Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
23 Out, 2019 - 16:37

Carvoeiro: descanso em família no Algarve de todo o ano

Márcio Matos

O Carvoeiro tem praias de sonho, paisagens deslumbrantes, grutas e boa gastronomia à distância de uma reserva. Uma escapadinha em beleza.

Vila do carvoeiro no Algarve

O Carvoeiro é (desde 2001) uma vila portuguesa, pertencente ao concelho de Lagoa, que integra o distrito de Faro. Por isso, já podemos adivinhar que aqui há uma riqueza natural fantástica, com belas praias, falésias, águas quentes, paisagens deslumbrantes.

Se durante as férias de verão não é grande adepto do bulício algarvio, uma escapadinha de fim de semana pode muito bem ter como destino esta fantástica vila.

O nome da aldeia que se transformou vila deriva de “Caboiere”. Este é um nome antigo que durante o período árabe-medieval foi destinado a uma aldeia de pescadores – isto, segundo algumas fontes históricas. Fique a conhecer melhor a bela localidade algarvia do Carvoeiro.

Carvoeiro: riquezas naturais a não perder

Gruta de Benagil

O que ver

Existem muitos espaços que suscitam a curiosidade de quem visita o Carvoeiro. O Passadiço de Carvoeiro é fantástico para quem gosta de caminhar e contemplar a natureza no seu esplendor.

Além de poder usufruir da paisagem, pode por exemplo aceder a diferentes grutas que estão presentes na área. As formações rochosas do Algar Seco são um belo exemplo de como o passadiço o leva a conhecer o melhor desta vila.

A pequena gruta, conhecida como “A Boneca”, representa uma daquelas experiências que guardará na memória por muitos anos. A Gruta do Benagil, junto à Praia do Benagil, é outra gruta muito visitada e que, certamente, o deixará absolutamente encantado.

O que fazer

Fazer uma visita ao Farol da Alfanzina é uma das experiências que é frequentemente recomendada pelos locais a todos os turistas que fazem questões sobre o Carvoeiro. Foi construído em 1920 e está localizado na Praia do Carvoeiro, num promontório rochoso no lugar de Alfanzina.

A realização de uma excursão de barco é outra experiência que é muito recomendada.

Esta vila reúne todas as condições para atividades aquáticas, sendo uma região onde há muitas pessoas a praticarem canoagem, kitesurf, Stand Up Paddle, vela, windsurf… Mas para quem prefere outro tipo de desportos, há sempre ciclismo, ténis ou golfe.

Vista da Fuseta no Algarve
Não perca Da Fuseta a Cacela Velha: um Algarve quase desconhecido

Praias

As praias do Carvoeiro revelam-se um dos mais relevantes motivos que levam muitos turistas a visitar a localidade. A Praia Carvoeiro é uma maravilha sem igual, sendo mesmo a principal praia de todo o concelho de Lagoa.

Sendo uma praia de pescadores, ela tornou-se num centro turístico verdadeiramente cosmopolita. Dispõe de uma pequena baía de águas transparentes, o que a torna bastante abrigada. No local, podem alugar-se barcos para visitar as grutas e as praias isoladas.

Mas, a apenas 5 minutos de distância, num percurso feito a pé, pode encontrar a Praia do Paraíso que, tal como o seu nome indica, também tem o seu encanto. A Praia de Vale Covo, perto do Tivoli Carvoeiro, é outra maravilha que deslumbra os turistas.

A Praia do Vale de Centeanes, de bandeira azul e água quente, ou a Praia de Carvalho, que normalmente está lotada ao longo do verão, são também atrações a descobrir.

Onde comer

No Algarve é muito fácil comer bem. O Carvoeiro não foge a esta tendência e há vários restaurantes na região que prometem um repasto à altura da celebrada gastronomia regional.

O Oásis, a Casa Algarvia, o Sky Bar Carvoeiro, o Onze Restaurant ou o Restaurante Hexagone são algumas das alterativas para ser bem servido.

Onde dormir

Como é óbvio, dormir no Algarve é algo que não oferece grande dificuldade. A oferta é imensa e pode encontrar de tudo e para todas as bolsas. No Carvoeiro também pode encontrar diferentes oportunidades. Fique com as nossas sugestões.

  • Uma das melhores opções é, naturalmente, o Tivoli Carvoeiro. Este hotel de 5 estrelas tem todos os luxos que adorará. Por exemplo, conforto em quartos que são espaçosos e impecáveis, piscinas (interior e exterior), restaurante bar e muito mais.
  • O Monte Santo Resort, Suites Alba Resort & Spa, Vale D’Oliveiras Quinta Resort And Spa, Aguahotels Vale Da Lapa e Vale de Milho Village são outras opções de excelência (5 estrelas).
  • Numa gama mais baixa, há ótimos hotéis de 4 estrelas: Aldeia Azul Resort; Lagos Atlantic Hotel; Lagos Avenida Hotel; Hotel Marina Rio; Casa Bela Moura, Boutique Hotel & Wine.
  • Existem também outras opções válidas como apartamentos, podendo alugar quartos ou mesmo apartamentos inteiros, que são bem mais baratos e também possuem as magníficas vistas para o mar.
Veja também