Publicidade:

Pedagogia: um conceito essencial na educação das crianças

Damos-lhe a conhecer um pouco mais sobre pedagogia: fundamentos, conceito e prática.

Pedagogia: um conceito essencial na educação das crianças
Saiba mais sobre fundamentos, conceito e prática de pedagogia

A pedagogia é essencial em qualquer modelo de ensino. Dessa forma, conhecer o seu conceito, os seus fundamentos e um pouco mais sobre sua prática torna-se fundamental na sociedade atual.

Hoje em dia, fala-se muito em atitudes que são ou não são pedagógicas, mas conhecemos, efetivamente, o que é a pedagogia?

Conheça o conceito, os fundamentos e a prática de pedagogia

1. Fundamentos

O termo “pedagogia” vem da Grécia Antiga, com origem nas palavras: “paidos” (que significa “da criança”) e “agein” (que significa “conduzir”). Nesta altura, os pedagogos eram os escravos que levavam as crianças à escola. Apesar da sua condição de escravos tornar estes indivíduos em posição de inferioridade, estes tinham, de qualquer forma, de fazer valer a sua autoridade perante a criança, sempre que necessário.

A reflexão sobre a educação inicia-se, efetivamente, durante os séculos XVII e XVIII, quando se procurou reavaliar todos os processos ligados à pedagogia e à educação da criança.

No entanto, é apenas no final do século XIX que os verdadeiros debates sobre a educação surgirão, tendo sido feita muita pesquisa neste campo. Desta forma, criaram-se métodos de ensino e surgiram muitos movimentos a eles associados.

A partir do século XX, a pedagogia é situada no âmbito do conhecimento científico e profissional, começando a haver, nas universidades, cursos superiores em que se estuda, especificamente, a educação.

metodo de ensino

2. Conceito

Nos dias que correm, a pedagogia é vista como um conjunto de saberes dentro da educação. É considerada uma ciência psicossocial, tendo a educação como objeto de estudo.

Desta forma, sofre influência de várias ciências, tais como a sociologia, a psicologia, a filosofia, a antropologia, a medicina, a história, entre algumas outras.

3. Prática pedagógica

A prática pedagógica é uma realidade que não pode ser definida, mas somente concebida de acordo com os princípios que lhe servirem de base. Há sempre que se ter em consideração a relação professor-aluno, e o universo específico de cada instituição de ensino, de cada turma, de cada aluno e professor.

Levar a cabo uma boa prática pedagógica é ter em consideração a teoria mas adaptando-a à realidade concreta de cada situação. Cada universo educativo é muito concreto, com suas especificidades, que deverão sempre ser levadas em consideração. Nenhum estabelecimento de ensino é igual ao outro, assim como nenhum aluno é igual ao outro, também.

Assim, a ação de um professor dentro de uma sala de aula resulta dos seus traços pessoais, em que se incluem os seus valores, a sua personalidade, as suas crenças e valores, e o tipo de cultura da instituição em que leciona. De forma mais ampla, a prática pedagógica tem também por base as políticas educativas em vigor.

Como podemos observar, a pedagogia é algo de muito importante no nosso quotidiano, devendo ser levada em consideração com toda a seriedade que encerra em si mesma.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.