Publicidade:

Apple ou Android? Descubra o que o seu smartphone diz sobre si

A marca de smartphones ou o sistema operativo que prefere são aspetos que podem dizer muito sobre si. Descubra os resultados de um estudo sobre o tema.

Apple ou Android? Descubra o que o seu smartphone diz sobre si
Já diz o ditado: “diz-me o que usas, dir-te-ei quem és”

A música que ouve diz muito sobre si. As apps de que mais gosta, os assuntos que mais lhe interessam, as imagens que define como fundo do seu smartphone… Pequenos aspetos que podem definir, em parte, a sua personalidade e, dessa forma, revelar mais sobre si.

Mas antes de personalizar um smartphone ao seu gosto, com todas as especificidades de que mais gosta, deve, primeiro, escolher um – e comprá-lo. Na verdade, segundo um estudo da Lincoln’s School of Psychology e da Universidade de Lancaster, a sua escolha de smartphone pode dizer muito sobre a sua personalidade.

Estudo: o que o seu smartphone revela sobre si


smartphone e personalidade

Pode ser fanático da Apple, a famosa tecnológica americana, e não substituir a marca por outra. Considera o sistema intuitivo, rápido e eficaz na execução das suas tarefas. Acha também que ele é capaz de satisfazer todas as suas necessidades enquanto Apple maniac, o que o leva a defender e a recomendar a marca a todas as pessoas que conhece.

Por outro lado, o sistema operativo Android pode ser aquele que mais o fascina. Pelas mesmas razões acima referidas, ou por outras. Pode, inclusive, considerar a Apple um sistema difícil, com regras próprias, que levam o utilizador a perder mais tempo a aprender determinadas funcionalidades do que a usufruir do smartphone em si.

Estudo associada determinados traços de personalidade à escolha de um smartphone

Mas voltando ao estudo apresentado numa conferência da British Psychological Society… Numa primeira parte, foram analisadas as perceções gerais dos utilizadores de iPhone e de Android e, numa segunda, foram cruzadas essas informações com os traços de personalidade dos inquiridos.

Numa fase inicial, 240 participantes avaliaram os utilizadores de Android como pessoas mais humildes e honestas. Por outro lado, consideraram os utilizadores de iPhone pessoas mais extrovertidas.

A partir destes resultados, foram feitos testes de personalidade posteriores, que apenas confirmaram o facto dos utilizadores de Android serem mais humildes e honestos do que os que usam iPhone.

Com esses testes, realizados a 530 utilizadores de ambos os sistemas, foi possível retirar conclusões acerca de outras diferenças que distinguem os utilizadores de iPhone e de Android. Os primeiros, deram relevância ao facto de serem detentores de um smartphone de gama alta, muito reconhecido e conceituado, enquanto que os outros não deram relevância a esse aspeto.

De facto, os utilizadores de Android afirmaram que não querem ter smartphones iguais aos de outras pessoas – fazendo referência ao design do iPhone, muito similar de lançamento para lançamento.

Outro dado interessante retirado desse estudo foi o facto de existir maior probabilidade de as mulheres terem um iPhone em vez de um Android.

Em suma, é possível concluir que os smartphones dizem muito a respeito de uma pessoa por serem, no fundo, uma extensão dela mesma. Um pequeno dispositivo que encerra, em si, uma série de funcionalidades que agradam mais a uns e menos a outros.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.