Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
23 Jul, 2020 - 10:27

20 melhores praias do Algarve para fugir às multidões

Teresa Campos

A pandemia de COVID-19 impede ajuntamentos. Então, descubra o areal certo nas 20 melhores praias do Algarve e evite grandes multidões.

Vista das melhores praias do Algarve

Todos os verões, o Algarve fica cheio de turistas nacionais e internacionais que enchem os mais diversos areais, do Cabo Carvoeiro ao Rio Guadiana. Contudo, este ano, a pandemia de COVID-19 promete alterar drasticamente a paisagem algarvia. Por isso, mais do que nunca, é preciso que os portugueses rumem a sul e nada melhor do que ficar a saber onde ficam as melhores praias do Algarve.

Areais amplos, extensos e recatados, onde reina a privacidade e onde não precisa temer multidões ou ajuntamentos. Se já só pensa nas férias, tome nota das melhores praias secretas do Algarve e sua lotação e tenha boas férias!

20 melhores praias do Algarve para férias em segurança

vista sobre praia deserta

Praia do Carvalho, Lagoa

A dois passos do Carvoeiro, encontrará um dos segredos mais bem guardados do Algarve. Para aceder à Praia do Carvalho, tem de percorrer um caminho de terra batida junto à ravina para, depois de estacionar, descer por uma escada e atravessar dois túneis escavados nas rochas até finalmente chegar a este delicioso areal escondido entre as falésias e com um mar azul a perder de vista.

Praia do Barranco, Vila do Bispo

Absolutamente deslumbrante, esta é mesmo uma das melhores praias do Algarve. A dois passos de Porches, a Praia do Barranco é um pequeno paraíso.

A melhor forma de aceder é de barco, ou então, através de uma caminhada por carreiros desde a Praia da Albandeira. Seja qual for o caminho que tome, garantimos que não se vai desiludir!

Praia da Ponta de João de Arens, Portimão

Talvez não haja praia algarvia que lhe permita uma sensação maior de privacidade e de exclusividade do que esta praia, o que não deixa de ser estranho, tendo em conta que se encontra entre as movimentadas Praia da Rocha e Praia do Vau.

O caminho é difícil, sendo o barco a forma mais rápida e segura de lá chegar. A praia é pequena, cercada por falésias com arribas bem altas, num cenário natural deslumbrante, que ajuda a tornar a Ponta de João de Arens numa das melhores praias do Algarve.

Praia do Barranquinho, Lagoa

Ao lado da praia do Barranco fica o Barranquinho, uma pequena praia em que o acesso só pode ser feito por mar, a pé ou por jipe, pois não há nenhuma estrada que ligue a praia do Barranquinho ao resto do mundo.

Se for a caminhar, então aconselhamos que parta da praia da Marinha, pois no caminho entre as duas praias encontrará paisagens de sonho e o esforço do percurso será compensado pela visão da praia do Barranquinho, um pedaço de paraíso à beira-mar plantado.

Praia Grande, Santa Maria, Lagos

Nas proximidades de Lagos, encontra-se decididamente uma das melhores praias do Algarve. Para lá chegar, tem de seguir a estrada que vai para a Ponta da Piedade, virando à esquerda no último caminho.

Depois pode descer até à praia por trilhos que foram criados pela própria passagem dos veraneantes. O caminho é longo e duro, mas vale bem a pena!

vista sobre praia com rochedos

Praia dos Salgados, Albufeira

Depois de atravessar a famosa e luxuosa Herdade dos Salgados, irá deparar-se com uma rota de dunas douradas que compõe o cenário desta praia. Após as dunas, encontra a Lagoa dos Salgados, onde é possível observar várias aves migratórias protegidas, como a garça vermelha ou o pernilongo.

Lotação máxima: 1900 pessoas

Praia da Culatra, Ria Formosa

Para chegar a esta praia só mesmo indo de barco, mas é uma viagem que vale a pena, pois encontrará um vislumbre de um Algarve mais calmo e recatado. Poderá ver os pescadores atarefados, enquanto desembaraçam as redes e trazem peixe fresco para a ilha.

A praia, por sua vez, mais parece um areal quase deserto com águas quentinhas e calmas. Além disso, pode observar a flora das dunas e as espécies de aves que por ali passam, bem como usufruir de piscinas naturais arenosas.

Lotação máxima: 4000 pessoas

Praia da Arrifana, Aljezur

A bandeira azul, os 500 metros de areal, as ondas perfeitas para o surf, tudo contribui para que a Arrifana seja cada vez menos um segredo. Contudo, e por comparação com as praias mais sonantes da região, a Arrifana continua a ser uma das melhores praias do Algarve. Talvez mesmo a melhor.

Lotação máxima: 200 pessoas

Praia Verde, Castro Marim

É uma das praias que mais bem representa o cenário algarvio e está localizada entre as praias da Alagoa e do Cabeço, encontrando-se abrigada por um pinhal, algo que confere um tom esverdeado à paisagem.

Como o areal é bastante extenso, não falta espaço para estender a toalha e relaxar durante umas horas.

Lotação máxima: 3600 pessoas

vista sobre praia com sol ao fundo

Praia do Camilo, Lagos

Para chegar a esta praia, deve seguir em direção à Ponta da Piedade, subir uma escadaria de madeira, percorrer uma zona de mato com plantas típicas do barrocal algarvio e, depois, deslumbrar-se com a beleza da Praia do Camilo.

Após descer cerca de 200 degraus – algo que poderá ser mais complicado na hora do regresso a casa -, encontrará o areal protegido pelas falésias recortadas e águas bem tranquilas de uma das melhores praias do Algarve.

Lotação máxima: 40 pessoas

Praias do Algarve com lotação definida
Veja também Algarve: saiba a lotação de cada uma das praias por concelho

Praia da Ponta de João d’Arens, Portimão

Este é um areal pequeno, localizado entre Portimão e o Alvor, e é mais um exemplo de uma praia de difícil acesso. Para lá chegar, deve descer um penhasco ou, em altura de maré baixa, seguir pela Praia do Barranco das Canas.

E sim, mais uma vez, o esforço vale a pena pela cor e temperatura da água, pelo delicado areal e pela possibilidade de usufruir de muita privacidade.

Praia da Amoreira, Aljezur

Esta é uma das praias mais bonitas do Algarve e deve a sua formação à foz da ribeira de Aljezur.

Possui um vasto areal, pelo que é ideal para visitar este ano, pois aqui há espaço para todos, cumprindo sempre o distanciamento físico.

Lotação máxima: 700 a 800 pessoas

Praia das Fontainhas, Lagoa

Na lista das melhores praias do Algarve, não podia faltar a tranquila Praia das Fontainhas.

É conhecida pelo seu areal dourado e águas límpidas, o que resulta num cenário de verdadeiro encanto e numa tranquilidade tão desejadas em época de férias.

Praia da Barrinha, Faro

Quase como que se estivesse escondida num dos limites da Península de Ancão e apenas acessível de barco, desde o cais de Faro, ou a pé através do longo passadiço de madeira da Avenida Nascente da Praia de Faro, a Praia da Barrinha é um do tesouros secretos do Algarve que merece a sua visita.

Praia do Ninho de Andorinha, Albufeira

Os mais aventureiros vão gostar da Praia do Ninho de Andorinha. Pode chegar lá após percorrer os trilhos que se iniciam nas praias de São Rafael e da Coelha ou através de barco. Decididamente uma das melhores praias do Algarve.

vista sobre praia com rochedos

Praia da Coelha, Sesmarias, Albufeira

O acesso a esta praia é feito a pé, através de campos agrícolas, onde pode observar várias oliveiras e alfarrobeiras. Há ainda zonas de mato ricas em zimbo, carrasco, aroeira e palmeira-anã.

Situado entre as praias da Guia e da Galé, fica este agradável areal, com arribas douradas que protegem os visitantes do vento. Há ainda galerias e grutas para visitar. Um local idílico e tranquilo para uns dias de férias calmos e sossegados.

Lotação máxima: 250 a 300 pessoas

Praia da Ilha Deserta ou da Ilha da Barreta, Faro

Este é um areal super reservado, com mais de 10 kms de extensão, areias brancas e águas tranquilas que convidam a um mergulho. Com Bandeira Azul e vigilância, esta é ainda uma das nove praias naturistas oficiais existentes no nosso país.

Lotação máxima: 3300 pessoas

Praia do Homem Nu, Faro

Embora seja uma praia muito frequentada por naturistas, o seu nome remete para a história de um naufrágio, em que o único sobrevivente foi um homem que deu à costa nu.

Fica no extremo ocidente da Ilha de Tavira, entre a Praia do Barril e a barra da Fuzeta, e trata-se de um areal deserto e selvagem, uma das melhores praias do Algarve e que oferece todo o recato e privacidade.

Praia de Benagil, Lagoa

Muito conhecida pela gruta do Algar de Benagil, esta praia fica abrigada do vento por uma falésia e é um dos paraísos mais bem guardados do Algarve. Ela fica num vale inclinado, perto de uma aldeia piscatória.

Desde há uns anos que o areal ficou mais extenso. Para aceder à famosa gruta, pode alugar uma canoa ou um barco, para beneficiar deste passeio.

Lotação máxima: 50 a 100 pessoas

Praia de São Rafael, Albufeira

A 5 minutos de Albufeira, fica esta praia tranquila, com arribas, e águas cristalinas. Muito sossegada, as suas rochas conferem-lhe privacidade e recato. Com Bandeira Azul e sossegada, esta “Praia de Ouro” oferece descanso, qualidade ambiental e a proteção da biodiversidade marinha.

Lotação máxima: 500 a 700 pessoas

COVID-19 E PRAIAS: REGRAS GERAIS PARA A ÉPOCA BALNEAR DE 2020

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, há novas regras de acesso e uso dos areais nacionais, definidas pelas entidades competentes. Eis as principais normas que deve cumprir na próxima ida à praia:

  • Distanciamento físico de 1,5 metros entre utentes;
  • Distanciamento de 3 metros entre guarda-sóis;
  • Interditas atividades desportivas com duas ou mais pessoas no areal;
  • Máximo de 5 pessoas por toldo ou barraca;
  • Interdito o uso de gaivotas ou escorregas;
  • Higienização das mãos ao chegar à praia.
Veja também