Os 4 melhores Renault de sempre

A escolha dos melhores Renault de sempre pode ser subjetiva, mas confiamos nas nossas escolhas pelo impacto que tiveram no mundo automóvel
 

Os 4 melhores Renault de sempre
Conheça modelos que ficaram para a história

A Renault já existe desde 1899, e desde então tornou-se numa das maiores empresas do mercado, que tem posto alguns excelentes carros cá fora, incluindo o mais vendido em Portugal: o Clio. Os melhores Renault de sempre são carros que marcaram gerações, e que merecem alguma atenção, apesar de a marca ter dezenas de máquinas incríveis.
 

4 Renault que merecem atenção

 

1. Renault 4L

Renault 4L

O Renault 4L foi um dos grandes sucessos da marca, com milhões de modelos a terem sido vendidos nos 31 anos em que este esteve no mercado. Tornou-se extremamente popular por ser espaçoso, por ter um design atrativo, e por proporcionar ao condutor boas experiências de condução.

Este modelo era simples, mas ao mesmo tempo complexo, tudo a preço relativamente reduzido, numa altura em que o mercado prosperava. -  dificilmente poderia ter sido melhor para a marca.
 

2. Renault 5

Renault 5

Este supermini foi dos melhores Renault de sempre, em parte por incluir algumas características do Renault 4, em parte por ter sido um dos primeiros hatchback a ter imenso sucesso, tendo sido vendidas mais de 5 milhões de unidades. Os rivais da Renault apressaram-se a pôr no mercado modelos semelhantes que pudessem competir com este menino.

O Renault 5 esteve no mercado por 24 anos, o suficiente para o influenciar, por ser prático, inovador, e muito apetecido. Em 1973, quase foi considerado “Carro do Ano” na Europa, ficando apenas atrás do Audi 80.
 

3. Renault Clio

Renault Clio

Não íamos deixar o carro mais vendido em Portugal em 2015 fora da lista dos melhores Renault de sempre. Desde que foi lançado em 1990 que tem sido um enorme sucesso em toda a Europa, sendo que várias publicações consideram que este elevou a reputação da marca desde que foi lançado.

O Renault Clio é prático, económico, amigo do ambiente e tem-se tornado cada vez mais tecnológico. Foi um de muitos poucos carros que conseguiram ser considerados “Carro do Ano” na Europa mais do que uma vez, tendo o Clio sido em 1991 e 2006.
 

4.  Renault 16

Renault 16

Terminamos a lista dos melhores Renault de sempre com o  16, que foi “Carro do Ano” na Europa em 1966 – o primeiro Renault a ser dono do título. Este hatchback familiar de tração dianteira era espaçoso e confortável, o que fez com que fosse muito apetecido.

O Renault 16 teve também muito sucesso em termos de design por ser inovador, sendo que influenciou o aspeto de vários modelos mais modernos, tendo inicialmente, por vezes, sido apenas descrito como “diferente”. Além de espaçoso, era prático e flexível.


Veja também: