Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Ago, 2020 - 15:53

Bons empregos em part-time: 10 soluções para obter um rendimento extra

Catarina Milheiro

Necessita de um rendimento extra no final do mês? Conheça alguns bons empregos em part-time que pode experimentar.

mulher no computador a procurar empregos em part-time

Encontrar bons empregos em part-time pode parecer algo mais difícil do que é na realidade. Muitas vezes, o segredo passa por saber como utilizar os seus talentos e tentar fazer escolhas que lhe permitam atuar no que mais gosta durante esse período.

De acordo com o estudo revelado pelo OLX, a procura de emprego cresceu 32% no primeiro semestre face ao mesmo período em 2019. Para que consiga ter uma noção, foi possível concluir que as palavras mais pesquisadas na plataforma antes da Pandemia, durante o confinamento e no desconfinamento, foram “part-time”, “empregada de limpeza” e “limpeza”.

Por isso, se procura obter um rendimento extra no final do mês, um part-time poderá ajudá-lo. Quanto mais confiança e prazer conseguir transmitir naquilo que faz, mais facilmente conseguirá continuar a ter projetos na sua área de interesse, ou ser referenciado para futuros trabalhos.

Mas, lembre-se que um trabalho extra também vai exigir um maior esforço e muita organização da sua parte para ser bem-sucedido.

Explore as nossas 10 sugestões de possíveis empregos em part-time para conciliar com os estudos ou com outro trabalho.

10 BONS EMPREGOS EM PART-TIME PARA GANHAR ALGUM DINHEIRO EXTRA

pessoa a procurar empregos em part-time no computador
1

Promotor

Este tipo de emprego está direcionado para dinamizar a promoção de vendas, marcas e eventos. Para ser bem-sucedido nesta área, deverá preencher alguns requisitos chave, como por exemplo:

  • Empatia;
  • Apresentação cuidada;
  • Facilidade de comunicação;
  • Domínio de idiomas;
  • Proatividade;
  • Profissionalismo;
  • Sentido de responsabilidade.

Normalmente, o valor é pago à hora e é variável, consoante o cliente que requer o serviço. Poderá aceder a bons empregos em part-time nesta área através de uma pesquisa na internet, ou inscrevendo-se numa das várias empresas especializadas para o efeito, como por exemplo:

2

Explicador

Se domina uma ou mais disciplinas, e acha que tem perfil para ensinar, pode oferecer os seus serviços como explicador a outros alunos. Normalmente, o valor das explicações é definido à hora e permite uma grande flexibilidade de horários.

Em época de exames, a procura deste serviço aumenta, o que se traduz numa possibilidade de ampliar ainda mais o seu rendimento num curto espaço de tempo.

Pode optar por divulgar os seus serviços através das redes sociais, flyers e até mesmo através de sites de anúncios de emprego, por exemplo.

3

Workshops

Já pensou em partilhar os seus talentos com outras pessoas? Se o seu dom é, por exemplo, a culinária, o artesanato, a fotografia ou até mesmo a costura, saiba que pode dar a possibilidade a outras pessoas de aprenderem consigo e, com isso, conseguir aumentar o seu rendimento no final do mês.

As possibilidades são infinitas, só tem de identificar as suas forças e começar a divulgar a sua arte. Para o ajudar neste processo de divulgação, poderá recorrer ao Facebook Workshops.pt, onde conseguirá estabelecer uma relação de proximidade com potenciais interessados.

Se tem dúvidas em relação aos workshops e cuidados que deve manter tendo em consideração à COVID-19, saiba que são já inúmeras as pessoas que optam por realizá-los via web. A decisão é sua!

4

Instrutor de Fitness

Se tem formação na área do desporto e gosta de ensinar os outros, então porque não tentar um part-time como instrutor de fitness? A verdade é que muitos instrutores de fitness trabalham em regime de part-time e conciliam esta atividade com outros empregos a tempo inteiro.

E esta pode mesmo ser uma oportunidade. Existem várias pessoas que optaram por deixar de frequentar os ginásios habituais porque sentem ainda algum receio devido à pandemia da COVID-19. Então porque não fazer uma pesquisa e apostar nesta área através de novas experiências ao ar livre por exemplo?

Trabalho part time: empregos, ofertas e direitos
Veja também Trabalho part time: empregos, ofertas e direitos
5

Cliente Mistério

E se fosse pago para ir às compras? Sim, hoje em dia isso pode ser uma realidade. Muitas empresas contratam clientes mistério para avaliarem a qualidade dos serviços e dos produtos de uma determinada empresa.

Precisa apenas de algum tempo livre para prestar estes serviços, que irão ajudar outras empresas a serem melhores. Alguns clientes mistério conseguem obter bons resultados financeiros no final do mês.

Pode pesquisar na internet as ofertas disponíveis nessa área ou fazer o registo em plataformas direcionadas para esses serviços, tais como:

6

Freelancer

Pode optar por realizar trabalhos em regime de freelancer e prestar serviços a empresas ou particulares que precisam do seu talento. Serviços de tradução, design, escrita e programação, são apenas alguns exemplos de áreas a explorar.

Existem diversas plataformas onde pode encontrar trabalho como freelancer. Conheça alguns exemplos e comece a procurar:

7

Tradutor

Se tem bons conhecimentos de uma língua estrangeira, pode perfeitamente tentar encontrar trabalhos em part-time para traduzir informação.

Quanto mais amplos forem os seus conhecimentos linguísticos, melhor. Estes trabalhos que têm uma maior remuneração são aqueles em que domina termos técnicos e científicos. E a melhor parte é que pode fazê-lo em regime part-time, definindo o seu horário.

8

Apoios a trabalho de investigação

Se procura bons empregos em part-time e a investigação científica é uma área que lhe dá prazer, saiba que esta requer, muitas vezes, a entrega de questionários a uma grande amostra de pessoas.

Para isso, os investigadores recorrem a colaboradores que possam passar e recolher as respostas dos questionários.

Não sabe por onde começar? Verifique se na sua rede de contactos estão pessoas ligadas ao Ensino Superior ou que estejam a realizar estudos científicos, a sua oportunidade pode também estar aí.

9

Dog walking

O dog walking está a ganhar cada vez mais aficionados. Se, há uns tempos isto era bem mais usual no estrangeiro, agora está a começar a dar que falar em Portugal, basta que cumpra todas as medidas de segurança estipuladas pela DGS.

Procure famílias que tenham um cão e não tenham tempo para o passear e ofereça os seus serviços. Ponto positivo? Pode passear mais do que um ao mesmo tempo e assim redobrar os seus lucros!

10

Venda de vídeos

A sociedade em que vivemos é completamente obcecada por conteúdos, e a verdade é que o conteúdo passa também pela criação de vídeos para as devidas plataformas.

No entanto, nem todos sabem que é possível obter um rendimento extra online com a venda de vídeos. Na verdade, esta é uma das melhores fontes de rendimento extra da atualidade. Dependendo da plataforma que é escolhida e do tema gravado, é possível ganhar dinheiro durante muito tempo.

Damos a conhecer duas plataformas através das quais pode vender os seus vídeos:

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].