Publicidade:

O que fazer se perder o cartão de crédito: passo a passo

O cartão de crédito é muito fácil de perder e se desaparecer dá muitas dores de cabeça. Saiba o que fazer se perder o cartão de crédito ou se este for roubado.

O que fazer se perder o cartão de crédito: passo a passo
Saiba o que fazer se perder o cartão de crédito

Nos dias que correm, saber o que fazer se perder o cartão de crédito pode ser essencial. O cartão de crédito é, talvez, o objeto número um na lista de coisas mais fáceis (e dramáticas) de perder. Por ser uma pequena peça de plástico, é fácil deixá-lo cair ao metê-lo ao bolso ou na carteira, sem se aperceber.

A perda de um cartão de crédito pode originar sérios danos, especialmente se o limite do crédito do cartão não for baixo. Fique a saber o que fazer se perder o cartão de crédito.

O que fazer se perder o cartão de crédito: dicas práticas


cartao de credito

Em caso de perda do cartão

Agir depressa é a regra de ouro nestas situações. A primeira coisa que deve fazer quando percebe que perdeu o cartão de crédito é ligar ao banco e comunicar que não sabe onde está o cartão. Não espere: ligue assim que notar que perdeu o seu cartão de crédito.

Não tendo facilidade em encontrar os papéis do banco com a informação de contactos, faça uma pesquisa online: todos os bancos têm um site com os contactos atualizados.

Ao fazer o contacto, certifique-se de que tem a seguinte informação: número de conta (mesmo que não a saiba, se der dados como número do cartão e cidadão e/ou segurança social, o operador deverá conseguir aceder ao seu número de conta), data em que percebeu que tinha perdido o cartão e data e quantidade de dinheiro referente à última transação que realizou com o cartão (se se conseguir lembrar).

Depois de contactar o banco por telefone, é sempre uma boa ideia fazer o follow up da situação por escrito. Envie uma carta ou e-mail onde reporta a perda do cartão, bem como toda a informação que deu ao operador durante a conversa telefónica. Isto vai permitir que haja um registo por escrito da comunicação que fez ao banco sobre a perda do cartão.

A sua conta não será cancelada. O que irá acontecer é que o cartão em causa vai ser cancelado e, por isso, vai deixar de estar associado à sua conta. Depois, irá receber um cartão de substituição provisório que terá de pagar. Mais tarde virá um novo cartão.

Em caso de falsificação

Se verificar uma situação de falsificação do seu cartão, deverá fazer o mesmo, assim que tenha conhecimento. Lembre-se que até ao momento em que participa essa situação ao seu banco, o responsável pelas despesas efetuadas é o proprietário do cartão, pelo menos até ao limite de crédito associado ao cartão. Caso seja ultrapassado o montante, a responsabilidade é do banco emissor.

cartao de credito

Prevenir futuras perdas de cartão


Nem sempre se consegue prevenir perdas porque são acidentes e, normalmente, muito difíceis de prever. No entanto, existem algumas medidas de precaução que pode tomar.

1. Saiba sempre onde estão os seus cartões de crédito. Ande apenas com os cartões de crédito que são mesmo necessários, deixando os outros num local seguro em casa;

2. Coloque o cartão numa carteira ou dentro de alguma coisa, em vez de o guardar diretamente no bolso. Assim evita mais eficazmente que este caia noutros sítios;

3. Certifique-se de que o cartão cabe perfeitamente nos espaços da sua carteira destinados a cartões: se o espaço for demasiado largo ou apertado, o cartão pode acabar por sair do sítio;

4. Se tiver o cartão dentro de uma carteira ou mala, tenha sempre a mala fechada e perto de si. O FBI já deteve uma pessoa que andava em salas de cinema a roubar os cartões de crédito de senhoras que deixavam a mala aberta nas cadeiras ao lado;

5. Crie uma lista com todos os dados referentes aos seus cartões (exceto o número do cartão) e guarde-a num local seguro. Assim, se tiver perdido o cartão, vai ter mais facilidade em encontrar a informação que precisa antes de ligar ao banco.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.