Minutas de cartas: 4 modelos para 4 ocasiões

Planeou uma festa e precisa de enviar o convite? Está à procura de novas oportunidades de emprego? Consulte estas minutas de cartas, uma para cada ocasião.

Minutas de cartas: 4 modelos para 4 ocasiões
A atenção ao detalhe é importante

Pode parecer que o email rápido e automático veio definitivamente substituir a carta ou o email mais cuidado, mas, na realidade, uma missiva bem redigida tem um papel importante, quer em relações profissionais, quer em questões pessoais. Consulte as nossas minutas de cartas para se inspirar.

Exploramos o mundo profissional, quer na procura de emprego, quer na rescisão de contrato. Um convite mais formal é sempre útil para um evento corporativo. Por fim, saiba como fazer uma reclamação da forma mais eficaz. Fique com as nossas sugestões.

Minutas de cartas: 4 exemplos

Cartas de apresentação e/ou motivação


Para este tipo de carta, tenha em atenção a diferença entre possíveis empregadores que pedem uma apresentação e outros que pedem uma missiva mais motivacional.

Numa carta de apresentação, é pretendido que se apresente, que fale dos seus pontos fortes, da carreira académica e profissional, de aspetos que o/a destaquem profissionalmente. Esta carta é, sobretudo, um complemento ao currículo e convém enviá-la sempre, mesmo que o anúncio de emprego não o peça.

Numa carta de motivação, como o nome indica, estamos a justificar a razão de o futuro empregador poder considerar o currículo em questão como um forte candidato.

Em ambos os casos, as cartas não devem ultrapassar as 500 palavras, devem ser simples e diretas, com um português cuidado e gramaticalmente correto. Seja claro/a no que toca à função da empresa a que se candidata e faça por personalizar a carta a cada oportunidade. Este detalhe é importante para destacar a sua carta das demais. Foque-se em pontos positivos e consulte várias minutas de cartas para inspiração.

Exemplo de carta de apresentação e/ou motivação

________, __ de __ de ____

Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos,

Apresento, deste modo, a minha candidatura à posição________, na empresa________.

Sou licenciado/a em________ pela________, [indique também outras habilitações relevantes].

Considero ser o/a candidato/a ideal para a posição apresentada ________.
Na vida profissional, primo pela responsabilidade, pontualidade e assiduidade. Valorizo o trabalho em equipa como ferramenta de trabalho, e a constante evolução e aprendizagem que o ambiente laboral pode permitir.

[relacione a sua carreira profissional com as mais valias que pode trazer a esta posição]

Estou disponível para qualquer através do email________ ou telemóvel________.

Obrigada pela atenção.

Cumprimentos,

[assinatura]

Carta de despedimento


Nas minutas de cartas de despedimento ou rescisão de contrato é importante ter em conta que é bom deixar um elemento positivo numa ocasião que pode ser potencialmente desagradável. Tente preservar a relação e os contactos laborais aquando da rescisão. Informe-se acerca da legislação em vigor para a rescisão de contrato, e tenha em atenção se é feita por acordo mútuo ou unilateral.

É importante estar a par da legislação para saber com quanta antecedência tem de enviar a sua carta. Uma conversa antes da entrega da carta é sempre recomendada para que a receção da mesma seja feita de forma positiva e cordial. É realmente importante manter o bom senso.

 

Exemplo de carta de despedimento

________, __ de __ de ____

Ex.mo.(a) Sr.(a) Dr.(a)________,

Pela presente carta venho comunicar a minha decisão de deixar a função de________ a meu cargo nesta empresa desde o dia __ de __ de ____.

Agradeço a oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal que me foi concedida, e manifesto a minha convicção de que os esforços levados a cabo quer por mim quer pelos meus colegas e superiores trouxeram a
todos benefícios de grande valor, traduzindo-se no crescimento da empresa.

Neste momento, pretendo fechar este ciclo de atividade profissional e é por essa razão que, sem qualquer reserva ou desagrado, apresento a minha demissão.

Levo a cabo esta decisão com o período de aviso prévio de __ dias, com início no dia __ de __ de ____.

Em sinal de acordo, solicito que duplique e devolva assinada a presente carta.

Atentamente e com os melhores cumprimentos,
[assinatura]

writing

Carta de reclamação


Uma carta deste tipo deve ser o mais minuciosa e personalizada possível. Quer esteja a apresentar uma reclamação de um produto ou de um serviço, é importante ser direto. Apresente as saudações iniciais, esclareça o tópico e vá diretamente ao problema.

Uma reclamação não é um assunto propriamente agradável, mas tente não cair numa linguagem muito forte e prime por manter a cordialidade. Frases simples e concisas, mas detalhadas o suficiente para explicarem o problema e exigirem solução. Se se puder fazer apoiar por legislação, pode ser uma mais valia. Minutas de cartas para uma reclamação devem ser altamente personalizadas.

 

Exemplo de carta de reclamação de demora na entrega de um produto

________, __ de __ de ____

Assunto a reclamar: Falha na entrega de produto encomendado

[Nome do estabelecimento]
[Morada ou website]

Ex.mo.(a) Sr.(a),

No passado dia__ de __ de ____, fiz uma compra no supracito estabelecimento de________ [especificar se presencialmente ou online e providenciar número da encomenda]. As condições apresentadas declararam a entrega da encomenda em __ dias úteis e tal não se verificou. Já passaram mais de __ dias.

Já me desloquei/contactei os vossos colaboradores em diversas ocasiões, sem consegui uma resposta satisfatória, quer relativamente ao estado da encomenda, quer relativamente ao espaço de tempo que terei de esperar.

O produto encomendado está pago e tenho necessidade do mesmo [justificar a necessidade, destacando que fez o pagamento no período de tempo pedido].

Visto ter cumprido com a minha parte, pelo que no prazo de 5 dias úteis me entreguem o produto ou então que me devolvam o dinheiro. Caso contrário ver-me-ei obrigado a contactar associações de apoio ao consumidor e/ou entidades legais.

Cumprimentos,
[assinatura]

Convite formal


Um convite formal tem de primar pela simpatia e cordialidade, combinadas com uma formalidade e formatação importantes. A linguagem deve ser, contudo, personalizada ao evento. Solicite a presença da pessoa cordialmente, reforçando que é necessária uma resposta.

Dê a conhecer os detalhes essenciais como morada, data, data de resposta ao convite, horários e códigos de vestuário. É recomendável que se utilize a terceira pessoa do singular na redação destes convites.

 

Exemplo de convite formal

________, __ de __ de ____

Assunto: Cocktail de receção aos colaboradores da________

Caro/a________,

Convida-se Vossa Excelência a participar no Cocktail formal de receção aos colaboradores da ________, a ser realizado no dia __, às ____ horas, no ____. Trata-se de um evento formal, à qual se pede a confirmação da sua presença até ao dia __ para o seguinte contacto: ________.

Atenciosamente,

[assinatura]
[cargo na empresa]

 

Veja também: