AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Porque não obtenho resposta de uma entrevista de emprego?

O que fazer quando não recebe qualquer resposta de uma entrevista de emprego.

Porque não obtenho resposta de uma entrevista de emprego?
Como funciona o processo de recrutamento e selecção nas organizações?

No processo de recrutamento e selecção, a entrevista é a prova-rainha. Tal significa que geralmente não há candidatos que sejam seleccionados apenas com base na análise do currículo ou noutro tipo de provas. Os problemas surgem quando não os candidatos não obtêm resposta de uma entrevista, ou seja, quando depois desse momento a empresa não volta a contactá-los – seja para dar boas ou más notícias sobre o processo de selecção.


Como funciona o processo de recrutamento e selecção?

Antes de mais, importa clarificar os conceitos:
 
  • recrutamento é o processo através do qual as empresas dão a conhecer ao Mercado de Trabalho as suas oportunidades de trabalho. O registo das ofertas em sites de procura de emprego, a sua divulgação nos jornais ou através de agências de recrutamento são alguns dos procedimentos mais comuns.
  • selecção é o conjunto de procedimentos que permite à empresa escolher, de entre os candidatos recrutados, aqueles que efectivamente integrarão a estrutura da organização. Entre eles contam-se a análise curricular, as provas de grupo e a entrevista de emprego, entre outros.


Não obtive resposta de uma entrevista de emprego – e agora?

O primeiro pensamento que o deve invadir é o seguinte: “Já fiz o mais difícil – ser escolhido para entrevista entre as centenas de pessoas que se candidataram a esta vaga!”.

Leu bem: “centenas”! Uma empresa que publique um anúncio pode chegar a receber cerca de 200 candidaturas por dia! Assim, se foi chamado para entrevista, saiba que já conquistou a atenção dos recrutadores com o seu currículo.



Por que razão não obteve resposta de uma entrevista de emprego
 

  • Ainda não passou tempo suficiente desde a entrevista
Um processo de selecção é moroso, envolve a recolha, o tratamento e o arquivo de grandes volumes de informação, sendo uma actividade que se soma às tarefas diárias dos técnicos de Recursos Humanos da organização. Por isso, é natural que a resposta não seja dada imediatamente após a entrevista. Aguarde duas semanas e só depois disso volte a contactar a empresa.
 
  • A empresa ainda se encontra em processo de tomada de decisão quanto aos candidatos a escolher para o cargo
Não faz sentido a empresa dar uma resposta aos candidatos enquanto ainda está em deliberação. E por vezes, a tomada de decisão prolonga-se no tempo, sendo necessário envolver diferentes pessoas no processo. Se lhe disseram que dariam resposta dentro de alguns dias e não o fizeram, não parta já do pressuposto de que a empresa não tem sentido ético!
 
  • A empresa espera que seja o candidato a entrar em contacto
Se lhe perguntarem, na entrevista, “É proactivo?”, certamente responderá que sim. Mas a verdade é que raras vezes tomou a iniciativa de telefonar para a empresa para saber se têm algo para lhe dizer a respeito da entrevista. Isso sim, seria demonstrar proactividade. De que é que está à espera? 
 
  • A empresa não está interessada em contratá-lo a si
Efectivamente, a empresa pode já ter tomado uma decisão em relação aos candidatos que deverão avançar no processo de selecção, não sendo essa uma decisão que lhe seja favorável. Neste caso, e se a empresa nada lhe comunicou, revela falta de ética e de responsabilidade para com as pessoas que aí desejavam trabalhar.



Como agir quando não obtenho resposta às minhas entrevistas?

A melhor forma de agir é responsabilizar-se pelo contacto com a empresa logo no momento da entrevista.
Peça o nome e o contacto da pessoa que o entrevistar e pergunte se pode entrar em contacto com a empresa para saber se foi seleccionado ou não.



Carta de agradecimento – sim ou não?

Sim, sem dúvida! A carta de agradecimento deve ser enviada na sequência de uma entrevista de emprego porque ajuda o recrutador a recordar-se de si; permite-lhe também a si enumerar aspectos que se esqueceu de referir na entrevista de emprego.

Faça por enviar esta carta até dois dias depois da entrevista, endereçando-a à pessoa que o entrevistou. Não questione o entrevistador acerca do processo de selecção: limite-se a agradecer a oportunidade de conhecer mais de perto a organização e o tempo que lhe foi concedido.



Follow-up telefónico – como fazer?

A maioria dos candidatos a emprego não faz um follow-up telefónico dos contactos estabelecidos no dia da entrevista; porém, fazê-lo pode aumentar e muito a probabilidade de ser contratado!

Faça um breve telefonema dirigido à pessoa que o entrevistou, agradecendo a entrevista e informando de que em breve enviará o seu CV com uma ou outra actualização. Não fez mais formação nem tem novas experiências a acrescentar? Mude a organização do CV, a imagem, ou outro qualquer aspecto. O que importa é que se faça lembrar!

Se seguir as nossas sugestões, verá que obterá mais respostas por parte das empresas – sejam elas negativas ou positivas. Boa sorte!
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: