AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

As 3 melhores profissões para quem gosta de trabalhar sozinho

Nem todos os profissionais têm perfil para trabalhar rodeados de pessoas. Conheça algumas profissões indicadas para quem gosta de trabalhar sozinho.

As 3 melhores profissões para quem gosta de trabalhar sozinho
Se prefere trabalhar sozinho este texto é para si.

“Prefere trabalhar sozinho ou em equipa?”

A pergunta é uma constante em todos os processos de recrutamento. Mas, ainda que pelo menos grande parte dos anúncios de emprego procure profissionais que saibam e gostem de trabalhar em equipa, a verdade é que algumas pessoas são mais produtivas quando trabalham sozinhas. Se é o seu caso, conheça algumas profissões ideias para quem prefere trabalhar sozinho.
 

3 Profissões indicadas para quem prefere trabalhar sozinho

Olhando para os anúncios de emprego, percebe-se que a capacidade de interagir, trabalhar com outras pessoas e fazer parte de uma equipa de trabalho parece ser uma das características mais procuradas pelas empresas e recrutadores. Isso é porque é.

Mas a verdade é que nem todos os profissionais têm perfil para trabalhar em grupo. Aliás, certas pessoas trabalham melhor sozinhas. Falamos de pessoas, provavelmente, mais introvertidas para quem trabalhar próximo a outras pessoas acaba por funcionar como fator de distração ou de pessoas que não são apreciadoras de atividades em grupo e conversas paralelas enquanto trabalham e que, muito provavelmente, são mais produtivas e eficientes quando fazem o trabalho individualmente.

Se é o seu caso, saiba que não tem nenhum problema. São apenas características próprias da sua personalidade. E saiba que existem algumas carreiras que lhe podem interessar, precisamente, porque são boas opções para quem prefere trabalhar sozinho. Ora veja.
 

1. Auditor

É verdade. Se gosta de trabalhar sozinho talvez queira considerar uma carreira como auditor. Estes profissionais têm tanta uma quantidade "astronómica" de informação e dados para recolher e analisar, pelo que o melhor mesmo é trabalharem sozinhos.

 

2. Escritor

Os escritores trabalham sozinhos (pelo menos grande parte deles). Aliás, por norma preferem isolar-se para terem algum sossego para poderem escrever as suas histórias. Na grande maioria dos casos, uma equipa de trabalho e as distrações típicas desse ambiente não são propriamente os “melhores amigos” dos escritores. E a melhor parte é que podem trabalhar em qualquer parte, seja em  casa, num escritórios/gabinete privado ou até no seu café favorito, por exemplo.

Desde que tenham acesso a um computador ou a um bloco de notas, possilidades de escolha não faltam. E mais. Ainda têm a possibilidade de escolher de entre uma imensidão de temas ou tipos de escrita. Podemos falar de escritores de livros (romances, policiais, etc.) ou de textos e artigos especializados nas mais variadas áreas e sobre os mais variados temas.

 

3. Programadores

Podem até estar rodeados de pessoas, mas por norma trabalham apenas na companhia do seu computador. Os programadores desenvolvem programas e software para uma determinada empresa e acabam por ter tarefas designadas individualmente. O contacto com outras pessoas ou a partilha de trabalho está longe de ser essencial para estes profissionais.

 

Sozinho, mas nem sempre!

Uma nota importante. Nunca ninguém trabalha totalmente sozinho. Ocasionalmente (pelo menos) terá que trabalhar com outras pessoas. Chefias que poderão ter indicações ou orientações para si ou colegas que serão responsáveis pela parte anterior ou posterior do trabalho pelo qual está responsável. Mas na maior parte do tempo estará por sua conta.


Veja também: