Onde investir dinheiro com segurança?

Conheça alguns produtos de aforro para rentabilizar o seu dinheiro mas sem correr riscos. Investir o seu dinheiro tem sempre associado um risco e um retorno.

Onde investir dinheiro com segurança?
Produtos sem risco para rentabilizar o seu dinheiro

Os mercados financeiros em alguns países estão nos máximos históricos, apesar das más notícias que se vão verificando em Portugal. Neste contexto, muitos investidores estão a conseguir rentabilizar bastante o seu dinheiro através do investimento acionista. Ao fazê-lo, incorrem em riscos mais ou menos avultados, dependendo dos produtos que compram.

Se procura investir com a segurança de que o seu dinheiro não irá perder todo o seu dinheiro, deverá ser mais seletivo. Neste artigo, apresentamos alguns produtos que pelas suas características poderão ser interessantes para investidores conservadores.


TOME NOTA:
Se procura instrumentos de poupança para investir o seu dinheiro sem correr risco, poderá optar pelos depósitos a prazo, certificados de aforro ou fundos de tesouraria ou de liquidez. Diversifique os seus riscos e bons investimentos.

1. Depósitos a prazo:

Os depósitos a prazo são títulos de dívida que o cliente contrai junto dos bancos. Definem um montante, um prazo e uma taxa de juro e até 100.000€ estão abrangidos pelo fundo de garantia de depósitos. São produtos classificados como de capital garantido.


2. Certificados de aforro:

É possível emprestar dinheiro ao Estado português através da compra de certificados de aforro junto dos CTT. Os certificados de aforro são produtos garantidos pelo Estado Português e apresentam atualmente uma das taxas de retorno mais interessantes para quem quer poupar sem risco.


3. Dívida Pública:

É possível emprestar dinheiro aos Governos através de obrigações de prazos mais ou menos alargados. Neste contexto, poderá emprestar dinheiro ao estado Português, Inglês, Americano, Alemão... tipicamente todos os governos procuram financiamento junto dos mercados financeiros e dependendo do país poderá existir maior ou menor risco. No entanto, os Estados são identificados como os agentes económicos com menos risco das economias. Veja também: vale a pena investir em dívida pública?


4. Fundos de Tesouraria/Liquidez:

Uma forma de investir com maior flexibilidade (em termos de montante, diversificação e prazo) é a compra de fundos de investimento da classe tesouraria ou liquidez. Estes fundos investem em títulos de dívida pública, títulos de empresas e depósitos a prazo com prazos que são, tipicamente, inferiores a um ano. Deste modo, concilia a possibilidade de obter um crescimento das suas poupanças com baixo nível de risco.

Existem várias formas de poupar/investir sem risco. Apresentamos-lhe algumas ideias e sugerimos que diversifique os seus riscos de modo a ter uma experiência de poupança mais positiva.


Leia também: