ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Márcio Matos
Márcio Matos
21 Jul, 2021 - 15:48

Carvoeiro: descanso em família no Algarve que deslumbra

Márcio Matos

O Carvoeiro tem praias de sonho, paisagens deslumbrantes, grutas e boa gastronomia à distância de uma reserva. Uma escapadinha em beleza.

Gruta de Benagil no Carvoeiro

O Carvoeiro é um daqueles lugares no Algarve ao qual é praticamente impossível ficar indiferente. A beleza natural, as praias suaves, as águas amenas e tépidas, ajudam a criar uma atmosfera única para umas férias, ou uma escapadinha, em beleza. Por isso, se durante as férias de verão não é grande adepto do bulício algarvio, mas quer rumar a sul, este é um destino a considerar.

O nome da aldeia que se transformou vila deriva de “Caboiere”. Este é um nome antigo que durante o período árabe-medieval foi destinado a uma aldeia de pescadores – isto, segundo algumas fontes históricas. Fique a conhecer melhor a bela localidade algarvia do Carvoeiro.

Carvoeiro: riquezas naturais a não perder

Existem muitos espaços que suscitam a curiosidade de quem visita o Carvoeiro. O Passadiço de Carvoeiro é fantástico para quem gosta de caminhar e contemplar a natureza no seu esplendor.

Além de poder usufruir da paisagem, pode por exemplo aceder a diferentes grutas que estão presentes na área. As formações rochosas do Algar Seco são um belo exemplo de como o passadiço o leva a conhecer o melhor desta vila.

A pequena gruta, conhecida como “A Boneca”, representa uma daquelas experiências que guardará na memória por muitos anos. A Gruta do Benagil, junto à Praia do Benagil, é outra gruta muito visitada e que, certamente, o deixará absolutamente encantado.

Alfanzina e o farol

Fazer uma visita ao Farol da Alfanzina é uma das experiências que é frequentemente recomendada pelos locais a todos os turistas que fazem questões sobre o Carvoeiro. Foi construído em 1920 e está localizado na Praia do Carvoeiro, num promontório rochoso no lugar de Alfanzina.

A realização de uma excursão de barco é outra experiência que é muito recomendada.

Esta vila reúne todas as condições para atividades aquáticas, sendo uma região onde há muitas pessoas a praticarem canoagem, kitesurf, Stand Up Paddle, vela, windsurf… Mas para quem prefere outro tipo de desportos, há sempre ciclismo, ténis ou golfe.

Praias

As praias do Carvoeiro revelam-se um dos mais relevantes motivos que levam muitos turistas a visitar a localidade. A Praia Carvoeiro é uma maravilha sem igual, sendo mesmo a principal praia de todo o concelho de Lagoa.

Sendo uma praia de pescadores, ela tornou-se num centro turístico verdadeiramente cosmopolita. Dispõe de uma pequena baía de águas transparentes, o que a torna bastante abrigada. No local, podem alugar-se barcos para visitar as grutas e as praias isoladas.

Mas, a apenas 5 minutos de distância, num percurso feito a pé, pode encontrar a Praia do Paraíso que, tal como o seu nome indica, também tem o seu encanto. A Praia de Vale Covo, perto do Tivoli Carvoeiro, é outra maravilha que deslumbra os turistas.

A Praia do Vale de Centeanes, de bandeira azul e água quente, ou a Praia de Carvalho, que normalmente está lotada ao longo do verão, são também atrações a descobrir.

Praia do Carvoeiro no Algarve

Onde comer

No Algarve é muito fácil comer bem. O Carvoeiro não foge a esta tendência e há vários restaurantes na região que prometem um repasto à altura da celebrada gastronomia regional.

O Oásis, a Casa Algarvia, o Sky Bar Carvoeiro, o Onze Restaurant ou o Restaurante Hexagone são algumas das alternativas para ser bem servido.

Onde dormir

Como é óbvio, dormir no Algarve é algo que não oferece grande dificuldade. A oferta é imensa e pode encontrar de tudo e para todas as bolsas. No Carvoeiro também pode encontrar diferentes oportunidades. Fique com as nossas sugestões.

  • Uma das melhores opções é, naturalmente, o Tivoli Carvoeiro. Este hotel de 5 estrelas tem todos os luxos que adorará. Por exemplo, conforto em quartos que são espaçosos e impecáveis, piscinas (interior e exterior), restaurante bar e muito mais.
  • O Monte Santo Resort, Suites Alba Resort & Spa, Vale D’Oliveiras Quinta Resort And Spa, Aguahotels Vale Da Lapa e Vale de Milho Village são outras opções de excelência (5 estrelas).
  • Numa gama mais baixa, há ótimos hotéis de 4 estrelas: Aldeia Azul Resort; Lagos Atlantic Hotel; Lagos Avenida Hotel; Hotel Marina Rio; Casa Bela Moura, Boutique Hotel & Wine.
  • Existem também outras opções válidas como apartamentos, podendo alugar quartos ou mesmo apartamentos inteiros, que são bem mais baratos e também possuem as magníficas vistas para o mar.
Veja também