Não aceite a oferta de emprego sem ler esta lista primeiro!

Recebeu uma proposta de emprego que lhe parece irrecusável? Tenha calma, não aceite a oferta sem responder a estas perguntas.

Não aceite a oferta de emprego sem ler esta lista primeiro!
Questione-se antes de tomar uma decisão

Nas decisões profissionais, tal como na procura de emprego, é preciso ter paciência e não se deixar levar pelo entusiasmo. Decidir sem pensar pode comprometer o seu futuro profissional. Por isso, não aceite a oferta sem responder a estas seis perguntas que lhe propomos.

6 perguntas para decidir se deve aceitar a oferta de emprego

aceitar emprego

Que compensações oferecem para além do salário?

O salário é importante, mas não é o único fator que deve ter em conta. Não aceite a oferta sem saber que tipos de compensações a empresa oferece.

Estes benefícios, ainda que não sejam monetários, podem contribuir para o seu bem-estar e até mesmo ajudá-lo a poupar dinheiro do seu salário na aquisição de serviços. Seguros de saúde, inscrições em ginásios, creche, infantário ou atividades durante as férias escolares, formação profissional, cheques-desconto ou flexibilidade de horário são alguns exemplos

O salário que me foi proposto é justo?

Não aceite a oferta antes de confirmar que o salário proposto está de acordo com a sua experiência, função ou cargo. Pesquise e tente obter informações sobre o valor de mercado de alguém que exerça funções similares à que lhe foi proposta.

Saber que nessa ou noutras empresas existem salários diferentes para a mesma função, pode revelar-se num fator de desmotivação no seu percurso profissional.

Vou gostar de ter este emprego?

Mais uma vez, o salário não é tudo. Não há certezas absolutas, mas provavelmente já consegue ter uma ideia das responsabilidades e funções que vai exercer. Se não gostar do que faz, que motivos vai ter para avançar na carreira e levantar-se todos os dias de manhã? Não aceite a oferta só pelo que lhe propõem pagar.

O que posso oferecer à empresa?

É natural pensar no que pode beneficiar ao aceitar a oferta mas há mais a considerar. Não pode esquecer que o seu objetivo é ser útil e prestar o melhor serviço tendo em conta as suas competências e conhecimentos. Foi essa a garantia que deu na entrevista, certo? Ninguém quer ser contratado apenas para preencher um lugar vago.

Este emprego está de acordo com os meus objetivos de carreira?

Pense onde gostaria de estar, em termos profissionais, daqui a 5 ou 10 anos. Avalie a empresa tendo em conta a sua ambição profissional e se, ao aceitar esta oferta, estará a avançar de encontro aos objetivos profissionais que fixou.

Vou conseguir enquadrar-me na empresa?

Se pretende saber mais sobre a filosofia da empresa, cultura organizacional e saber se consegue adaptar-se, procure falar com atuais funcionários e descubra qual a perceção que eles têm da empresa e como é o ambiente de trabalho entre colegas. O ideal é identificar nestes discursos palavras como empreendedorismo, equipa, inspiração, diversão, família, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Veja também:

Continuar a Ler