Pare, Escute e Mude: tem escutado o que o corpo lhe diz?

Pare, Escute e Mude: tem escutado o que o corpo lhe diz?

Conheça o novo livro de Diana Patrício

Se há muito que gostaria de descobrir qual o ponto de partida para uma vida mais saudável (e feliz!), o melhor é ler as próximas linhas.

Não há nada como “passarmos por elas” para nos tornarmos mais recetivos a soluções diferentes. Estivemos à conversa com Diana Patrício, autora do livro Pare, Escute e Mude, editado pela Saída de Emergência. 
 

Pare, escute e mude: o início de uma vida mais saudável

Foi assim, na primeira pessoa, que Diana Patrício descobriu que determinados problemas de saúde que a afetavam estavam relacionados com hábitos errados que mantinha. E desde o momento em que começou a estudar Naturopatia começou a aplicar os novos conhecimentos em si própria. “Em criança eu sofria muito de amigdalites e acabava por ter de tomar antibióticos. A minha mãe levou-me a fazer tratamentos de naturopatia e melhorei consideravelmente. Desde que passei a ter mais cuidado com a minha alimentação deixando de consumir lacticínios, e a eliminar os açúcares nunca mais tive de tomar um antibiótico. Hoje, quando sinto que estou a iniciar uma infecção na garganta, o que é raríssimo, recorro a plantas medicinais como o gengibre, ou a alteia.”

A naturopata defende que a abordagem natural e holística à saúde pode ser utilizada com “um complemento à abordagem convencional mas em outros casos pode surgir também como alternativa. O ideal é que ambas caminhem juntas. O aumento das doenças cardiovasculares, a obesidade, diabetes, osteoporose ou o cancro, tem levado a que cada vez mais portugueses procurem novas abordagens como forma de prevenção“.
 

Pare Escute e Mude


Aprenda a escutar o seu corpo

Sabia que através da íris é possivel identificar problemas respiratórios? Ou que o rosto é o espelho do sistema digestivo e que a orelha tem um ponto que ajuda a acalmar o sistema nervoso? Existe toda uma linguagem para além das palavras. “A análise da linguagem corporal aliada à observação da face por exemplo permite prever possíveis desequilíbrios de órgãos ou sistemas. Tudo isto vai sendo confirmado ao longo da consulta através de um detalhado questionário clínico e outros métodos de análise”, explica a naturopata. “O estado de saúde do nosso corpo é também um reflexo das nossas emoções. E a ansiedade, preocupação ou medo irão influenciar negativamente o funcionamento do nosso sistema imunitário”.

Pare, Escute e Mude apresenta-se como um manual de instruções, mostrando-lhe como a alimentação, o stresse, as emoções, o exercicio fisico e o sono são fundamentais para definir a saúde. Diana Patrício deixa uma última sugestão: “Eliminar o consumo de produtos processados, como enchidos e fumados, bolachas, cereais de pequeno-almoço e refrigerantes. Além de deprimirem o nosso sistema imunitário, causam inflamação.

A regra base deve ser: “Uma alimentação que vem diretamente da terra para as nossas casas. Alimentos frescos como as frutas e os legumes bem como as leguminosas e alguns cereais é que são o que o nosso corpo precisa. Quase tudo o resto são produtos e não alimentos. Fazer esta mudança nas nossas vidas, já terá um grande impacto na nossa saúde.”

Veja também:

Decoralista Decoralista

Licenciada em Jornalismo e com o curso de Design de Interiores pela Escola de Moda de Lisboa, Mafalda Galamas é jornalista freelancer e autora do blogue DECORALISTA, uma plataforma de inspiração diária e paixão por tudo o que é estético, da decoração ao do it yourself e ao lifestyle. Alimentar o sonho e inspirar as leitoras a descobrirem por si próprias as sugestões apresentadas é o grande desafio. Em 2014, o seu blog O Meu Pé Direito, precursor do DECORALISTA, transitou para a televisão sob forma de rubrica no programa Mais Mulher, na Sic Mulher.

Também lhe pode interessar: