Mudar as velas do carro: quando o devo fazer?

Podemos pensar que mudar as velas do carro é apenas quando há algum problema, mas saiba que elas têm uma validade que deve cumprir. Esteja atento às velas.

Mudar as velas do carro: quando o devo fazer?
Saiba a periodicidade da troca das velas.

As velas estão em todo o lado, até no bolo de aniversário pelo menos uma vez no ano. No nosso carro também temos velas, mas não são de cera. Estas fazem parte das peças essenciais para o bom funcionamento do carro porque são as responsáveis pela ignição, isto é, criar a faísca para que seja possível a combustão no motor.
Assim é necessário que estejam sempre em bom estado, o que faz com que por vezes seja necessário mudar as velas do carro.
 

Razões para mudar as velas do carro

Há duas razões para mudar as velas do carro, uma prende-se com a validade ou com problemas técnicos.
 

1. Número de quilómetros

As velas do carro têm uma validade que pode consultar no manual do seu automóvel, normalmente indicada em quilómetros. Podem ser 20 mil, ou até mesmo 60 mil. As velas são peças que têm um desgaste com a utilização já que faíscam várias vezes para que o carro funcione.
 

2. Má condição

Também as velas se estragam e, por vezes, é necessário trocá-las antes do tempo. Poderá notar o mau funcionamento se tiver dificuldades quando tenta ligar o carro.
Antes de mudar as velas do carro experimente limpá-las com uma escova de aço já que podem estar sujas e uma boa limpeza pode solucionar o problema. Em último caso terá mesmo de as trocar, algo que poderá fazer você mesmo ou então fazer uma visita ao seu mecânico.

 

Dicas úteis

Sempre que mudar as velas do carro troque todas ao mesmo tempo, tal como deve fazer com as lâmpadas do seu automóvel.
Procure as velas indicadas para o modelo do seu carro, pode pedir ajuda ao funcionário da loja, caso vá a uma da especialidade, onde comprar já que têm formação e listas com todas as especificidades dos vários carros do parque automóvel português. 

As únicas velas que deverá ter no carro são as responsáveis pela ignição evitando as que são feitas de cera já que o risco de incêndio é grande. Se for para cantar os parabéns opte por parar na berma e festejar mais uma aniversário, seja ele de vida, de relacionamento ou até mesmo de objetivo pessoal cumprido.


Veja também: