Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
23 Mai, 2019 - 12:36
Desvendamos o segredo das 15 melhores praias secretas do Algarve

Desvendamos o segredo das 15 melhores praias secretas do Algarve

Mónica Carvalho

Farto de dividir a sua praia com meio mundo? Então descubra o areal dos seus sonhos nestas 15 praias secretas do Algarve.

O artigo continua após o anúncio

O Algarve pode ser a região do país que recebe mais visitantes todos os anos, mas apesar das multidões que se espraiam entre junho e setembro nos diversos areais entre o Cabo Carvoeiro e o Rio Guadiana, a verdade é que há muitos segredos para conhecer em terras algarvias. Vamos, então, apresentar-lhe as melhores praias secretas do Algarve.

Partilhe esta informação de forma muito regrada ou as sonhadas praias desertas em breve estarão lotadas como as restantes. E nós só queremos que tenha umas férias descansadas.

As mais fantásticas praias secretas do Algarve

Praia do Carvalho, Lagoa

Praia do Carvalho

A dois passos do Carvoeiro encontrará um dos segredos mais bem guardados do Algarve. Para aceder à Praia do Carvalho terá de percorrer um caminho de terra batida junto à ravina, para, depois de estacionar, descer por uma escada e atravessar dois túneis escavados nas rochas, para chegar a este delicioso areal escondido entre as falésias e com um mar azul de perder de vista.

Praia do Barranco, Vila do Bispo

Absolutamente deslumbrante, esta é uma das praias secretas do Algarve que não pode perder. A dois passos de Porches, a Praia do Barranco é um pequeno paraíso. A melhor forma de aceder será de barco, ou então, numa caminhada por carreiros desde a Praia da Albandeira. Seja qual for o caminho que tome, garantimos que não se vai desiludir!

Praia da Ponta de João de Arens, Portimão

Talvez não haja praia algarvia que lhe permita uma sensação maior de privacidade e exclusividade do que esta praia, o que não deixa de ser estranho, tendo em conta que se encontra entre as movimentadas Praia da Rocha e Praia do Vau.

O caminho é difícil, sendo o barco a forma mais rápida e segura de lá chegar. A praia é pequena, cercada por falésias com arribas bem altas, num cenário natural deslumbrante, que ajudam a tornar a Ponta de João de Arens numa das melhores praias secretas do Algarve.

Praia do Barranquinho, Lagoa

Praia do Barranquinho

Ao lado da praia do Barranco fica o Barranquinho, uma pequena praia em que o acesso só pode ser feito por mar, a pé ou por jipe, pois não há nenhuma estrada que ligue a praia do Barranquinho ao resto do mundo.

Se resolver chegar lá caminhando, então aconselhamos que parta da praia da Marinha, pois no caminho entre as duas praias encontrará paisagens de sonho e a caminhada será compensada pela visão da praia do Barranquinho, um pedaço de paraíso à beira-mar plantado.

O artigo continua após o anúncio

Praia Grande, Santa Maria, Lagos

Nas proximidades de Lagos encontra-se uma das mais bonitas praias secretas do Algarve. Para lá chegar tem de tomar a estrada que segue para a Ponta da Piedade, virando à esquerda no último caminho. Depois pode descer até à praia por trilhos que foram criados pela passagem dos veraneantes. O caminho é longo e duro, mas vale bem a pena!

Praia dos Salgados, Albufeira

Depois de atravessar a famosa e luxuosa Herdade dos Salgados, irá deparar-se com uma rota de dunas douradas que compõe o cenário desta praia. Depois das dunas, encontra a Lagoa dos Salgados, onde é possível observar várias aves migratórias protegidas, como a garça vermelha ou o pernilongo.

Praia da Culatra, Ria Formosa

Para chegar a esta praia só mesmo indo de barco, mas é uma viagem e um esforço que vale a pena, pois encontrará um vislumbre de um Algarve mais calmo e recatado. Poderá ver os pescadores atarefados, enquanto desembaraçam as redes e trazem peixe fresco para a ilha.

A praia, por sua vez, mais parece um areal quase deserto com águas quentinhas e calmas. Além disso, pode observar a flora das dunas e as espécies de aves que por ali passam, bem como usufruir de piscinas naturais arenosas.

Praia da Arrifana, Aljezur

Praia da Arrifana

A bandeira azul, os 500 metros de areal, as ondas perfeitas para o surf, tudo contribui para que a Arrifana seja cada vez menos um segredo, contudo, e por comparação com as praias mais sonantes da região, a Arrifana continua a ser uma das melhores praias secretas do Algarve.

Praia Verde, Castro Marim

É uma das praias que mais bem representa o cenário algarvio e está localizada entre as praias da Alagoa e do Cabeço, enquanto se encontra abrigada por um pinhal, algo que confere um tom esverdeado à paisagem.

Como o areal é bastante extenso, não terá nenhum problema em encontrar o local perfeito para estender a sua toalha e relaxar durante umas horas.

Praia do Camilo, Lagos

Para chegar a esta praia, deverá seguir em direção à Ponta da Piedade, subir uma escadaria de madeira, percorrer uma zona de mato com plantas típicas do barrocal algarvio e só depois poderá deslumbrar-se com a beleza da Praia do Camilo.

O artigo continua após o anúncio

Após descer cerca de 200 degraus – algo que poderá ser mais complicado na hora do regresso a casa, encontrará o areal protegido pelas falésias recortadas e água bem tranquila.

Praia da Ponta de João d’Arens, Portimão

É uma praia pequena, localizada entre Portimão e o Alvor e é mais um daqueles exemplos de praias de difícil acesso. Deve descer um penhasco para lá chegar ou, em altura de maré baixa, através da Praia do Barranco das Canas. E sim, mais uma vez, o esforço vale a pena a recompensa: pela cor e temperatura da água, pelo delicado areal, pela possibilidade de usufruir de grande privacidade.

Praia da Amoreira, Aljezur

Praia da Amoreira

Esta é uma das praias mais bonitas do Algarve e deve a sua formação à foz da ribeira de Aljezur.

Possui um vasto areal, pelo que é ideal para visitar com grandes grupos de amigos ou com a família, pois há espaço para todos e para tudo – nomeadamente as brincadeiras mais típicas de criança.

Praia das Fontainhas, Lagoa

Na lista das melhores praias secretas do Algarve não poderia faltar a tranquila Praia das Fontainhas.

É conhecida pelo areal dourado e pelas águas límpidas, o que resulta num cenário de verdadeiro encanto e de uma tranquilidade que nem sempre é possível de encontrar na época alta nesta zona do país.

Praia da Barrinha, Faro

Quase como que se estivesse escondida num dos limites da Península de Ancão e apenas acedida de barco desde o cais de Faro ou a pé através do longo passadiço de madeira da Avenida Nascente da Praia de Faro, a Praia da Barrinha é um do tesouros secretos do Algarve que merecem a sua vizinha.

Praia do Ninho de Andorinha, Albufeira

Os mais aventureiros vão gostar da Praia do Ninho de Andorinha. Poderá lá chegar após percorrer as trilhas que se iniciam nas praias de São Rafael e da Coelha ou através de barco – são as formas mais imediatas ainda que a primeira opção exija algum esforço físico.

O artigo continua após o anúncio

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp