Portátil muito quente? Saiba como o arrefecer

O seu portátil está muito quente? Este é um dos problemas mais graves que pode ter e um dos que recebe menos atenção. Saiba o que fazer.

Portátil muito quente? Saiba como o arrefecer
A saúde do seu portátil pode estar em risco

O seu portátil costuma ficar muito quente? Apresse-se a corrigir este problema antes que perca tudo o que tem guardado. É mais fácil do que parece, essencial para manter a saúde do seu portátil e muito importante para que tudo funcione a 100%.
 

Possíveis consequências

Antes de tudo, é importante perceber que o sobreaquecimento do seu portátil pode causar danos físicos no mesmo. Pode estragar o disco rígido, o processador, a motherboard… E substituir um destes componentes pode custar mais do que aquilo que pensa. MasHá maneiras de corrigir este problema e de se precaver do mesmo.
 

Ferramentas

Em primeiro lugar, apresentamos-lhe o Speedfan. Se o seu portátil estiver preparado para tal, este programa permite monitorizar a temperatura e a velocidade das ventoinhas. No final, acaba por ser útil para supervisionar a evolução do seu computador e saber quando é que precisa de o mandar limpar.
 

As ventoinhas

As ventoinhas dão o primeiro sinal! Quando uma ventoinha começa a fazer muito barulho é, regra geral, sinal de que o seu portátil está a uma temperatura elevada e precisa de arrefecer. É importante que liberte as entradas e as saídas de ar e que as deixe desobstruídas para uma boa circulação do mesmo. Depois de alguns meses de uso, é normal que o portátil tenha algum pó acumulado e que isso dificulte tanto a entrada como a saída de ar e, consequentemente, a refrigeração do mesmo. É importante que vá efetuando várias manutenções ao seu portátil para limpar o pó. E a forma mais eficiente para o fazer é mesmo abrindo o portátil! Se não sabe como o fazer, nada como procurar assistência técnica de profissionais! Não custa assim tanto e é essencial para manter a boa saúde do seu computador.
 

Outros componentes

Para além das ventoinhas limpas e oleadas, é importante que outros componentes físicos também estejam limpos e de boa saúde. O processador é uma peça fundamental para o funcionamento do seu portátil e também precisa de atenção. Alguma vez ouviu falar em pasta térmica? Esta pasta que se aplica no processador é fundamental para a dissipação de calor e, passado alguns meses de uso é natural que endureça e seque. Uma vez mais, não tenha vergonha de pedir ajuda para fazer isto. É um procedimento delicado mas importantíssimo para a boa saúde do seu portátil.
 

Atenção ao local onde utiliza o portátil!

Procure manter o seu portátil em superfícies lisas, duras e longe do pó. Ao colocar o seu portátil em cima da almofada, da cama ou do sofá, pode tapar as entradas de calor e impedir uma boa circulação do ar. Não precisamos de repetir que isso é prejudicial, certo?
 
Por fim, nada como comprar uma base, com ventoinhas incorporadas. Estas bases costumam ser alimentadas por USB e podem baixar, consideravelmente, a temperatura do seu portátil.
 
Veja também: