Gosta do cheiro a livros? Então entre nestas lojas

Se um livro novo tem um cheiro inconfundível, um livro antigo tem uma história ainda mais fascinante. Já passou por várias mãos e sobreviveu ao passar dos anos. Por isso mesmo, as melhores lojas de livros usados no Porto são uma maravilha da cidade… E há muitas!

Melhores lojas de livros usados no Porto: o top 5

Livraria Candelabro

Aberta desde 1952, a livraria Candelabro é uma verdadeira entidade na cidade. Originalmente funcionava no cimo da Rua da Picaria, onde agora existe um bar muito frequentado com o mesmo nome.

Na altura, em 2009, a loja alfarrabista precisava de mais espaço para um armazém, dada a quantidade e variedade de livros. Abriu então na rua de Cedofeita. É especializada em livros antigos, mas não se fica pelos livros de coleção. Aqui também há livros em segunda mão “como novos”.

Onde? Rua de Cedofeita, 471

Contacto: 222 002 449 / 933 425 753

livro antigo

In-Libris

A In-Libris nasceu em 1996 mas os proprietários já tinham alguma experiência no mundo dos livros usados. Por isso mesmo o percurso entre a abertura e a transformação numa das melhores lojas de livros usados do Porto não foi muito longo. São tão pioneiros que foram a primeira loja alfarrabista a criar um site para compra e venda de livros antigos.

Onde? Rua do Carvalhido, 194

Contacto: 22 323 45 18 / 91 999 15 97

livro antigo 2

Livraria Académica

A Livraria Académica do Porto é, possivelmente, a mais antiga da cidade. Foi criada em 1912 e isso significa que já tem mais de 100 anos. Inicialmente ficou alojada na Rua das Oliveiras e teve sempre como principal objetivo a comercialização de todo o tipo de livros, novos ou usados.

Só em 1913 é que se mudou para a Rua dos Mártires da Liberdade, onde ainda hoje se encontra. Com o tempo especializou-se nos livros raros e isso deu-lhe um estatuto que nenhuma outra loja de livros usados no Porto tem.

Onde? Rua dos Mártires da Liberdade, 10

Contato: 22 200 5988

livro

Paraíso do Livro

A Livraria Paraíso do Livro é a mais nova loja de livros usados desta lista. Abriu portas em fevereiro de 2009 e rapidamente se especializou em Literatura, História, Arte e Banda Desenhada. Por ficar numa rua central do Porto (na rua José Falcão), é muito frequentada.

Onde? Rua José Falcão, 214 – Porto

Contacto: 222019161

livros 3

Livraria Vieira

Fernanda Vieira é a matriarca desta livraria e foi pelas suas mãos que a Livraria Vieira nasceu em outubro de 1984. Especialista em Poesia e Literatura Portuguesa, Arte e História, esta loja de livros usados no Porto é um peso pesado neste campeonato, principalmente com a organização recorrente de tertúlias literárias.

Onde? Rua das Oliveiras, 14 – 16

Contacto: 22 332 51 03

Veja também: