O que fazer se perder o cartão de crédito

O seu cartão de crédito vale dinheiro. Por isso, deve estar informado do que deve fazer se o perder ou for roubado.

O que fazer se perder o cartão de crédito
Saiba como agir em caso de perda ou falsificação do seu cartão

Em caso de perda

Nos casos de perda ou roubo do seu cartão deverá imediatamente informar o seu banco, de possível por escrito, e descrevendo com detalhe o que aconteceu. Se não conseguir fazer a participação por escrito ou presencialmente no banco avise por telefone imediatamente. Depois trata de formalizar por escrito. Veja como cancelar o cartão de crédito.
 

Em caso de falsificação:

Se verificar uma situação de falsificação do seu cartão, deverá fazer o mesmo, assim que tenha conhecimento. Lembre-se que até ao momento em que participa essa situação ao seu banco, o responsável pelas despesas efectuadas é você, pelo menos até ao limite de crédito associado ao cartão. Caso seja ultrapassado o montante, a responsabilidade é sempre do banco emissor.
 

Accione o seguro do seu cartão

Não são todos, mas há já alguns bancos que garantem a cobertura das despesas nas últimas 24 ou até 48 horas anteriores à comunicação do furto ou extravio do cartão. Tenha este ponto sempre em mente no momento de subscrever um cartão de crédito. tenha também em atenção que para poder accionar o seguro deverá participar o extravio do cartão às autoridades policiais ainda antes de dar conhecimento ao banco. Imagine que detecta uma situação anómala numa 6ªfeira à noite. O banco está fechado mas pode e deve comunicar imediatamente o caso de imediato à polícia e ficando com um comprovativo da participação.
 
Veja também: