Em tempos de crise, é difícil saber como ganhar dinheiro extra, por isso, todas as oportunidades em que tal seja possível devem ser agarradas com unhas e dentes. Adicionalmente, se estiver desempregado, esta premissa assume-se ainda como mais relevante.
Cientes da necessidade de aumentar rendimentos, deixamos-lhe algumas sugestões que poderá aproveitar para rechear a sua conta bancária e que o podem ajudar a cumprir alguns sonhos ou, quem sabe, a lançar o seu próprio negócio.
28 ideias para ter rendimentos extra

1. Crie o seu próprio blogue
Se tem gosto pela escrita, porque não escrever algo que possa transformar em dinheiro? O fundamental é escrever sobre algo prático, que procure resolver os problemas ou dificuldades das pessoas e satisfazer as suas necessidades. Crie um blogue para os seus textos, associe-o a uma conta Google AdSense e ganhe dinheiro com o que escreve e publica. Pode demorar algum tempo a ganhar vários seguidores, mas devagar se vai ao longe.
Como ganhar dinheiro além disto? Simples: transforme os textos num eBook que poderá vender em todo o mundo através de sites como o Amazon e transformar em mais dinheiro extra.
2. Promova as suas competências
Ao construir um site fidedigno e bem apetrechado de mais-valias para os seus leitores, poderá estar a constituir um excelente negócio online. O mais fantástico é que consegue atingir um público muito vasto, que estará interessado nos seus serviços e com um nível de investimento muito reduzido.
Se tiver competências de arquitetura, gestão, culinária ou outras, construa um site com criatividade e comece a divulgar a sua imagem e a sua marca nas redes sociais. Não se esqueça, ainda, de constituir uma lista de contactos de email para encaminhar as suas novidades, garantindo, deste modo, uma maior interatividade com o seu público-alvo.
3. Teletrabalho
Apesar de pouco divulgado, existe alguma oferta de trabalho à distância. Serviços de traduções, vendas, contabilidades, serviços digitais, entre outros, podem ser encontrados e desenvolvidos a partir de casa.
Ao trabalhar em casa tem menos custos e menos tempo perdido em transportes, pelo que estará numa situação confortável para fazer ofertas com uma excelente relação qualidade/preço para os seus clientes.
4. Crie uma loja online
Não descobrimos a pólvora, é verdade, mas se procura ganhar um dinheiro extra, criar uma loja online é uma boa solução. Seja a comprar online, no estrangeiro, ou em revendedores um pouco por todo o país, por que não montar um pequeno negócio online de venda de acessórios, roupa de criança, vestidos de festa, equipamentos de desporto ou outros? Este é um pequeno negócio, fácil de manter, que pode vir a render muito.
5. Revenda
Se adora cosmética, tem jeito para vendas, trabalha ou estuda num local com muitas pessoas e tem dezenas de contactos, apostar num part-time como revendedora de cosmética pode render-lhe bons lucros. O melhor de tudo é que não precisa de fazer qualquer investimento e pode apenas adquirir aquilo que as clientes encomendam. Pode até combinar esta ideia com a da loja online, para poder vir a ter ainda mais ganhos e rechear a conta bancária.

6. Venda o que já não usa
Temos a certeza que tem em sua casa dezenas de coisas que não usa, seja porque não lhe servem ou porque já não têm ou nunca tiveram utilidade para si. Ora, o que não serve para si, pode servir para outro. Por isso, seja roupa que já não veste, livros que já leu, gadgets culinários que nunca usou, móveis que estão a mais ou prendas de que não gostou… venda tudo em sites com o OLX, CustoJusto ou eBay!
7. Arrende
A sua casa tem espaço de sobra? Com a ajuda de plataformas como a AirBnb, Booking ou Home Away pode ganhar um dinheiro extra a alugar quartos a turistas. Se não quer estranhos dentro de portas, se o contrato permitir, considere o subarrendamento. Ou seja, alugue uma casa na zona turística da sua cidade ou nas imediações e alugue a turistas.
8. Babysitting
Sim, há muito mercado para babysitters. Especialmente se é educador de infância, auxiliar de educação, professor ou tem especial jeito para cuidar de crianças. Nas dezenas de grupos e fóruns de mães no Facebook e em várias páginas, não faltam pedidos de babysitters a full-time, part-time ou para situações esporádicas.
Participe nestes grupos ou fóruns e crie uma página online para divulgar os seus serviços e prepare-se para ganhar dinheiro extra.
9. Ajude os outros
Como ganhar dinheiro extra a ajudar os outros? Bom, nos dias que correm, sobra pouco tempo para algumas tarefas diárias essenciais como cozinhar, lavar e passar a ferro, limpar a casa ou o carro, pequenos recados, fazer os bolos de aniversário da família, entre outros.
Considere oferecer os seus serviços a quem não tem tempo para estas e outras tarefas. Poderá fazê-lo através da internet ou, se preferir, através de família e amigos apenas.

10. Organização de eventos
Tem que estar preparado para perder muitas noites e fins de semana, mas pode ganhar um bom dinheiro a organizar festas de aniversário para crianças, encontros de empresas, casamentos, batizados e comunhões entre muitos outros eventos. Tal como no ponto acima, poderá divulgar os seus serviços através da internet, ou de família e amigos.
11. Cozinhe
Se tem jeito para cozinhar e faz uns petiscos de comer e chorar por mais, tanto pode vender os seus serviços enquanto cozinheiro, como pode fazer parcerias com pastelarias ou restaurantes para lhes vender os seus deliciosos cozinhados.

12. Faça vídeos
A era digital fez da criação de vídeos uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro extra. Tanto os pode fazer para vender, como pode publicá-los em sites como o YouTube e o Vimeo para tentar ganhar dinheiro através de anúncios. Alguns YouTubers famosos chegam até a ser milionários.
13. Tire fotografias
Tal como os vídeos, as fotografias podem vir a ser uma boa fonte de rendimento. Tanto as pode vender através de sites como o Shutterstock e o Foap, como pode oferecer os seus serviços enquanto fotógrafo em eventos.
14. Preencha inquéritos online
Sites como o Netsonda e o Clixsense proporcionam uma boa oportunidade de ganhar dinheiro extra a preencher inquéritos online. Não vai conseguir receber quantias enormes, mas será pago por dar a sua opinião e estará a ajudar entidades a saberem mais sobre o seu público-alvo.
15. Ensine os outros
Se percebe de matemática, música, cozinha, tecnologia, ou qualquer outra matéria, pode dar explicações a quem quer ser especialista na matéria para poder ganhar dinheiro extra. Tanto pode oferecer os seus serviços online, como pode criar um curso online através do Udemy.
16. Seja cliente mistério
Sabia que pode ser pago por ser um cliente mistério? Algumas empresas de consultoria recrutam clientes mistério para obterem alguma informação acerca dos serviços prestados por empresas. Tudo o que precisará de fazer é deslocar-se a locais de venda e ser um cliente, como qualquer outra – com o bónus de ganhar alguns euros extra.
17. Passeie animais
Em Portugal também existe mercado para quem quer passear cães para ganhar dinheiro extra. Precisa apenas de ser um verdadeiro amante de animais e de conseguir encontrar clientes, que poderá procurar através de sites como o OLX, por exemplo.
18. Jogue jogos online
Não precisa de ser um campeão para conseguir ganhar dinheiro com jogos online. Seja através da redação de guias, da venda de bens virtuais ou de vitórias em torneios, há muito a ser ganho nos jogos online.
19. Seja treinador ou formador
Se já tem experiência suficiente na sua área de atividade para ensinar os outros nas suas carreiras, porque não usar isso em seu benefício e no da sociedade? Crie um site para o efeito, no qual você descreve os seus serviços. Publicite-se junto a fóruns da sua área de atividade e ofereça descontos a quem trouxer um amigo ou espalhar a palavra.

20. Crie um curso online
Seja instrutor de um curso administrado através da web, em sites como Udemy ou Skillshare.
21. Venda produtos artesanais
Se tem um talento na área do artesanato, joalharia ou design de material, pode colocar os seus produtos à venda em sites especializados nessas áreas. Os sites Etsy, Cargoh, ou Craft Foxes são algumas das melhores opções disponíveis.
22. Seja turista e guia na sua cidade
Numa altura em que assistimos a um boom de turismo em Portugal, nada melhor do que se posicionar nessa área. Pense em mostrar aquilo que ainda ninguém se lembrou. Crie os seus próprios itinerários. Pense nos segredos mais bem guardados da sua cidade. Os turistas vão adorar.
23. Alugue casa ou quarto no AirBnb
A procura para este tipo de alojamento turístico está neste momento em máximos históricos. Se tem um quarto extra na sua casa, ou uma casa de férias, não perca tempo. Aliste-se já.
24. Seja motorista
Procure anúncios para motoristas particulares. Aliste-se na Uber ou na Lyft.
25. Trabalhe num bar em part time
Se percebe de bebidas, trabalhar num bar pode ser uma boa forma de ganhar algum dinheiro extra.
26. Seja DJ ou músico em eventos
Se a sua área de atividade é a música, porque não disponibilizar-se para tocar música em casamentos ou outros eventos. Normalmente são serviços bem pagos e a oferta é imensa.
27. Toque na rua
Se é músico, porque não exibir a sua arte na rua, mesmo que seja esporadicamente, nos tempos livres? Informe-se se pode usar o local que pretende para o efeito, e que tipo de licenças terá que pedir, para evitar ser multado.
28. Entregue comida
Procure nos restaurantes das redondezas, e vai encontrar muitas ofertas para esta atividade.
Esperemos ter conseguido responder às suas dúvidas sobre como ganhar alguns euros extra. Independentemente da alternativa encontrada, sugerimos que analise as suas competências e interesses, faça umas pesquisas na internet e comece desde já a criar as bases para aumentar os seus rendimentos.
Por fim, não se esqueça que, para qualquer uma destas atividades, terá que cumprir com as suas obrigações fiscais, por isso, é importante estar coletado como trabalhador independente.