Inês Silva
Inês Silva
28 Mar, 2019 - 13:39

Saiba o que perguntar antes de aceitar um emprego

Inês Silva

Está animado com uma oferta de trabalho? Mas não diga sim sem ler este artigo e perceber o que perguntar antes de aceitar um emprego.

Saiba o que perguntar antes de aceitar um emprego
O artigo continua após o anúncio

É natural que, ao ser escolhido para uma oferta de trabalho, se sinta feliz, animado e tentado a dizer de imediato que sim, principalmente se já está à procura de emprego há algum tempo. No entanto, esta decisão emocional e por impulso pode trazer-lhe surpresas menos agradáveis no futuro. Continue a ler e fique a saber o que perguntar antes de aceitar um emprego.

Antes disso, saiba que a fase das perguntas deve começar logo na entrevista de seleção. Um processo de recrutamento não serve apenas para se dar a conhecer aos recrutadores e potenciais empregadores. Esta é também a sua oportunidade para reunir mais informações sobre a oferta de emprego e para perceber se a vaga se adequa a si e às suas expectativas.

Uma entrevista de emprego é como um jogo de ténis, as perguntas são feitas e respondidas de um lado para o outro. É importante que saiba fazer as perguntas certas ao entrevistador, pois só assim vai conseguir saber o que precisa para avaliar totalmente a posição a que está a candidatar-se.

Começamos primeiro com o que deve questionar durante a entrevista. De seguida mostramos-lhe o que deve perguntar antes de aceitar um emprego.

4 perguntas a fazer durante a entrevista de recrutamento

o que perguntar antes de aceitar um emprego

1. Quais os valores da empresa e que características procuram nos colaboradores para representar esses valores?

Com esta pergunta obterá mais informações sobre a cultura da empresa, o que é mais importante e o que é mais valorizado nos trabalhadores.

2. Como é avaliado o sucesso na função a que se candidata?

É crucial compreender como uma empresa mede o sucesso, quais são os principais indicadores de desempenho e com que frequência são avaliados.

O artigo continua após o anúncio

3. Existem oportunidades para o desenvolvimento profissional?

Ao fazer essa pergunta, vai descobrir se há oportunidades de crescimento e se a empresa tem um programa de formação e desenvolvimento profissional.

4. Há alguma informação no currículo que cause dúvidas sobre se será a pessoa ideal para o trabalho?

Esta pergunta irá mostrar que está totalmente comprometido em compreender o que esperam de si para essa função e, além disso, também lhe permitirá esclarecer dúvidas sobre potenciais preocupações.

O que perguntar antes de aceitar um emprego: 8 questões que deve colocar

o que perguntar antes de aceitar um emprego

O facto de ter sido selecionado para ocupar uma vaga, não significa que deva aceitar essa oferta de emprego. Há várias questões que deve colocar e cujas respostas o podem ajudar a refletir sobre a proposta e perceber se é ou não o emprego indicado para si. Não espere para ver o que acontece ou como os coisas correm. Quanto mais cedo souber o que espera, caso a oferta de trabalho não corresponda às suas expectativas, mais rapidamente poderá seguir com a sua vida.

1. Qual é o horário de trabalho?

Conheça os horários de trabalho, escalas e horas extra com a sua futura empresa. Se há probabilidade dos horários serem alterados, informe claramente sobre a sua disponibilidade.

2. Quanto vou ganhar?

É uma pergunta difícil de fazer, mas não deve ter medo de a colocar. Saber ao certo quanto vai ganhar e qual o dia de pagamento, são informações que deve considerar antes de aceitar a proposta de trabalho.

3. Como funcionam as horas extra?

Esta é para evitar surpresas futuras. Foi-lhe dado um horário, é certo, no entanto é importante perceber se é uma função que exige horas extras e em que regime são pagas.

O artigo continua após o anúncio

4. Quem é o superior?

Saiba quem vai ser o seu supervisor ou responsável e de que forma é que deve comunicar com essa chefia, assim evita andar perdido nos primeiros dias e sabe sempre a quem deve recorrer se necessário.

5. Como funcionam os dias livres?

Esclareça como funciona o regime de férias, dias de folga e faltas por doença.

6. Qual é o horário para as refeições e pausas?

Fique a saber quando e quanto tempo tem para almoçar ou jantar e quantas pausas e de quanto tempo tem direito ao longo do dia.

7. Quais são as expectativas para as funções?

Perceba o é esperado de si nesta função. Quais as tarefas que deve desempenhar e as responsabilidades que lhe vão ser exigidas.

8. Quais são os benefícios?

Saiba quais os benefícios que terá, o tipo de contrato e contribuições que terá de ter.

5 perguntas que deve fazer a si próprio antes de aceitar um emprego

o que perguntar antes de aceitar um emprego

Depois de analisar todas as respostas ao que decidiu perguntar antes de aceitar um emprego, faça estas últimas a si mesmo. Tente perceber quais são as suas expectativas, objetivos e se a proposta que tem em cima da mesa corresponde ao que realmente quer.

1. Estou confortável com este trabalho e quero realmente fazê-lo?

2. Esta oportunidade é interessante e desafiadora?

O artigo continua após o anúncio

3. Vou gostar do meu chefe e colegas de trabalho?

4. Este emprego permite-me ter o tipo de vida que quero?

5. Vou-me sentir profissionalmente realizado?

Veja também: