Publicidade:

Negociar salário: como fazer?

Negociar salário é uma tarefa que exige algum planeamento. O timing e o tipo de abordagem podem fazer a diferença. Saiba como manter uma posição.

Negociar salário: como fazer?
Há uma altura ideal?

Quando é a melhor altura para negociar salário? Existe, sequer, um momento que possa ser considerado o ideal? Em que contexto deverá tentar realizar esta negociação? Existirá um contexto mais favorável? É isso que vamos descobrir aqui. Fique atento e aposte em marcar uma posição forte.

A melhor altura para negociar salário


A melhor altura para negociar salário é muitas vezes descurada, ou mesmo desperdiçada, pela maior parte das pessoas. Isto porque esse momento ocorre, precisamente, entre a altura em que lhe é oferecida uma proposta de emprego e o momento em que o aceita formalmente.

Acontece que, nestes casos, as pessoas estão dispersas a pensar em muito factores relacionados com a perspectiva de um novo trabalho, mas deixam passar um ponto fundamental: a grande oportunidade de negociar salário. O resultado? Acabam por, simplesmente, aceitar o que lhes é oferecido.

Depois de estar na empresa é mais difícil negociar salário

Se já passou por isto e pensou em negociar salário mais tarde, quando o emprego já estivesse assegurado e tivesse conquistado mais confiança com a sua entidade patronal, existe uma grande probabilidade de se ter arrependido. Isto porque, talvez, nunca tenha havido uma nova oportunidade para abordar o assunto, ou tenha existido tanta abertura para negociar salário como quando entrou para a empresa.

Negoceie salário quando lhe é oferecida uma proposta de emprego

Antes de mergulhar no processo de seleção, informe-se se o trabalho oferece um salário que se posiciona dentro das suas expectativas. Se tem dúvidas quanto aos valores normalmente pagos por esse tipo de trabalho, consulte uma tabela salarial junto de um sindicato, ou converse com pessoas da sua rede de contactos que lhe possam dar essa informação.

negociar salário

Não tenha receios em relação à negociação salarial

Negociar salário é algo realmente importante para si? Então, não há como fugir a essa questão. Se acha que o deve fazer, é porque deve mesmo fazê-lo. Para muitas pessoas, negociar a remuneração pode quase parecer uma ofensa à sua chefia, mas não deve ser assim.

Coloque os medos de lado, afinal, está apenas a reconhecer o seu próprio valor. Argumente bem, marque a sua posição de forma tranquila e exerça a empatia. Este não tem de ser um momento constrangedor para ninguém.

Quando negociar salário implica pedir um aumento

Se já está num emprego e precisa de negociar salário – ou seja, pedir um aumento -, já sabe que esta não vai ser uma das tarefas mais fáceis. No entanto, não desista por isso.

Não existe uma fórmula única e infalível, mas é quase certo que o seu poder residirá em dois factores: o factor “momento da vida da empresa” e o factor “percurso profissional” – aquilo que conquistou até agora com o seu trabalho.

Mais uma vez, aposte nos argumentos certos e escolha o melhor momento, ou seja, quando a empresa se encontrar financeiramente saudável. Assim, terá mais hipóteses de obter sucesso na negociação.

O que não deve fazer na altura de negociar salário

Não é aconselhável, de todo, usar uma nova oferta de emprego (verdadeira ou falsa) para forçar um aumento de salário no seu atual emprego, uma vez que essa atitude poderá ser vista como falta de lealdade para com a empresa. A sua posição nas negociações poderá sair enfraquecida.

O primeiro passo parte sempre do colaborador

Lembre-se sempre disto: é o colaborador quem toma a iniciativa, e nunca o empregador. Por isso, não adianta ficar à espera, a sonhar com o momento em que o seu chefe vai entrar pelo escritório para negociar salário.

Seja ponderado e moderado

É importante que escolha bem as palavras quando estiver a negociar o salário. Independentemente de receber da chefia uma proposta de compensação que lhe agrade, ou não, não reaja já. Diga que vai pensar no assunto e, mais tarde, volte com a sua resposta – ou contraproposta.

Veja também: