Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
08 Dez, 2018 - 11:00

8 apps de lista de compras: conheça as nossas escolhas

Assunção Duarte

Costuma esquecer-se do que falta lá em casa quando vai às compras? Conheça 8 apps de lista de compras que resolvem o seu problema de forma simples.

8 apps de lista de compras: conheça as nossas escolhas

As apps de lista de compras, como o próprio nome indica, servem para fazer listas de compras sem ter de recorrer ao tradicional papelinho e lápis. Se é dos que se esquece sempre de alguma coisa quando vai às compras, mas nunca se esquece de levar o telemóvel consigo, esta seleção de aplicações dedicadas à realização de listas de compras é para si.

Escolhemos opções que funcionam em iPhones e em Androids, todas com versões gratuitas e passíveis de serem utilizadas também em computadores.

8 apps de lista de compras

mulher a fotografar comida

1. Bring

Muito simples e fácil de utilizar, esta aplicação aposta em funcionalidades úteis e necessárias, descartando algumas opções de decoração acessórias que outras apps deste tipo podem oferecer.

É possível criar várias listas, ou dividir uma lista por categorias, com simples toques no ecrã para adicionar/eliminar produtos e quantidades, mas não o seu preço, o que para alguns pode ser um contra.

Se não viver sozinho em casa ou se está a preparar um almoço em conjunto com amigos, a Bring permite-lhe partilhar e sincronizar listas com outros utilizadores com conta na aplicação. Essa sincronização em tempo real faz com que todos possam contribuir inteligentemente para a mesma “despensa”.

Pode ainda enviar e receber notificações sobre as idas às compras dos que partilham a mesma lista para saber o que falta comprar. O input de voz fica a cargo de uma sincronização da aplicação com os assistentes virtuais habituais que o iOS ou Android disponibilizam.

2. Buy Me a Pie

  • Preço: versão gratuita + versão paga Pro (0.99$ por mês/ 14.99$ por ano / 24.99$ licença sem limite de tempo);
  • Android + iOS;
  • Em português.

As apps de lista de compras apostam numa interface intuitiva e a Buy Me a Pie não é exceção. O destaque aqui vai para o banco de dados que a app oferece por defeito. Este exibe uma lista bastante extensa de produtos já introduzidos, organizados por cores distintas, e que o utilizador pode selecionar por toque ou escrevendo as primeiras letras para ver se existe.

Se não existir, pode introduzir novas entradas, aumentando o banco de dados. Quando está a criar a sua lista, pode filtrar os produtos por ordem alfabética, tipo de produto ou por favoritos. Isto quer dizer que quanto mais usar a aplicação, mais fácil será esta perceber o que costuma comprar para passar a oferecer-lhe na filtragem as suas escolhas preferidas.

Na versão gratuita pode ter até três listas de compras em simultâneo, partilhá-las com duas contas e organizar os itens por 8 grupos de cores. Na versão paga pode criar um número ilimitado de listas de compras e partilhá-las com quantas pessoas quiser, desde que estas tenham conta na Buy Me a Pie.

3. ListOn

  • Preço: gratuita;
  • Android;
  • Em português

Para muitos é uma das apps de lista de compras mais fáceis e intuitivas de utilizar no universo Android. Com o objetivo de tornar a visita dos utilizadores ao supermercado mais rápida e eficiente, esta app conta com a capacidade de adicionar preços aos artigos, o que lhe permite calcular previamente os custos das sua compras.

Pode escolher visuais e sons personalizados, já vem com mais de 600 sugestões de artigos classificados por categorias para formar listas e poderá importar mais itens diretamente do clipboard. Permite fazer várias listas e partilhá-las via WhatsApp, Line, E-mail e SMS. Pode gravar um histórico de compras que mais tarde poderá recuperar na próxima vez que for ao supermercado.

4. Out of Milk

  • Preço: gratuita / versão Pro paga (não está atualmente ativa);
  • Android + iOS;
  • Em inglês.

Esta aplicação oferece três tipos de listas diferentes: para fazer compras, para organizar a sua despensa e para organizar as suas tarefas. Permite adicionar produtos, categorias, quantidade e, uma das características mais apreciadas pelos utilizadores mais poupados, preços de produtos para que a aplicação possa calcular automaticamente o custo final dos itens introduzidos.

Para inserir os itens na lista pode digitar os seus nomes, usar comando de voz através do Google Home ou da Siri e, uma das grandes vantagens desta aplicação, fazer um scan aos códigos de barras dos produtos com a câmara do seu smartphone. A partilha também é possível com outras pessoas que tenham conta na aplicação.

5. Lista de Compras

  • Preço: gratuita;
  • Android;
  • Em português.

Considerada uma das mais simples de utilizar, esta app permite agrupar itens por categorias, por lojas ou por eventos ou datas especiais que queira criar, como aniversários e Natal.

Também é muito fácil de partilhar com outros utilizadores, que podem acionar alertas e avisos de compras para que todos possam contribuir eficientemente para a mesma lista.

Quando cria uma lista/evento pode atribuir-lhe características especificas, como cores ou tipo de lojas que a ela quer associar, o que pode orientar os seus parceiros de lista para as lojas onde já tenha pesquisado as melhores promoções.

6. Listonic

Esta foi a aplicação que obteve melhores classificações e mais downloads em 2018. Os seus fãs apontam as suas características práticas como o melhor atrativo.

A interface intuitiva permite fazer a lista com todas as funcionalidades já anunciadas para as outras aplicações, inclusive comando de voz via assistente virtual e sincronização em tempo real com outros utilizadores.

A Listonic permite também adicionar o valor dos produtos para fazer o cálculo automático de quando vai gastar na sua ida ao supermercado. O destaque vai para o facto do utilizador poder acrescentar a cada item uma foto do que pretende comprar, garantindo que outro utilizador da sua lista compre mesmo a sua marca e produto favorito.

7. Google Keep

O Google Keep não é uma aplicação criada de raiz para fazer listas de compras, mas muitos dos seus utilizadores adoptaram-na para isso.

Desenvolvida com o objetivo de oferecer um serviço de post-its virtuais, uma espécie de bloco de anotações digitais que permita ao utilizador capturar rapidamente o que está a pensar e receber mais tarde um aviso para voltar ao assunto, esta aplicação revelou-se perfeita para fazer listas de compras.

Pode criar notas com voz, com fotos e com texto, e guardá-las numa lista para si ou para partilhar com quem quiser. Para fazer as suas compras, basta escrever uma anotação e transformá-la em lista através de um toque, ou pode optar por criar uma lista de raiz acrescentando os itens que desejar.

Quando a partilha nas redes sociais, via chat ou e-mail, à semelhança do que acontece com as aplicações dedicadas, todos os envolvidos podem adicionar itens numa lista única centralizada.

8. Aplicações de lojas distribuidoras

  • Preço: gratuitas;
  • Em português.

Em Portugal, a maior parte dos grandes distribuidores já possui a sua própria aplicação para fazer listas de compras como, por exemplo, a Smart Continente, a App Pingo Doce, a App Jumbo ou a Lidl Plus.

Este tipo de aplicações permite fazer listas de compras dedicadas às suas lojas específicas e garante uma sincronização com funcionalidades extra para os utilizadores que já possuam cartão da loja, como aceder aos folhetos ou promoções atualizadas e partilha com outros utilizadores.

O nosso destaque vai para a Smart Continente que aceita comandos de voz ao criar as suas listas via Google Home ou Amazon Alexa, claro que apenas em inglês. A App Jumbo também permite registar as suas compras usando a sua câmara como leitor de código de barras. Se for um utilizador fiel a uma única loja para as suas compras de supermercado, este tipo de apps podem ser uma excelente solução para si.

Veja também