AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como definir objetivos de carreira?

Ter objetivos de carreira bem definidos é o primeiro passo para construir um percurso profissional de sucesso. Veja como definir os seus.

Como definir objetivos de carreira?
Definir metas e objetivos profissionais pode ajudá-lo a orientar a sua carreira.

Alguma vez pensou em definir os seus objetivos de carreira? E sabe como fazê-lo? Se não sabe nós ajudamos.
 
Estabelecer objetivos de carreira pode ser fundamental para o seu crescimento profissional. A verdade é que todos os profissionais bem-sucedidos têm em comum o facto de terem os seus objetivos ou metas profissionais bem definidos.
 

Porquê definir objetivos?

Dito de uma forma simples, ter objetivos de carreira bem definidos permite-lhe criar uma visão – a curto e a longo prazo – do rumo que pretende dar à sua carreira e do que o motiva em termos profissionais. Desta forma, vai poder focar as suas atenções nas competências e/ou conhecimentos que necessita de adquirir e organizar o seu tempo e recursos para que seja o mais proveitoso possível.
 
Mas não só. Um bom conjunto de objetivos profissionais permite-lhe também manter a sua motivação e autoconfiança mais elevadas, já que ao alcançar as metas que definiu vai sentir-se estimulado a seguir em frente e partir para uma nova etapa.
 

Definir objetivos de carreira: o segredo

Os objetivos de carreira devem ser mais do que uma mera lista de pretensões profissionais. Por isso antes de começar a anotar as metas que pretende atingir, tenha em conta alguns critérios essenciais.
 
Primeiro de tudo é fundamental que decida o que quer fazer ou alcançar. Crie uma imagem geral do que pretende para a sua carreira e identifique os principais objetivos que se vislumbra a atingir.
 
Depois olhe para as suas metas (as grandes metas) e “parta-as” em objetivos mais pequenos. Desta forma pode criar uma espécie de timeline, um percurso com vários “pontos de passagem” que lhe permitam visualizar o seu progresso ao longo do tempo.
 
E por fim, tem “desenhado” o seu plano de carreira. A partir daqui resta-lhe começar a trabalhar para chegar ao grande objetivo.
 

Como definir?

Bem, lamentavelmente essa resposta cabe-lhe a si e apenas a si. Mas existem algumas linhas orientadoras que pode seguir.
 

1. Seja específico

Se a sua ambição é ser Diretor de Departamento ou Diretor de Marketing (por exemplo) seja claro nos seus objetivos. Quanto mais específico for, mais facilmente vai poder visualizar o seu progresso.
 

2. Quantifique as suas metas

Ou seja, para cada objetivo estabeleça critérios que lhe permitam “medir” o seu progresso. Dito de outra forma, não diga apenas que quer ocupar um cargo de chefia, defina o cargo específico e liste os “passos” necessários para lá chegar. Só assim pode perceber a sua evolução em direção ao objetivo final. 
 

3. Seja Realista

Perceba se realmente é capaz de alcançar os seus objetivos de carreira. E mais, se está disposto a trabalhar para eles.   
 

4. Estabeleça uma meta temporal

Nada melhor que definir um “prazo” (desde que razoável claro) para atingir as suas metas profissionais. Desta forma, força-se a cumprir o plano. Mas faça-o conscientemente, tendo em conta as especificidades dos seus objetivos e do que necessita para os alcançar.
 

Faça um plano à sua medida

Os seus objetivos de carreira são uma boa ferramenta para dar um rumo ao seu percurso profissional. Mas atenção. Para que seja bem-sucedido na sua “missão” é importante que não deixe as suas metas profissionais levarem a melhor. Tenha sempre em mente que os seus objetivos de carreira devem ser dinâmicos e passiveis de serem alterados, caso as suas metas assim o exijam. Por isso, seja flexível e positivo quanto aos seus objetivos e esteja pronto para fazer os reajustes necessários.
 
Veja também: