Onde fazer compras em Lisboa

Se ir às compras é dos seus passatempos favoritos e vive em Lisboa ou está pela cidade, este artigo é para si. Descubra as melhores ruas, shoppings e mercados. 

 Onde fazer compras em Lisboa
Em Lisboa, é fácil dar asas ao seu lado consumista

Precisa de comprar um presente? Quer investir em peças de roupa de marca? Procura produtos biológicos ou artesanais? Exige produtos portugueses? Neste roteiro sobre compras em Lisboa, encontra os locais que dão resposta às suas necessidades. Agarre na carteira e deixe-se guiar pela nossa seleção de lojas, ruas, feiras e shoppings. 
 

Os melhores locais para fazer compras em Lisboa


Campo de Ourique

campo ourique
Não é à toa que Campo de Ourique é um dos bairros de Lisboa mais procurados pelas famílias para viver. A “vida de bairro” ainda é uma realidade e são muitas as lojas de comércio tradicional que facilitam o dia-a-dia de quem aqui mora. Algumas têm já décadas de existência, como a retrosaria Nuvem, a loja de encadernação Oliveira Duarte ou a Vidal Tecidos. Esta última, e várias outras lojas de decoração e artigos para a casa, fazem com que este bairro seja muito procurado por decoradores para fazer as suas compras.

Outra instituição da zona é o Mercado de Campo de Ourique que, após uma recente remodelação, juntou às bancas de sempre uma praça de alimentação com várias tasquinhas onde é possível petiscar. Mas neste bairro aberto à modernidade não faltam novos conceitos e a prová-lo está o Supermercado Brio, especializado em produtos biológicos, a Padaria Portuguesa ou a mercearia Pimenta Rosa, entre outras lojas de fazer crescer água na boca.



Bairro de Alvalade

Outro dos bairros lisboetas que tem sabido preservar a sua identidade ao longo dos tempos. Fruto da ampliação urbanística da cidade nos finais do século XIX, caracteriza-se pelas avenidas e passeios amplos e planos, ladeados de edifícios sóbrios, que acolhem no rés-do-chão os mais diversos tipos de comércio e serviços: boutiques e sapatarias, livrarias, papelarias, óticas, ourivesarias, perfumarias, frutarias, etc., sem esquecer o Mercado de Alvalade.

E se algumas são lojas antigas de gema, como a mercearia Mariazinha, outras iniciam agora o seu percurso com um piscar de olhos ao passado, como é o caso da Maria Granel, mercearia que vende tudo ao peso, desde os frutos secos às especiarias, café, cereais, etc. Conclusão: dificilmente não irá encontrar o que procura no bairro de Alvalade.
 


LX Factory

lx factory
Se lhe apetece um ambiente alternativo cool, as lojas que se escondem nos velhos edifícios fabris da LX Factory são o que procura. Para além de que pode associar uma ida às compras com um almoço num dos vários restaurantes trendy deste complexo, que junta comércio com lazer e escritórios. 

Livros na Ler Devagar, produtos de beleza biológicos na Organii, joalharia de autor na Bergue & Co, cerâmica contemporânea na Anna Westerlund Ceramics, sapatos de cortiça na Rutz e mobiliário infantil na Lifetime Kids Rooms, são apenas parte da oferta ao seu dispor na LX Factory. Aos domingos, das 11h às 19h, conte com o mercado de rua LX Market, onde se destaca uma ampla seleção de artigos antigos e em segunda mão, entre outros produtos, num ambiente bastante animado.
 


Avenida da Liberdade

Se é luxo o que procura, esta é a artéria certa. As mais reputadas insígnias do mundo da moda têm aqui lojas que seduzem o mais sovina dos consumidores. Carolina Herrera, Hugo Boss, Louis Vuitton, Cartier, Armani e Trussardi são apenas algumas das marcas aqui instaladas, num desfile de elegância e sofisticação que encanta sobretudo os turistas endinheirados.  Se não é o seu caso, não se preocupe: aproveite para se inspirar nas montras e dar um relaxado passeio por entre as árvores da avenida, por muitos considerada os “Champs-Élysées” de Lisboa.



Shoppings

el corte inglés
Quando está mau tempo ou estamos com muita pressa, fazer compras num shopping, com as várias lojas de que precisamos ao lado uma das outras, é bastante tentador. Em Lisboa, há várias superfícies comerciais onde é possível encontrar de tudo um pouco, de supermercados a floristas. Selecionamos estas, pela qualidade e diversidade da sua oferta:
Veja também: