Publicidade:

As 19 melhores praias do Algarve

Apresentamos-lhe as melhores praias do Algarve para desfrutar ao máximo, seja para férias familiares, desportivas, relaxantes ou a dois.

As 19 melhores praias do Algarve
De costa a costa, à procura da praia ideal para si

Com base no que a edição espanhola da conceituada ‘National Geographic Viagens’ sugeriu em 2017, foi-nos possível listar quais as melhores praias do Algarve. A revista dedicou 12 páginas ao Algarve e, agora, uma vez que o bom tempo vai chegar, fique a conhecer quais as praias que mais valem a pena para uma visita em 2018.

Se planeia visitar o Algarve quando o bom tempo assim o permitir, conheça um vasto leque de praias que deve explorar, além de conhecer algumas informações adicionais que poderão influenciar a sua visita.

Explore as 19 melhores praias do Algarve


1. Praia do Barril – Ilha de Tavira

praia do barrilFonte: Commons/Carlos Pinto

Visite a Praia do Barril, na Ilha de Tavira, nomeadamente se lhe fascina um ambiente típico e tradicional. Aqui encontrará as típicas casas pesqueiras, agora convertidas em cafés e restaurantes. Além da praia ser apetecível, aqui a histórica permanece viva, é o caso das âncoras da antiga frota de pesca colocados nos bancos de areia, que originaram o Cemitério das Âncoras.

2. Praia da Cacela Velha – Cacela Velha, Vila Real de Santo António

Era impossível a Praia da Cacela Velha ficar fora da lista das melhores praias do Algarve, ou não fosse a sua localização surpreendente. Esta praia situa-se no Parque Natural da Ria Formosa, sendo um perfeito local para quem gosta de observar espécies desaparecidas no resto da Península Ibérica, como algumas aquáticas e migratórias.

3. Praia de Albufeira – Albufeira

albufeiraFonte: Pixabay/realme

Se procura uma praia onde a animação esteja em alta, a Praia de Albufeira será, literalmente, a sua praia! Prolongue a sua visita à praia pela noite adentro, aqui não faltam restaurantes e bares onde celebrar.

4. Praia de Benagil – Benagil, Lagoa

A Praia do Benagil dispensa apresentações, pois o nome da praia é também nome da gruta na qual a praia se esconde – gruta esta que foi eleita das mais bonitas do mundo.

Se se decidir a visitar esta belíssima praia, sugerimos que percorra o Percurso dos 7 Vales Suspensos, de onde conseguirá capturar lindas fotografias deste Algar.

5. Praia do Carvoeiro – Lagoa

carvoeiroFonte: Pixabay/Eisenmenger

Segundo a publicação espanhola, esta vila piscatória que dá nome à praia atrai aqueles que mais procuram encontrar um local que conserve bem o caráter algarvio.

6. Praia Grande – Ferragudo, Lagoa

A Praia Grande, em Ferragudo, ganhou destaque também nesta lista das melhores praias do Algarve, ou não fosse fascinante o combinar das paisagens encantadoras com a imagem pitoresca das típicas casas brancas que se elevam sobre o estuário do rio Arade.

Deixe-se ainda inspirar com estas 8 fotos do Instagram para sonhar com umas férias no Algarve e explore o Algarve com um sorriso e uma câmara fotográfica recheada de fotografias criativas e originais.

7. Praia da Marinha – Caramujeira, Lagoa

praia da marinhaFonte: Pixabay/michelmondadori

A Praia da Marinha, com os seus recortes rochosos, é uma verdadeira beleza da natureza, o que faz com que seja uma das praias mais concorridas quando chega o Verão. Sugerimos novamente o Percurso dos 7 Vales Suspensos, que acabam com a chegada a esta praia.

8. Praia do Tonel – Sagres

Para amantes de surf e outras modalidades aquáticas, a edição espanhola da National Geographic Viagens recomendou esta praia, situada em Sagres.

Saiba o que visitar no Algarve e aproveite ao máximo, não só as praias, mas tudo o que o Algarve tem para oferecer.

9. Praia de Odeceixe, Odeceixe

odeceixeFonte: Commons/Kyle Taylor

A praia de Odeceixe, considerada como uma das sete melhores praias em Portugal, em 2012, está ladeada por imponentes falésias, com o mar de um lado e a ribeira do outro, esta língua de areia é verdadeiramente espetacular. Uma das razões para ser considerada perfeita para famílias é o facto de as crianças mais novas poderem desfrutar da calma da ribeira, enquanto os mais crescidos se divertem no mar.

Nesta praia pode ainda usufruir de um parque de estacionamento, instalações sanitárias e várias opções de restauração.

10. Praia do Ancão, Loulé

Considerada uma das melhores praias do Algarve, é habitualmente resguardada da multidão que invade o sul de Portugal durante o período de férias. A praia do Ancão é bastante popular entre famílias que procuram a proteção de um espaço rodeado de dunas, mares calmos e a vigilância de nadadores salvadores. Dispõe ainda de estacionamento, toldos, espreguiçadeiras e barcos para alugar.

11. Meia Praia, Lagos

Esta é uma praia bastante divertida e social, que se enche de famílias e viajantes durante o verão. Apesar de concorrida, a sua grande extensão de areal assegura que tenha sempre espaço para colocar o guarda-sol e estender a toalha.

Além de bons acessos, na Meia Praia pode ainda usufruir de vários bares e restaurantes, parque de estacionamento e supervisão durante a época estival.

12. Praia do Vau, Portimão

Esta bela praia caracteriza-se pelo agradável areal e pelas suaves arribas ocres e rubras que o ladeiam. É uma das praias preferidas pelas famílias, devido à sua tranquilidade, às propriedades medicinais atribuídas às argilas que se desprendem das suas falésias e às suas formações rochosas, com inúmeros recantos e reentrâncias.

Aqui poderá usufruir de estacionamento, WC, restaurantes e um posto de saúde, aberto durante o verão.

13. Praia da Falésia, Vilamoura

Esta praia venceu o prémio Travellers’ Choice 2017, tendo sido considerada a melhor praia de Portugal. Com o seu extenso areal dourado, enquadrado por dramáticas arribas em tons avermelhados e zonas verdes de pinheiro-manso, é perfeita para longos passeios com vistas fantásticas.

Além de bons acessos, estacionamento, uma área para guarda-sóis e nadadores salvadores durante a época balnear, esta praia oferece ainda uma ampla variedade de atividades aquáticas.

14. Praia da Rocha, Portimão

Dona de uma beleza ímpar e, provavelmente, a mais famosa do país, a praia da Rocha oferece um extenso areal protegido pelas inúmeras rochas que lhe dão nome. É também uma das zonas balneares mais populares, pelo que está sempre bastante concorrida.

A praia da Rocha é de acesso fácil, possui uma área de estacionamento com apoio de restaurantes e WCs, é vigiada durante o verão e disponibiliza um amplo passadiço que atravessa quase todo o areal, bem como uma área desportiva.

Veja também: As 9 melhores lojas para comprar biquinis online

15. Praia do Amado, Sagres

carrapateiraFonte: Pixabay/pswvf

Esta é considerada uma das principais praias para a prática do surf em Portugal, tendo sido inúmeras vezes palco de competições internacionais desta modalidade e de bodyboard.

Rodeada de dunas e montes, com piscinas naturais nas rochas, durante a maré baixa, e belas pedras coloridas, esta é também uma praia bastante apelativa; no entanto, é necessário algum cuidado, uma vez que a temperatura da água é mais baixa quando comparando com outras praias do Algarve e as correntes mais fortes.

Além de estacionamento gratuito, acesso fácil, restaurantes, chuveiros, WC e vigilância durante a época balnear, esta praia tem as suas próprias escolas de surf.

16. Praia Vale de Figueiras, Carrapateira

Dona de uma beleza etérea, esta magnífica extensão de areias douradas tem como fundo penhascos estratificados.

A Praia Vale de Figueiras é isolada e ainda pouco frequentada, ou seja: perfeita para os que desejam isolar-se do mundo. Esta praia, apesar de um fácil acesso e vigilância durante o período balnear, não conta com outras infraestruturas de apoio.

17. Praia do Martinhal, Sagres

Com um areal extenso e águas límpidas e tentadoras, esta praia assegura alguma privacidade devido às suas escarpas rochosas. Outro fator de interesse para quem a visita é o facto de o horizonte estar repleto de pequenos ilhotes, recheados de grutas e furnas.

A praia do Martinhal é ideal para os praticantes de surf, bodyboard ou windsurf, bem como para aqueles que preferem ficar em terra e alinhar em jogos de voleibol ou futebol.

Para além de acessos fáceis e alcatroados, chuveiros e posto de primeiros socorros, a praia possui ainda um Water Sport Center, para quem quiser praticar as mais variadas atividades aquáticas.

18. Praia da Arrifana, Aljezur

Formando uma espécie de baía envolvida por penhascos, esta praia não só é uma das menos batidas pela rebentação das ondas, como também uma das mais belas da Costa Vicentina; a sua beleza pitoresca é acentuada pela Pedra da Agulha, uma rocha vertical que se ergue do meio das águas no extremo sul da praia, e por um porto piscatório tradicional.

A praia da Arrifana, com ondas consistentes durante todo o ano, é extremamente popular entre os praticantes de surf e bodyboard. O acesso à praia, feito através de escadas e de uma rampa em madeira, é relativamente simples. Poderá ainda contar com WC, chuveiros, restaurante e vigilância durante o verão.

19. Praia da Albandeira, Lagoa

Com um areal imaculado escondido entre rochas ocres, esta pequena e bonita praia tem-se mantido fora do grande circuito comercial. Sem grandes multidões, é a praia ideal para quem quer simplesmente relaxar. Disponibiliza estacionamento, bar, WC e serviço de primeiros socorros.

Esperamos que, com a nossa lista, seja mais fácil encontrar a praia de eleição no litoral algarvio. Num mundo perfeito, o ideal seria fazer um tour por toda a costa, podendo, assim, conhecer as melhores praias do Algarve que lhe indicamos.

Veja também: