Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
18 Mar, 2019 - 18:37

6 hobbies rentáveis que lhe podem garantir um rendimento extra

Pedro Andrade

Precisa de aumentar a sua fonte de rendimentos? Existem diversos hobbies rentáveis que podem ajudá-lo a “engordar” a sua conta bancária. Descubra já como pode mudar de vida.

6 hobbies rentáveis que lhe podem garantir um rendimento extra

Numa era cada vez mais global não faltam oportunidades de negócio e formas de aumentar os rendimentos mensais. “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, escreveu Confúcio. Assim sendo, hoje em dia pode transformar a sua vida, tornar os seus hobbies rentáveis e “engordar” a sua conta bancária de forma fácil e rápida.

Em alguns casos nem precisa de sair de sua casa. Basta ter ligação à Internet para criar um negócio viável e capaz de o ajudar a estabilizar as contas do agregado familiar.

A receita é simples: basta ser bom no que faz, ter algum tempo livre e uma boa dose de criatividade.

Alguns destes exemplos de hobbies rentáveis podem mesmo vir a tornar-se negócios de sucesso, capazes de mudar o rumo da sua vida. Está, então, na altura de rentabilizar os seus dotes e aliviar o esforço financeiro mensal.

6 hobbies rentáveis que pode considerar


1. Escrita

hobbies rentáveis

Tem jeito para as palavras e para a redação? Então, a escrita pode ser a sua próxima fonte de rendimento. Hoje em dia, existem diversos sites e plataformas online que procuram produtores de conteúdo em regime freelancer.

A forma mais simples de ganhar dinheiro com a escrita é vender os seus serviços para este tipo de empresas. Em alguns casos, são procurados redatores com algum tipo de especialização e, por isso, aproveite o seu know-how em determinada área (cultura, moda, gaming, tecnologia, etc.) para produzir e rentabilizar os seus conteúdos.

Se preferir pode, ainda, criar o seu próprio blog e construir a sua audiência através da produção de textos especializados e dedicados a um nicho de mercado à sua escolha. Ainda assim, não se esqueça que precisa de garantir algum tempo e dedicação a este tipo de projetos se quer ser bem-sucedido.

2. Fotografia

hobbies rentáveis

Diz-se que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Hoje em dia, uma fotografia pode valer-lhe umas boas dezenas de euros: tudo, à distância de um clique, literalmente.

Se é um apaixonado por fotografia e tem o equipamento pronto a ser usado, não hesite em utilizar os seus dotes e amealhar boas quantias de dinheiro. Atualmente pode vender os seus trabalhos a diversas plataformas que agregam as mais variadas imagens, como é o caso do Foap ou do Shutterstock.

Pode, ainda, fazer diversos serviços como freelancer (por exemplo, em casamentos, batizados, festas de aniversário, etc.) e ser pago por cada evento em que é contratado.



3. Culinária

hobbies rentáveis

Tem jeito para a cozinha? Então, está na hora de se fazer aos tachos e começar a ganhar dinheiro extra ao final do mês. Se fizer bem as contas, este bem pode ser um dos hobbies rentáveis mais interessantes desta lista.

Já terá ouvido diversas histórias de pessoas que começaram os seus pequenos impérios na cozinha de casa. Se gosta de confecionar as refeições para a família e se os seus dotes culinários são sempre cobiçados, ponha as mãos na massa. Comece por oferecer os seus serviços a amigos e familiares: festas de aniversário, jantares especiais, almoços de família, etc.

Pode, ainda, oferecer os seus serviços (através de parcerias de colaboração) a restaurantes e bares da sua localidade e até fazer serviços de catering a vizinhos e colegas de trabalho.

4. Desenho e ilustração

hobbies rentáveis

Criatividade é coisa que não lhe falta e até tem jeito para o desenho: acabou de encontrar mais um dos hobbies rentáveis que podem ajudá-lo a equilibrar a conta bancária.

Mostre ao mundo os seus talentos através das redes sociais (como Facebook, Instagram, Pinterest ou DeviantArt) e venda os seus trabalhos através da Internet. Se for realmente bom naquilo que faz, será capaz de juntar um bom número de fãs e seguidores (que irão comprar as suas obras).

Pode, ainda, vender os seus serviços através da criação de retratos ou caricaturas, se essas forem as suas zonas de conforto e de interesse.

5. Artes manuais

hobbies rentáveis

A moda do “do it yourself” (DIY), relacionada com os trabalhos manuais, não é nova, mas pode ajudá-lo a amealhar boas quantias de dinheiro ao final do mês.

Se tem jeito para o artesanato ou bricolage, está na hora de rentabilizar os seus talentos e aumentar a sua fonte de rendimento. Basta alguma criatividade para criar objetos únicos e totalmente personalizados que pode vender na Internet, por exemplo, carteiras, capas para telemóvel, etc. Por serem peças únicas e feitas à mão, não estranhe se começar a receber uma enorme quantidade de pedidos.



6. Vídeos

hobbies rentáveis

Esta é uma das novas formas de fazer (muito) dinheiro. Através de plataformas como o YouTube, o Vimeo ou o Twitch poderá conseguir criar uma enorme comunidade de seguidores e monetizar os seus conteúdos.

O segredo é encontrar o nicho de mercado certo. Há para todos os gostos: gaming, tutorias de maquilhagem, culinária, música, humor, etc. Para muitos, o que começa por ser um hobbie acaba por se tornar um negócio rentável e que mobiliza milhares (se não mesmo milhões) de fãs. A lógica é simples: quantas mais visualizações conseguir com os vídeos, maior será o valor faturado.

Veja também