Catarina Reis
Catarina Reis
20 Out, 2021 - 08:35

Dificuldade de aprendizagem: como superar

Catarina Reis

O seu filho revela algum tipo de dificuldade de aprendizagem? Conheça estratégias que pode usar para o ajudar a superar esses obstáculos e ter melhores resultados.

dificuldade de aprendizagem

Há alunos que revelam algum tipo de dificuldade de aprendizagem ao longo do seu percurso escolar. Para os pais, esta situação pode parecer um obstáculo muito difícil de contornar, mas com alguma perseverança é possível. Neste artigo ficaremos a conhecer melhor as origens do problema bem como algumas dicas para o poder superar.

É fundamental combater qualquer dificuldade de aprendizagem, uma vez que em muitos casos poderá ter consequências graves para o indivíduo, a nível social e pessoal.

Quais são as causas das dificuldades de aprendizagem que os jovens revelam de forma mais comum?

As dificuldades de aprendizagem podem ser despertadas por problemas de aprendizagem. Eis os mais comuns: 

  • Incapacidade intelectual, que pode ser de grau muito variável;
  • Atrasos de linguagem, que poderá ser resolvido recorrendo por exemplo a terapeutas da fala;
  • problemas do foro emocional ou comportamental, como quando existem níveis de ansiedade muito elevados, comum em crianças hiperativas, ou com défice de atenção;
  • Problemas familiares que poderão interferir com a capacidade de aprendizagem;
  • Problemas socioculturais, como quando a criança advém de uma família ligada à criminalidade, ou algum outro fator que a leva a ser marginalizada, como pertencer a um grupo minoritário que seja alvo de discriminação;
  • Dislexia: a criança revela dificuldades ao encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona de forma correta os sons às sílabas formadas. O sintoma mais comum passa por trocar a ordem de certas letras ao ler e escrever;
  • Disortografia: a criança apresenta dificuldades na capacidade de escrever, o que leva a um déficit em redigir textos e cometer bastantes erros ortográficos;
  • Disgrafia: a criança demonstra incapacidades no ato motor da escrita, o que origina por exemplo que a sua caligrafia seja de baixa legibilidade.
  • Discalculia: aqui a dificuldade de aprendizagem advém de um comprometimento significativo das competências aritméticas, apesar de um adequado funcionamento intelectual;
  • Défices sensoriais de visão ou audição, muitas vezes difíceis de detetar na criança.

Há, na verdade, estratégias que pode usar para ajudar o seu filho a superar a sua dificuldade de aprendizagem, alcançando melhores resultados nos desafios que a escola lhe apresenta diariamente. Saiba como pode, então, ajudar o seu filho nesta direção.

trabalhos de casa

Consequências causadas pela dificuldade de aprendizagem 

De entre as consequências causadas pelos vários tipos de dificuldade de aprendizagem contam-se:

  • Prejuízos no desempenho escolar;
  • Funciona como um fator espoletador de problemas psicológicos graves, como depressão, ansiedade, desmotivação, ou ainda baixa autoestima;
  • Isolamento social.

Dicas para contornar a dificuldade de aprendizagem do seu filho

1

Não o torne demasiado dependente de si

Os alunos devem aprender a ser autónomos no estudo. É essencial que os pais estejam lá para tirar dúvidas e apoiar, mas não podem fazer as tarefas pelo seu filho. Isto significa que cada aluno deve aprender a refletir sobre o que lê, a selecionar a informação mais importante, a fazer os seus próprios resumos, numa linguagem que entenda quando for estudar.

2

Verifique se o seu filho não tem dificuldades de concentração

Muitas vezes, um dos problemas que estão por trás da dificuldade de aprendizagem é a falta de concentração. Existem técnicas que pode ensinar ao seu filho, de modo a que ele consiga ter mais concentração. Se não for suficiente, deverá consultar o pediatra do seu filho, de modo a poder ser aconselhado sobre o que mais poderá fazer relativamente a esse problema.

3

Esteja atento às dificuldades do seu filho

Há alunos muito fechados, tímidos, que não conseguem expressar as suas próprias dificuldades. Por esse motivo, deverá estar sempre muito atento às dificuldades do seu filho, de modo a traçar um plano de ação.

4

Peça ajuda a um profissional

O que acontece muitas vezes, é que os alunos não sabem estudar. Assim, marque uma consulta de aconselhamento de métodos e técnicas de estudo, com alguém especializado, que possa ajudar o seu filho a organizar os conteúdos e a aprender a estudar, tornando-se mais autónomo e seguro.

5

Demonstre que o aceita incondicionalmente

Independentemente das dificuldades do seu filho, é importante que ele saiba que estará sempre a apoiá-lo em qualquer circunstância.

O papel da escola na dificuldade de aprendizagem dos alunos

Tal como os pais, também os professores poderão ter uma papel importante para que o aluno ultrapasse qualquer dificuldade de aprendizagem que possua.

  • Escolher material, brinquedos, jogos e atividades motoras que constituam oportunidades para estimular o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
  • Investir no sentido de potenciar as competências do aluno. Dessa forma, ele ganhará confiança e alento para superar as dificuldades.
  • Prestar apoio individualizado, nem que isso implique despender mais tempo com o aluno.

Comece já hoje a fazer a diferença na educação de quem mais ama e surpreenda-se com aquilo que o seu filho será capaz de alcançar em termos escolares e de aprendizagem de conteúdos.

Veja também