As 13 melhores praias do Algarve

Em família, desportivas ou relaxantes, seja qual for o seu tipo de férias, apresentamos-lhe as melhores praias do Algarve para as gozar.

As 13 melhores praias do Algarve
Percorremos o Sotavanto e o Barlavento à procura da praia ideal para si

Seja em família, com amigos ou com a sua cara metade, uma semana de praia no Algarve é um sonho comum entre os portugueses. Para ajudar na difícil escolha, percorremos a costa algarvia de Sagres a Vila Real de Santo António e escolhemos as melhores praias do Algarve para todos os gostos. Entre praias de extensos areais, ou enseadas escondidas entre as falésias, o Algarve tem tanto para oferecer e tanta beleza para descobrir!...
 

Melhores praias do Algarve: 13 escolhas a não perder

 

Praia de Odeceixe (Odeceixe)

melhores praias do Algarve - Odeceixe

A praia de Odeceixe foi votada uma das 7 maravilhas no Concurso “Praias de Portugal”, em 2012. Ladeada por imponentes falésias, com o mar de um lado e a ribeira do outro, esta língua de areia é verdadeiramente espetacular. Uma das razões para ser considerada perfeita para famílias é o facto de as crianças mais novas poderem disfrutar da calma da ribeira, enquanto as mais velhas se divertem no mar.

Nesta praia pode ainda usufruir de um parque de estacionamento, instalações sanitárias e várias opções de restauração.

Dormir na Praia de Odeceixe »​

 

Praia do Ancão (Loulé)

Considerada uma das melhores praias do Algarve, é habitualmente resguardada da multidão que invade o sul de Portugal durante o período de férias. A praia do Ancão é bastante popular entre famílias que procuram a proteção de um espaço rodeado de dunas, mares calmos e a vigilância de nadadores salvadores.

Dispõe ainda de estacionamento, toldos, espreguiçadeiras e barcos para alugar.

Dormir em Loulé »​
 


Meia Praia (Lagos)

Esta é uma praia bastante divertida e social, que se enche de famílias e viajantes durante o verão. Apesar de concorrida, a sua grande extensão de areal assegura que tenha sempre espaço para colocar o guarda-sol e estender a toalha.

Além de bons acessos, na Meia Praia pode ainda usufruir de vários bares e restaurantes, parque de estacionamento e supervisão durante a época estival.

Dormir em Lagos »​
 


Praia do Vau (Portimão)

Esta bela praia caracteriza-se pelo agradável areal e pelas suaves arribas ocres e rubras que o ladeiam. É uma das praias preferidas pelas famílias, devido à sua tranquilidade, às propriedades medicinais atribuídas às argilas que se desprendem das suas falésias e às suas formações rochosas, com inúmeros recantos e reentrâncias.

Aqui poderá usufruir de estacionamento, WC, restaurantes e um posto de saúde, aberto durante o verão.

Dormir em Portimão »​




Praia do Tonel (Vila do Bispo)

“Paredes meias” com a fortaleza de Sagres, encontra-se a praia do Tonel, uma maravilha da natureza, protegida dos fortes ventos que sopram de nordeste pelas falésias que a rodeiam. No Tonel sente-se que se está nos limites do mundo conhecido, para a frente encontra-se o promontório de Sagres e mais longe o Cabo de São Vicente, a ponta mais ocidental da Europa, o fim da terra firme o começo da imensidão do Oceano Atlântico. É esta sensação de vastidão que invade o visitante da praia do Tonel e a tornam numa das melhores praias do Algarve e uma das mais belas praias da Europa.

Dormir em Vila do Bispo »​


Veja também: Os essenciais para as férias das crianças

 

Para amantes da paisagem

 

Praia da Marinha (Lagoa)

melhores praias do Algarve - Praia da Marinha

Esta foi considerada, pelo Guia Michelin, uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do mundo. Não admira, portanto, que seja uma das mais emblemáticas e fotografadas do Algarve. Esta pequena enseada, de  águas inacreditavelmente límpidas, está rodeada por interessantes configurações rochosas em tons quentes: arcos, grutas e até poços naturais.

Apesar do acesso ser feito através de uma íngreme e extensa escadaria, nesta praia pode usufruir de estacionamento, WC, restaurante e primeiros socorros e vigilância nos meses de verão.

Dormir em Lagoa »

 

Praia da Falésia (Vilamoura)

Esta praia venceu o prémio Travellers’ Choice, tendo sido considerada a melhor praia de Portugal. Com o seu extenso areal dourado, enquadrado por dramáticas arribas em tons avermelhados e zonas verdes de pinheiro-manso, é perfeita para longos passeios com vistas fantásticas.

Além de bons acessos, estacionamento, uma área para guarda-sóis e nadadores salvadores durante a época balnear, esta praia oferece ainda uma ampla variedade de atividades aquáticas.

Dormir em Vilamoura »​
 


Praia da Rocha (Portimão)

Dona de uma beleza ímpar e, provavelmente, a praia mais famosa do país, oferece um extenso areal protegido pelas inúmeras rochas que lhe dão nome. É também uma das zonas balneares mais populares, pelo que está sempre bastante concorrida.

A Praia da Rocha é de acesso fácil, possui uma área de estacionamento com apoio de restaurantes e WCs, é vigiada durante o verão e disponibiliza um amplo passadiço que atravessa quase todo o areal, bem como uma área desportiva.

Dormir em Portimão »​


Veja também: As 9 melhores lojas para comprar biquinis online

 

para desportistas

 

Praia do Amado (Sagres)

melhores praias do Algarve - Praia do Amado

Esta é considerada uma das principais praias para a prática do surf em Portugal, tendo sido inúmeras vezes palco de competições internacionais desta modalidade e de bodyboard. Rodeada de dunas e montes, com piscinas naturais nas rochas (na maré baixa) e belas pedras coloridas, esta é também uma praia bastante apelativa; no entanto, é necessário algum cuidado, uma vez que a temperatura da água é inferior e as correntes mais fortes do que nas outras praias.

Além de estacionamento gratuito, acesso fácil, restaurantes, chuveiros, WC e vigilância durante a época balnear, esta praia tem as suas próprias escolas de surf.

Dormir em Sagres »​
 


Praia do Martinhal (Sagres)

Com um areal extenso e águas límpidas e tentadoras, esta praia assegura alguma privacidade devido às suas escarpas rochosas. Outro fator de interesse para quem a visita é o facto de o horizonte estar repleto de pequenos ilhotes, recheados de grutas e furnas. A Praia do Martinhal é ideal para os praticantes de surf, bodyboard ou windsurf, bem como para aqueles que preferem ficar em terra e alinhar em jogos de voleibol ou futebol.

Para além de acessos fáceis e alcatroados, chuveiros e posto de primeiros socorros, a praia possui ainda um Water Sport Center, para quem quiser praticar as mais variadas atividades aquáticas.

Dormir em Sagres »​


Praia da Arrifana (Aljezur)

Formando uma espécie de baía envolvida por penhascos, esta praia não só é uma das menos batidas pela rebentação das ondas, como também uma das mais belas da Costa Vicentina; a sua beleza pitoresca é acentuada pela Pedra da Agulha, uma rocha vertical que se ergue do meio das águas no extremo sul da praia, e por um porto piscatório tradicional.

A Praia da Arrifana, com ondas consistentes durante todo o ano, é extremamente popular entre os praticantes de surf e bodyboard.
O acesso à praia, feito através de escadas/rampa em madeira, é relativamente simples; poderá ainda contar com WC, chuveiros, restaurante e vigilância durante o verão.

Dormir na Arrifana »​


Veja também: Essenciais de praia: a nossa check list
 

para apaixonados e solitários

 

Praia Vale de Figueiras (Carrapateira)

melhores praias do Algarve - Carrapateira

Dona de uma beleza etérea, esta magnífica extensão de areias douradas tem como fundo penhascos estratificados.
A Praia Vale de Figueiras é isolada e ainda pouco frequentada, ou seja: perfeita para os que desejam isolar-se do mundo.
Esta praia, apesar de um fácil acesso e vigilância durante o período balnear, não conta com outras infraestruturas de apoio.

Dormir na Carrapateira »​
 


Praia da Albandeira (Lagoa)

Com um areal imaculado escondido entre rochas ocres, esta pequena e bonita praia tem-se mantido fora do grande circuito comercial.
Sem grandes multidões, é a praia ideal para quem quer simplesmente relaxar.
Disponibiliza estacionamento, bar, WC e serviço de primeiros socorros.

Dormir na Lagoa »
 

Esperamos que, com a nossa lista, lhe seja mais fácil encontrar a sua praia de eleição no litoral algarvio. Se puder, sugerimos um tour por algumas das alternativas apresentadas: afinal, nem sempre nos apetecem as mesmas experiências... Boas férias!


Veja também: