12 dicas para poupar combustível

Para além de reduzir o impacto ambiental, se adotar uma condução ecológica irá poupar combustível, bem como algum dinheiro.

12 dicas para poupar combustível
Optimize a condução e poupe dinheiro

Pondo em prática algumas técnicas para a otimização da sua condução, poderá conseguir poupar dinheiro todos os meses. Com orçamentos apertados, é preciso saber como poupar combustível para o ordenado chegar para o mês todo.
 

12 dicas para economizar no combustível

 

1.  Mantenha a velocidade

Se não ultrapassar as 3000 rotações nos automóveis a gasolina e as 2500 nos motores a gasóleo, se mantiver a velocidade e se mantiver a mudança mais alta possível, consegue poupar combustível enquanto se mantém seguro.

 

2. Mantenha os pneus em bom estado

Certifique-se que os pneus têm boa pressão, pois o consumo de combustível aumenta quando a pressão dos pneus é baixa. No entanto, não convém exagerar na pressão, pois se esta for muito alta o veículo irá perder estabilidade. Vejas as nossas 10 dicas essenciais para cuidar dos seus pneus.

 

3. Reduza o uso do ar condicionado

 O uso continuado pode representar cerca de 30 % do consumo de combustível quando circula na cidade, e entre 15 a 20% se circular na autoestrada.

 

4. Desligue o carro quando parado

Sempre que parar o carro por mais de um minuto, está a poupar combustível se desligar o carro em vez de o deixar ligado.

 

5. Mantenha o carro em bom estado

 Cumpra a periodicidade das manutenções previstas pelo fabricante, de forma a prevenir eventuais avarias. O consumo de combustível pode aumentar se circular com problemas nas velas, nos filtros de ar, nos injetores, etc..

 

6. Pratique uma condução defensiva

 Evite acelerações bruscas, altas rotações, travagens repentinas e adote uma condução menos agressiva. Não só estará a poupar combustível, como também vai estar a manter a estrada mais segura para si e para os outros condutores. O carro pode ser potente, mas não é preciso puxar por ele.

 

7. Use o carro o menor número de vezes possível

Quando o carro está parado e o motor está frio é preciso um esforço maior. Com este esforço, gasta-se combustível desnecessariamente. Assim, o melhor para evitar este gasto é usar o carro o menor número de vezes possível por dia. Se tiver recados a fazer, faça-os todos de uma vez.

 
Proteja-se como consumidor - saiba como e onde pouparComeçar a poupar

8. Não ande com coisas a mais no carro

Tal como nós precisamos de energia para carregar pesos, o carro precisa de combustível para fazer a mesma tarefa. Se tirar o peso extra do carro, vai poder poupar com o simples ato de arrumar aquilo que é seu, em vez de obrigar o pobre do carro a aguentar com o peso. Pode até diminuir o risco de atrair algum ladrão.

 

9. Planeie as suas viagens

Ninguém gosta de andar perdido a perguntas a estranhos por onde deve ir para chegar ao destino. Para evitar que isto lhe aconteça, planeie as suas viagens com antecedência e leve um mapa consigo para não se perder. Se possível, um GPS será também uma alternativa a um mapa.

 

10. Evite parar

Acelerar a partir de velocidades baixas é mais fácil para o carro do que pôr o carro a mexer a partir do 0. Sabendo isto, evite parar sempre que possível, e faça por apenas abrandar quando for necessário. No sinais vermelhos, por exemplo, abrande para ver se o sinal muda antes de ter mesmo que parar o carro.

 

11.  Mantenha a distância de segurança

Por muito bonito que seja o carro da frente, deve sempre manter a distância de segurança. Não a manter implica uma condução mais agressiva, maior consumo de combustível e uma maior probabilidade de vir a ter um acidente - não faz muito sentido arriscar.

 

12. Opte por um carro mais económico

No limite, uma das melhores formas de poupar combustível é optar por um carro que beba menos. Apesar de ser um investimento inicial pesado, ao longo dos anos pode vir a compensar, se tiver um carro que gosta de o obrigar a ir à bomba encher o depósito.

 

Quanto poderá poupar?

De acordo com um estudo da Comissão Europeia, efetuado para o setor automóvel, apenas 3% dos condutores aplicam técnicas de condução eficientes, que permitem a redução do consumo de combustível, e como tal poupar dinheiro.

Estima-se que a correta aplicação das técnicas de condução eficiente, também designada por condução ecológica, permitiria conseguir uma poupança de 20% do combustível, o que poderia representar cerca de 160€ por ano para os condutores particulares e cerca de 2000€ para as empresas de transportes.
Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: