Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
09 Dez, 2018 - 10:54
7 alimentos para dormir melhor já hoje

7 alimentos para dormir melhor já hoje

Catarina Milheiro

Se não consegue passar uma noite de sono tranquila ou tem dificuldades em adormecer, conheça os 7 alimentos para dormir melhor.

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Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial tem algum tipo de problema relacionado com o sono. Para que não passe mais nenhuma noite mal dormida, queremos informá-lo sobre a ingestão de alguns alimentos para dormir melhor – ou seja, comida que influencia diretamente na qualidade do seu sono.

Que tipo de alimentação deve fazer se quer dormir melhor

Uma alimentação saudável é sempre benéfica para qualquer tipo de pessoa, tenha ela problemas de saúde ou não. Se tem dificuldade em adormecer ou em ter um sono tranquilo e sem interrupções, deve fazer um tipo de alimentação baseado em alimentos ricos em triptofano.

Também conhecido como o aminoácido da felicidade, o triptofano é um aminoácido que regula os níveis de serotonina presentes no cérebro e que, ao mesmo tempo, diminui a atividade do organismo fazendo com que o seu corpo se sinta mais relaxado.

A serotonina é um neurotransmissor que permite a passagem de informações entre os neurónios e que influencia a sensação de bem-estar e a regulação do sono. Regula o humor, modera o apetite e é um aliado das dietas para quem pretende emagrecer.

7 alimentos para dormir melhor

Queremos que tenha um sono descansado e contínuo sem ter que recorrer a medicamentos ou a métodos que não são de todo naturais.

Se a alimentação que faz está relacionada com o seu sono, então faz sentido investir neste tipo de alimentos.

1. Peixe

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A ingestão de atum ou salmão ao jantar irá ajudá-lo a dormir melhor. Isto deve-se ao facto deste tipo de peixes conterem uma percentagem significativa de vitamina B6 que, por sua vez, promove a produção de melatonina no seu corpo.

Segundo o Infarmed, a melatonina na espécie humana é sintetizada a partir do aminoácido triptofano, ocorrendo o pico de produção durante o período da noite. Está provado que a ingestão de pequenas doses de melatonina, reduz o tempo que demora a adormecer. Portanto já sabe, fazer refeições com atum ou salmão à noite são uma ótima escolha para quem quer dormir melhor.

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2. Cereja

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Outro alimento rico em melatonina, e por isso mesmo indicado para que consiga ter um sono descansado. As cerejas são uma fonte de melatonina e podem ser consumidas de diferentes maneiras. Se não aprecia muito comer o fruto no seu estado natural, pode sempre optar por sumos de cereja. São uma ótima escolha para acompanhar a refeição à noite e vão fazer toda a diferença se mantiver, com alguma frequência, este tipo de ingestão.

3. Leite e iogurte 

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O leite e o iogurte ajudam também a melhorar o seu sono. Um copo de leite com açúcar 30 minutos antes de se deitar, ajuda a ter uma boa noite de sono. É rico em cálcio, mineral este que ajuda o nosso corpo a regular a melatonina. O mesmo se repete quando se fala no iogurte. Este também deve ser ingerido antes de se deitar como uma boa forma para dormir melhor.

4. Cereais

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Cereais com alto teor de vitamina B6, são uma excelente opção também. Como já foi referido, a vitamina B6 é essencial para a produção de melatonina, o que fará com que seja mais fácil adormecer. Uma taça de cereais, sem nada a acompanhar (isto é, leite ou chá) é um bom exemplo de uma maneira para os ingerir.

5. Legumes

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Os legumes como a couve ou os espinafres, são ricos em magnésio e ferro e contêm uma boa percentagem de triptofano bem como alguns hidratos de carbono. Quando se tratam de hidratos de carbono complexos, esses aumentam a absorção de triptofano. Para além disto, estes legumes podem ajudar a relaxar os músculos e a diminuir a tensão acumulada no corpo, o que irá permitir um sono mais confortável.

6. Pasta de grão de bico

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Assim como a couve ou os espinafres, o grão de bico também é rico em vitamina B6. Pode optar por fazer uma pasta de grão de bico e aplicá-la em tostas ou até mesmo no pão à refeição, ou então por introduzir o grão em saladas. É sempre uma ótima escolha para um jantar simples e rápido, a partir do qual pode tirar benefícios como o facto de contribuir para um sono melhor.

7. Bananas

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Não sabia? As bananas são ricas em potássio e magnésio, que ajudam a relaxar os músculos. Para além disto, são ricas em vitamina B6, que ajudará na produção de melatonina. Sendo o magnésio uma das melhores medidas de prevenção contra a insónia, comer uma banana à sobremesa poderá ser uma excelente ideia para prevenir noites mal dormidas.

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