5 grandes nomes do reggae a conhecer antes de ir à Jamaica

A Jamaica, o berço dos grandes nomes do reggae, é uma celebração à música e transborda vibrações positivas. O destino ideal para aproveitar o que a vida tem de bom.

5 grandes nomes do reggae a conhecer antes de ir à Jamaica
Ouvir e sentir a Jamaica

Grandes nomes do reggae, paisagens verdejantes e praias de águas azuis são a melhor definição da Jamaica. Esta ilha deixou uma marca no panorama musical com aquela batida que eleva, inspira e que nos faz sentir bem. Um país cheio de história e cultura africana que se reflete na vida quotidiana, na religião e na música, todas elas interligadas pelo rastafarianismo.

O que é  o rastafarianismo?


O rastafarianismo é um movimento religioso que se caracteriza por venerar Haile Selassié (imperador da Etiópia entre 1930 e 1974) como messias, por este defender a identidade e cultura negras.

nomesreggae Fonte da imagem:Horace Campbell

O movimento rastafári foi amplamente divulgado pela música reggae que se caracteriza pelo uso de melodias simples e de ritmos sincopados e repetitivos, frequentemente acompanhando letras de carácter religioso, de protesto político e racial.

A origem do reggae é o Ska, um ritmo acelerado com instrumentos de metal e que na década de 60 passou a ter uma batida mais lenta levando ao rocksteady e que na década de 70 se tornou ainda mais lento, depois de já ter sido introduzida a percussão africana em detrimento dos instrumentos de metal.

5 grandes nomes do reggae que tem que ouvir


Conheça cinco artistas jamaicanos que deram ao mundo novos mundos, acrescentaram motivos culturais para se conhecer esta ilha das Caraíbas e deixaram a sua herança musical no cenário mundial. Com a sua arte, influenciaram gerações e criaram novos estilos musicais.

Bob Marley

nomesreggae Fonte da imagem: Billboard

Robert Nesta Marley, nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, em Nine Mile, no interior da Jamaica, onde morou até os 13 anos de idade, antes de se mudar com a família para Trenchtown, bairro pobre na capital Kingston, e onde foi sepultado quando morreu. Músico, compositor e interprete da música reggae, conjugava canções românticas e canções de intervenção. Dos seus êxitos destacam-se os temas “No Woman no Cry” (1975) e “One Love” (1976), “Exodus” (1977) e “Is this Love” (1978). Ouvir >>

Jimmy Cliff

nomesreggae Fonte da imagem: NPR

Nasceu em 1948, em St. Catherine, e com 16 anos, Jimmy era vocalista de uma banda reggae chamada Dragonaires,mas desde os 14 anos que era uma estrela na Jamaica devido ao single “Dearest Beverly”. Após uma digressão à América o cantor foi muito aclamado pela crítica, no entanto, naquele tempo, era Bob Marley a estrela internacional do Reggae. Dos seus êxitos musicais destacam-se “You Can Get It If You Really Want” e “Many Rivers To Cross”. Ouvir >>

Peter Tosh

Peter Tosh reggaeFonte da imagem: elmirdad.blogspot

Winston Hubert McIntosh (9 de outubro 1944 – 11 de setembro de 1987) era um músico autodidata jamaicano do reggae e um dos principais membros da banda The Wailers (1963-1976) com Bob Marley e Bunny Wailer. O seu maior sucesso é a sua versão da canção clássica do norte-americano Chuck Berry, “Johnny B. Good”.  Em 1987 recebeu um Grammy por Melhor Performance de Reggae naquele ano. Ouvir >>

Bunny Wailer

nomesreggae Fonte da imagem: Vital Spot

De nome Neville O’Riley Livingston, mais conhecido como Bunny Wailer nasceu em Kingston, 10 de abril de 1947 e foi um membro integrante da banda de reggae The Wailers juntamente com Peter Tosh e Bob Marley. Cantor, compositor e percussionista de reggae é o único sobrevivente da banda original e continua a lançar êxitos e a participar em festivais de música. O álbum “Time Will Tell: A Tribute to Bob Marley” valeu-lhe um Grammy. Ouvir >>

Ziggy Marley

nomesreggae Fonte da imagem: Ebony Magazine

As décadas de 80 e 90 permitiram a emergência de novos músicos que revitalizaram o reggae, devido à mistura do rap e do reggae. É o caso de Ziggy Marley, filho de Bob Marley. David Nesta Marley (Kingston, 17 de outubro de 1968), utiliza o apelido Ziggy em homenagem a David Bowie. Em todos os seus albúns, Jahmeyka (1991), Joy And Blues (1993), Free Like We Want 2 B (1995), Fallen is Babylon (1997) e, por fim, The Spirit of Music (1999) a mensagem de protesto esteve sempre presente, à semelhança do seu pai. Ouvir >>

Ao ritmo da ilha


nomesreggae

Sinta a vibração  e vá conhecer os grandes nomes do reggae da história musical da Jamaica através dos festivais de música que iniciam em janeiro e só terminam em junho. São eles:

A música é o que faz o coração da Jamaica bater e nada melhor do que ver e ouvir os sons jamaicanos dos grandes nomes do reggae para sentir o pulsar da ilha. Pela música, pela comida, pelas águas cristalinas ou pelas paisagens deslumbrantes, a Jamaica é um destino perfeito para as férias.

Siga o ritmo do reggae e conheça as ofertas TopAtlântico para a Jamaica. Ver preços aqui

Veja também: