Trabalho em part-time: vantagens e desvantagens

Esclareça todas as dúvidas sobre o trabalho em part-time. O que é, como funciona, vantagens, desvantagens e onde encontrar ofertas de emprego.

Trabalho em part-time: vantagens e desvantagens
O que é e como funciona o regime de trabalho em part-time?

Os trabalhos em part-time continuam a ser uma alternativa de emprego para muitos portugueses.

Aos habituais jovens estudantes – que procuram conciliar os estudos com um trabalho em part-time que lhes garanta algum dinheiro – e às pessoas que conciliam um trabalho a tempo inteiro com um part-time para conseguir um rendimento extra, juntam-se muitas outras pessoas que, estando em situação de desemprego, encontram neste tipo de trabalho a tempo parcial a forma de reingressarem no mercado de trabalho e, quem sabe, conseguirem a médio prazo um contrato a tempo inteiro.

O que é e como funciona o regime de trabalho em part-time?

Considera-se part-time um trabalho que “corresponda a um período normal de trabalho semanal inferior ao praticado a tempo completo em situação comparável”. Para além disso, um trabalho a tempo parcial só pode ser prestado nalguns dias por semana, mês ou ano, devendo o horário ser instituído por acordo.

Direitos dos trabalhadores em part-time

Os trabalhadores com contrato a tempo parcial têm direito a:

  • Um vencimento base e outras prestações previstas na lei ou em instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, ou a uma proporção do auferido pelo trabalhador a tempo inteiro;
  • Subsídio de refeição normal da empresa ou o previsto pela regulamentação coletiva de trabalho (o que for mais benéfico), exceto quando o período diário de trabalho é inferior a 5 horas. Neste caso, o mesmo deve ser calculado em proporção do período normal de trabalho.

 

trabalho-part-time

Vantagens e desvantagens do trabalho a tempo parcial

Vantagens

Além das já mencionadas vantagens para quem precisa de um rendimento extra com um segundo emprego ou para os estudantes, o part-time tem outras vantagens, como:

  • Horário flexível;
  • Possibilidade de continuar a receber o subsídio de desemprego parcial;
  • Mais tempo para a família, projetos pessoais e para os hobbies;
  • Caso surja uma oportunidade de contrato a tempo inteiro na empresa onde trabalha a part-time, pode acabar por ser contratado a tempo inteiro. Enquanto isso não acontece sempre é melhor ganhar algum dinheiro do que nenhum.

Desvantagens

Nem tudo são vantagens neste regime laboral:

  • Há uma tendência para os trabalhadores em part-time serem os primeiros a sair quando é necessário dispensar funcionários;
  • Normalmente, não são contemplados na gestão das carreiras – promoções, formação, entre outras regalias;
  • Podem não ter os mesmos benefícios que têm os trabalhadores a tempo inteiro.

Onde encontrar trabalhos a tempo parcial?

Uma das formas de encontrar um part-time é procurar nas agências de recursos humanos e trabalho temporário. Existem diversas, com muitos tipos de oportunidades de trabalho (não apenas temporárias ou a tempo parcial). Por exemplo: Adecco, Egor, Randstad, Kelly Services, Michael Page, Multitempo, entre outras.

Esteja atento aos websites destas empresas e verifique as áreas para que mais contratam. Geralmente, as candidaturas são efetuadas no próprio site da empresa.

Também há muitas ofertas de trabalho em part-time listadas em sites generalistas de emprego, como o Net-empregos e o Sapo Emprego. Se o seu objetivo é trabalhar a tempo parcial fora de Portugal, investigue o Anyworkanywhere.

Veja também: