ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
21 Jul, 2021 - 12:10

Como fazer a lista de compras: dicas para poupar tempo e dinheiro

Mónica Carvalho

Fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado pode ser uma boa ajuda na gestão do seu orçamento familiar.

lista de compras

Saber como fazer uma lista de compras é uma tarefa mais difícil do que parece. Isto é: o problema nem está em escrevê-la, mas como aprender a respeitá-la.

Ir ao supermercado é entrar num mundo cheio de tentações que, no fundo, criam necessidades que, na maior parte dos casos, nem temos. É natural que aqui e ali tenhamos a tendência para ceder às tentações, mas se se tornar uma rotina, o melhor é fazer uma lista de compras antes mesmo de sair de casa. Tome, então, nota destas dicas.

Como fazer uma lista de compras à prova de falhas: 13 recomendações

aplicação lista de compras
1

Conferir o que tem e o que falta

Para saber como fazer a lista de compras mais completa e eficiente possível é preciso fazer algum trabalho de preparação. Faça um check up geral aos seus armários e ao frigorífico para ver o que já tem e o que realmente precisa, sem esquecer, claro os produtos de higiene e de limpeza.

Aproveite para ver se está tudo dentro do prazo de validade e em boas condições de consumo. Este passo pode parecer um pouco demorado de início, mas depois de criar a rotina vai acabar por lhe poupar tempo.

2

Fazer ementas semanais

Com base naquilo que tem em casa, acaba por ser mais simples fazer ementas para toda a semana. Isto porque, face à ementa elaborada, verá mais rapidamente o que precisa de incluir na sua lista de compras. Se fizer tudo isto ao fim de semana não vai desesperar aos finais de tarde dos dias de semana, porque lhe falta determinado ingrediente.

3

Aproveitar o histórico de compras

Cada casa tem os seus padrões de consumo. E tem, por isso, alguns ingredientes e alimentos que são praticamente os indispensáveis à semana, nomeadamente os frescos, como iogurtes, legumes e fruta, por exemplo. Estipule esses itens e inclua sempre na lista. Desta forma não se vai esquecer e pode até passar a tarefa a alguém lá de casa sem falhas.

4

Pensar nas necessidades de cada pessoa

Outra das dicas que o pode ajudar a saber como fazer a lista de compras de forma irrepreensível será pensar não por área (cozinha, casa de banho, lavandaria, etc.), mas sim por pessoa. Tem um bebé em casa? O que está ele a precisar? Fraldas, toalhitas, papa e frutas? E o mais velho? Peças de fruta e tostas para o meio da manhã? E no seu caso? Escreva o nome de cada um e vá preenchendo com as necessidades.

Além disso, se existem restrições alimentares nalgum elemento de família, então, é mais um aspeto que deve considerar.

5

Investir numa lista de compras colaborativa

Que é como quem diz: todos escrevem o que se vão apercebendo o que falta em casa. Por exemplo: deixe um bloco colado com um íman na porta do frigorífico e, à medida que os elementos da família percebam que algo termina ou já não há em casa, escrevem ali de imediato.

6

Separar os produtos por categoria

Esta dica serve essencialmente para lhe poupar tempo – visto que assim encontra o mesmo tipo de produtos em determinados locais. Além disso, também lhe permite poupar dinheiro, porque quanto mais deambular ao acaso, mais probabilidade terá de comprar o que não precisa.

Produtos portugueses
Veja também Produtos portugueses: a escolha certa para apoiar a economia
7

Não ir ao supermercado com fome

Esta é uma velha regra: se for com fome quando for realizar as compras de supermercado é certinho que vai comprar alimentos que não são nutritivos e que nem sequer constam da sua lista.

8

Evitar levar as crianças

Claro que muitas vezes não tem outra alternativa, mas podendo, não leve as crianças consigo ao supermercado, porque é a garantia de que vai gastar mais do que é suposto.

Dado que a maior parte das crianças, principalmente as mais novas, não têm noção do valor do dinheiro, elas estão sempre a pedir alguma coisa, como brinquedos ou doces, por exemplo.

9

Definir um orçamento

Quando estiver a preparar a lista de compras, coloque à frente o preço médio de determinado produto, visto que assim saberá em média quanto irá gastar. Eventualmente até poderá pagar menos, dado que alguns produtos poderão estar em promoção. E isto leva-nos imediatamente até à próxima dica.

10

Estar atento aos folhetos publicitários

Por mais que não goste de ter a caixa cheia de folhetos informativos dos supermercados e demais lojas, a verdade é que estes podem ser muito úteis para perceber o valor real dos produtos e os que se encontram em promoção. Mediante isso, até pode ter de fazer alguns ajustes na sua lista de compras.

Poupar no supermercado
Veja também 17 dicas úteis para poupar no supermercado
11

Aderir às marcas brancas

A proliferação de marcas brancas é notória e não tem de ter receio de as comprar. Além de serem, em muitos casos, bem mais baratas do que as marcas mais famosas, chegam a ser produzidas nos mesmos locais. Isso mesmo, por vezes só muda o nome e a embalagem. Dê-lhes uma oportunidade e não se vai arrepender.

12

Prestar atenção aos prazos de validade

Atualmente já é muito frequente vermos secções próprias com os produtos cujo prazo de validade se encontra prestes a terminar. Se for para consumir dentro do prazo indicado, então compre – nalguns casos o desconto até ultrapassa os 50%.

13

Usar sacos reutilizáveis

Além da vertente económica, recorrer aos sacos reutilizáveis que já tem casa – e seguramente que tem muitos – é uma grande vantagem para o nosso planeta e, consequentemente, para diminuir a quantidade de plástico que usamos.

Dicas úteis que lhe facilitam a vida e fazem da ida às compras algo prazeroso, ao invés de ser uma dor de cabeça. Além disso, existem muitas aplicações que lhe permitem agilizar esta tarefa.

Veja também