O bem-estar económico tem um enorme impacto na nossa saúde. Alguns maus hábitos financeiros podem arruinar o seu saldo bancário e causar muitas dores de cabeça. Todos cometemos erros, alguns até de forma contínua, mas é possível “virar a página” e abraçar novas rotinas bem mais amigas da sua carteira.
5 maus hábitos financeiros que tem de mudar
Se os últimos dias de cada mês são um autêntico suplício que obrigam a um verdadeiro campeonato mundial de ginástica acrobática para garantir que não fica com o saldo a zeros, está na altura de rever esta lista com os maus hábitos financeiros mais comuns.
1. Comprar a crédito

As vantagens dos cartões de crédito são bem conhecidas e podem trazer algum alívio em alturas mais “sufocantes” da sua vida. Ainda assim, o uso abusivo destes cartões podem gerar novos encargos financeiros.
Os especialistas dizem que não deve gastar mais de 30% do limite disponível, caso contrário estará a aumentar o risco de acumular juros desnecessários.
2. Comprar de forma emocional

Há quem não resista a saldos e descontos sempre que vai às compras. Para evitar maus hábitos financeiros e compras impulsivas sempre que avista uma promoção, utilize a técnica dos 10 segundos: segure o artigo na sua mão e tente responder a algumas questões, como por exemplo, “quando vou usá-lo?”, “preciso mesmo deste artigo?”, “posso adiar esta compra?”. Se, nos 10 segundos seguintes, não encontrar respostas satisfatórias, o melhor mesmo é deixar o produto na respetiva prateleira.
3. Não fazer o orçamento mensal

Todos nós temos “uma vaga ideia” dos nossos custos mensais, mas a grande maioria dos portugueses não sabe exatamente onde e quando gasta o seu dinheiro. Para garantir o controlo total do seu saldo bancário, faça o seu orçamento mensal. Dessa maneira vai saber exatamente para onde vão os seus gastos.
4. Comprar por conveniência

O ritmo demasiado acelerado dos dias de hoje nem sempre permite um olhar atento aos nossos gastos, nomeadamente com aquilo a que chamamos “compras de conveniência”.
Opte por tomar café em casa todas as manhãs em vez de parar na pastelaria perto do local de trabalho (basta levantar-se cinco minutos mais cedo). Senão sabe cozinhar, aprenda a confecionar alguns pratos mais simples e poupe nas idas ao take-away e aos restaurantes de fast-food.
5. Não estar disposto a sacrificar alguns vícios pessoais

Neste campo falamos do álcool, do tabaco ou das refeições fora de casa. Comece a cortar nestes vícios pessoais e depressa perceberá as diferenças no seu saldo bancário. Não precisa de fazer um corte repentino, pode fazê-lo de forma gradual. Dessa forma, o processo de habituação é bem mais simples e rápido.
Estes são apenas alguns maus hábitos financeiros que estão a arruinar a sua saúde bancária. Comece já hoje a mudar a sua vida financeira.
Veja também:
- Orçamento familiar: como começar a gerir as contas da casa
- 43 maneiras rápidas de poupar dinheiro
- Deixar de fumar para poupar dinheiro: o impacto no seu orçamento