6 exemplos do que deve comprar usado

Algumas coisas são muito caras quando compradas novas. Comprar algo usado significa que pagaremos muito menos. Saiba, então, o que deve comprar usado.

6 exemplos do que deve comprar usado
Sempre que faça sentido, compre coisas usadas

Quando alguma coisa ainda está em boas condições, mas já não lhe damos uso, por que a deitaremos fora, se existir alguém que a queira aproveitar? E se pudermos reutilizar coisas que outros já não querem, também é inteligente da nossa parte agarrar essa oportunidade. Veja o que deve comprar usado, pois há coisas que merecem um pouco mais de análise.

O que deve comprar usado: 6 exemplos

Carro

Os carros são bens muito caros. Principalmente se for o seu primeiro carro e ainda não tiver muita experiência de condução, talvez valha a pena comprar um usado. Assim que saem do stand, os carros desvalorizam muito, por isso, pode conseguir um preço simpático por um carro em bom estado. Caso não perceba muito do assunto, quando for ver algum que esteja à venda, leve consigo alguém de confiança e que o ajude a avaliar se se trata de uma boa compra.

carros usados

Livros

Os livros, desde que bem estimados, são produtos que podem perfeitamente ser comprados em segunda mão. Os alfarrabistas estão em vias de extinção, mas ainda existem alguns. E no meio de tantos livros antigos, talvez descubra alguma relíquia que o fará ganhar o dia.

Eletrodomésticos

Este é outro tipo de produto que nem sempre é barato, principalmente os de maior dimensão, como frigoríficos. Também não convém comprar eletrodomésticos com muitos anos, mas, se forem recentes, podem significar uma grande poupança. E se pretende comprar eletrodomésticos porque está a montar a sua primeira casa, vai adorar a ideia de não comprar tudo novinho em folha, porque isso vai refletir-se no que sobra para outras despesas!

Bimby

A Bimby tem uma legião de fãs. Mas muitos deles não têm como pagá-las. A solução pode passar por comprar uma usada. Ainda assim, não deixa de ser um equipamento caro, mas há bastantes pessoas a vendê-las online e, em vários casos, em muito bom estado. A melhor aposta é comprar um modelo mais recente. Não só porque, à partida, ser mais nova, estará em melhor estado, mas também porque tem funcionalidades que as mais antigas não possuem.

Roupa

Não compre qualquer tipo de roupa usada, mas lembre-se que nunca se sabe quando vai encontrar aquela peça maravilhosa que já não existe nas lojas. O que também está na moda são as roupas vintage. Apesar de algumas marcas já seguirem a tendência, as peças genuínas podem ser encontradas em lojas de roupa usada ou mesmo lojas próprias de roupas de época.

comprar roupa

Puericultura

Os bebés crescem a um ritmo alucinante. E toda aquela parafernália em que investimos fica rapidamente sem utilidade. Precisamente por serem utilizados por pouco tempo, este é o tipo de produtos que faz sentido comprar usado, porque muitas vezes vêm em bom estado. Sabe quanto custa um carrinho de bebé? Pois é, talvez faça sentido repensar se quer mesmo comprá-lo novinho em folha.

O que não deve comprar usado

Naturalmente que em qualquer um destes casos deve ser usado o bom senso. Mas há algumas compras que são mesmo “proibidas”. Merecem destaque coisas como calçado, colchões e roupa interior. Saiba que coisas usadas não deve comprar.

Alguns conselhos

  • Sempre que possível, tente ver o produto ao vivo antes de fechar o negócio. Quando as compras são online só vemos fotografias que podem ser enganadoras ou até falsas;
  • A menos que se trate de uma loja, onde os preços costumam estar tabelados, negoceie e tente baixar o valor a pagar;
  • Dependendo do que seja, peça ao vendedor para utilizar o produto antes de o comprar, para ver se o produto que vai comprar trabalha bem;
  • Vá a vendas de garagem. Normalmente, encontram-se vários tipos de artigos e é frequente haver boas oportunidades. Muitas vezes, quem organiza vendas de garagem quer desfazer-se de coisas que tem em casa e que só estão a ocupar espaço, por isso, é fácil estarem a bons preços.

 

Veja também: