7 dicas para conseguir poupar todos os dias

Deixamos neste artigo algumas dicas para conseguir poupar todos os dias. Mesmo que consiga seguir apenas uma ou outra dica, no fim do mês sente a diferença

7 dicas para conseguir poupar todos os dias
Dicas simples com um grande impacto.

Todos os dias gastamos dinheiro e até pequenos gastos acabam por se tornar em despesas consideráveis no final do mês. O café matinal, por exemplo, chega a custar-nos quase €20 por mês, e esta é apenas uma das muitas despesas que temos. Como tal, é uma necessidade poupar todos os dias para conseguirmos ter saldo positivo de ordenado para ordenado.
 

7 dicas para economizar todos os dias

 

1. Poupe na água

Há várias formas de poupar água em casa, desde a instalação de redutores de caudal a colocar uma garrafa cheia no autoclismo. Com pequenos cuidados consegue poupar todos os dias sem sequer ter de estar a pensar no assunto. No fim do mês vai sentir a diferença.

 

2. Poupe energia 

Tal como é importante poupar na água, é importante poupar energia. Para não ter de estar a pensar na poupança, pode utilizar lâmpadas de baixo consumo, ou optar por comprar eletrodomésticos de maior eficiência energética. Claro que desligar sempre as luzes e reduzir o consumo fantasma também ajuda.

 

3. Planeie a sua ementa semanal

Ao saber o que vai precisar de comprar, vai conseguir controlar melhor os gastos no supermercado ao não comprar o que não vai consumir, e ao não o fazer por impulso. Evita também gastar combustível em idas desnecessárias às compras, e consegue ainda evitar ter de ir comer fora, o que pode acabar por sair caro. Tudo isto além de conseguir fazer uma dieta mais equilibrada com facilidade.

 

4. Pratique hobbies rentáveis

Praticar hobbies rentáveis pode ser uma excelente forma de ganhar dinheiro extra, mas neste artigo falamos em conseguir poupar todos os dias e não em aumentar os rendimentos. É simples, se estiver distraído com hobbies vai ter menos tempo para ver lojas e descobrir produtos novos que o vão tentar a gastar dinheiro. O serem rentáveis é apenas um bónus.

 

5. Evite gastos desnecessários

Todos temos gastos diários que não são propriamente úteis.  Comer doces apenas por gulodice, por exemplo, não só faz mal à carteira como também o faz à nossa saúde. Antes de comprar algo, pense se é realmente necessário ou não, e mantenha-se focado nos seus objetivos financeiros.

 

6. Controle o medo de estar a perder alguma coisa

O medo de estarmos a perder alguma coisa – também conhecido como FoMO (Fear os Missing Out) – está mais forte do que nunca graças às redes sociais. Basta passar uns minutos no Facebook para vermos fotos de paisagens incríveis e refeições deliciosas em restaurantes de renome. Como consequência, muitas vezes andamos a esbanjar dinheiro para não estarmos a perder nada e não nos sentirmos excluídos, enquanto a carteira sofre.

 

7. Controle o seu progresso

É difícil poupar todos os dias não há como o negar. Para se manter motivado e ir melhorando a cada mês, deve tentar controlar os progressos que faz ao longo do tempo. Pode vir a ficar surpreendido com os valores que consegue poupar.


Veja também: