ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
03 Nov, 2021 - 08:35

Saiba tudo sobre o que perguntar antes de aceitar um emprego

Catarina Milheiro

Vai ter uma entrevista? Prepare-se connosco e saiba tudo o que perguntar antes de aceitar um emprego novo.

aceitar emprego

É natural que, para alguns candidatos, a felicidade que sentem quando são escolhidos para uma oferta de trabalho depois de meses à procura, faça com que se sintam tentados e digam imediatamente que sim. Contudo, é essencial saber o que perguntar antes de aceitar um emprego para que não existam surpresas menos agradáveis.

Talvez até já saiba qual o salário que vai receber, o horário ou o pacote de benefícios completo a que tem direito. No entanto, há determinadas questões que devem ser colocadas logo na entrevista de seleção.

Isto significa que, um processo de recrutamento é também a sua oportunidade para reunir mais informações sobre a empresa e a oferta em específico e claro, para perceber se a vaga se adequa às expectativas.

No fundo, pode sempre pensar numa entrevista de emprego como um “jogo de ténis”- onde as perguntas são feitas e respondidas de um lado para o outro. Por isso, é crucial saber quais as perguntas certas a colocar ao entrevistador para conseguir avaliar a posição à qual se candidata.

Fique connosco e saiba o que perguntar antes de aceitar um emprego novo: quer seja ao entrevistador, como a si próprio.

6 QUESTÕES QUE DEVE COLOCAR AO RECRUTADOR DURANTE A ENTREVISTA

Saber o que perguntar antes de aceitar um emprego também passa por pensar nas questões apropriadas que vai colocar ao entrevistador.

Este tipo de questões durante a entrevista de emprego não são importantes para parecer bem, mas sim para demonstrar querer conhecê-lo melhor (da mesma forma que os recrutadores nos querem conhecer). E para que isso aconteça, é necessário que os candidatos façam perguntas.

Desta forma, não só vai conhecer melhor o recrutador, como ainda conseguirá perceber se a cultura da empresa e a vaga em questão se adequam ao seu perfil.

gerir perguntas entrevista de emprego
1

Quais os valores da empresa e que características procuram nos colaboradores para representar esses valores?

Com esta pergunta obterá mais informações sobre a cultura da empresa, o que é mais importante e o que é mais valorizado nos trabalhadores e perceberá desde logo, se estão em sintonia ou não.

2

Como é avaliado o sucesso na função a que se candidata?

É crucial compreender como uma empresa mede o sucesso, quais são os principais indicadores de desempenho e com que frequência são avaliados. Lembre-se: é extremamente importante saber com o que contar antes de aceitar qualquer oferta.

3

Existem oportunidades para o desenvolvimento profissional?

Ao fazer esta pergunta, vai descobrir se há oportunidades de crescimento e se a empresa tem um programa de formação e desenvolvimento profissional.

Na verdade, muitas empresas proporcionam diversas formações para que os colaboradores se mantenham atualizados sobre os temas atuais. Por isso, já sabe, esta é uma questão importantíssima a fazer.

4

Quais as metas a atingir com esta função?

Normalmente os recrutadores perguntam sobre as suas metas profissionais. Contudo, é importante que também questione sobre as metas que querem que atinja nesta função.

Ou seja, ao fazer esta pergunta vai de imediato perceber se a empresa tem um objetivo específico para si ou se estão apenas a procurar alguém para resolver uma situação temporária.

5

Há alguma informação no currículo que cause dúvidas sobre se será a pessoa ideal para o trabalho?

Esta pergunta irá mostrar que está totalmente comprometido em compreender o que esperam de si para essa função e, além disso, também lhe permitirá esclarecer dúvidas sobre potenciais preocupações.

6

Qual é o maior desafio para quem assumir esta posição?

Todos sabemos que nenhuma vaga é perfeita – há sempre um ou dois aspetos que nos exigem uma reflexão mais profunda e, por vezes, até uma espécie de negociação.

questões entrevista de emprego

10 PERGUNTAS QUE DEVE FAZER A PARTIR DO MOMENTO EM QUE É ESCOLHIDO PARA OCUPAR UMA VAGA

No fundo, saber o que perguntar antes de aceitar um emprego passa por 3 fases: a fase em que coloca as questões iniciais ao recrutador durante a entrevista, o momento em que é escolhido para ocupar a vaga e claro, as perguntas que deve fazer a si próprio ao longo de todo o processo.

Além disto, o facto de ter sido selecionado para ocupar uma vaga, não significa que deva aceitar essa oferta de emprego. Há várias questões que deve colocar e cujas respostas o podem ajudar a refletir sobre a proposta e perceber se é ou não o emprego indicado para si.

Não espere para ver o que acontece ou como os coisas correm. Quanto mais cedo souber o que espera, caso a oferta de trabalho não corresponda às suas expectativas, mais rapidamente poderá seguir com a sua vida.

1

Qual é o horário de trabalho?

Conheça os horários de trabalho, escalas e horas extra com a sua futura empresa. Se há probabilidade de os horários serem alterados, informe claramente sobre a sua disponibilidade.

2

Como funcionam as horas extra?

Esta questão é para evitar surpresas futuras. Foi-lhe dado um horário, é certo, no entanto é importante perceber se é uma função que exige horas extra e em que regime são pagas.

3

Qual a melhor forma para comunicar com os colaboradores na empresa de forma rápida e eficaz

Saiba como é feita a comunicação na empresa. Seja para dar feedback, para gerir expectativas, para avaliar o seu sucesso ou para trocar ideias de trabalho, é extremamente importante que exista um canal através do qual todos consigam comunicar de forma simples e rápida.

4

Quanto vou ganhar?

É uma pergunta difícil de fazer, mas não deve ter medo de a colocar. Saber ao certo quanto vai ganhar e qual o dia de pagamento, são informações que deve considerar antes de aceitar a proposta de trabalho. Além disso, não terá surpresas quando ler o contrato.

5

Quem é o superior?

Saiba quem vai ser o seu supervisor ou responsável e de que forma é que deve comunicar com essa chefia, assim evita andar perdido nos primeiros dias e sabe sempre a quem deve recorrer se necessário.

6

Quais são as expetativas para as funções?

Perceba o que é esperado de si nesta função. Quais as tarefas que deve desempenhar e as responsabilidades que lhe vão ser exigidas.

7

Estão disponíveis oportunidades para crescimento profissional?

Se durante a entrevista perguntou sobre esta questão, é provável que já saiba que tipo de oportunidades para crescimento profissional existem ou não na empresa. No entanto, assim que ocupar a vaga é importante que volte a pesquisar e perguntar sobre esta questão.

Procure conversar com o seu superior e perceberá logo se existem formações, workshops ou webinars e com que frequência.

8

Como funcionam os dias livres?

Esclareça como funciona o regime de férias, dias de folgafaltas por doença.

9

Qual é o horário para as refeições e pausas?

Fique a saber quando e quanto tempo tem para almoçar ou jantar e quantas pausas e de quanto tempo tem direito ao longo do dia.

10

Quais são os benefícios?

Saiba quais os benefícios que terá, o tipo de contrato e contribuições que terá de ter.

6 PERGUNTAS QUE DEVE FAZER A SI PRÓPRIO ANTES DE ACEITAR UM EMPREGO

Depois de analisar todas as respostas ao que decidiu perguntar antes de aceitar um emprego, faça estas últimas a si mesmo. Tente perceber quais são as suas expectativas, objetivos e se a proposta que tem em cima da mesa corresponde ao que realmente quer.

1

Estou confortável com este trabalho e quero realmente fazê-lo?

Agora que já ouviu tudo sobre a vaga e o modo de funcionamento da empresa em questão, faça uma reflexão detalhada sobre a oportunidade. Pense nos prós e nos contras e tome uma decisão consciente e acertada.

2

O que é para mim essencial e não negociável?

Cada candidato tem as suas metas estipuladas e pacotes de benefícios desejados. Por isso, crie uma lista com tudo aquilo que procura no seu novo emprego e que não é de todo negociável.

3

Esta oportunidade é interessante e desafiadora?

Pense no que idealizou para si e reflita bem sobre isso. Apesar de todos nós sabermos que não existem oportunidades perfeitas, é importante perceber e analisar a vaga em questão para compreender de que forma o vai desafiar e interessar diariamente.

4

Estou confortável com o salário oferecido?

Esta questão é a mais comum. Afinal, todos queremos saber qual o salário e se este se adequa às funções prestadas. Reflita sobre o salário oferecido, seja justo e não se esqueça do seu valor enquanto profissional – muitas vezes, quando se trata de alguém com muita experiência no mercado de trabalho, é possível negociar o salário proposto.

5

Vou gostar do meu chefe e colegas de trabalho?

A resposta não é assim tão linear, afinal ainda não conhece ninguém e não deve avaliar as pessoas sem as conhecer. Contudo, as primeiras impressões são também importantes e, por isso mesmo, se conversou com o seu chefe e já teve oportunidade de conhecer a equipa, já pode pensar sobre isso.

6

Este emprego permite-me ter o tipo de vida que quero?

Se procura uma oportunidade de trabalho híbrido, por exemplo, e esta vaga é exatamente o que procura então saberá que está no caminho certo. No fundo, basta pensar se o trabalho que está prestes a aceitar lhe irá permitir manter o equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

Ademais, é crucial que se sinta profissionalmente bem realizado na sua nova função.

Veja também