ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Reis
Catarina Reis
26 Mai, 2022 - 16:00

Sites para encontrar trabalho como freelancer em 2022

Catarina Reis

Conheça vários sites para encontrar trabalho como freelancer, em diversas áreas e para diferentes perfis, e também para empresas que pretendam contratar.

computador aberto na bolsa de emprego público

Se quer ganhar um dinheiro extra, se está desempregado ou deseja fazer de um hobby um segundo emprego ou mesmo trabalhar como freelancer a tempo inteiro, há vários sites para encontrar trabalho como freelancer que tem de conhecer.

Atualmente, muitas empresas em todo o mundo recorrem ao trabalho freelancer em inúmeras áreas. Conheça toda a oferta de oportunidades existente para começar já a mostrar as suas competências e a ganhar dinheiro.

Preparado? Agora já não há desculpas, porque pode encontrar aqui sites e ofertas para os mais variados perfis e áreas.

Sites para encontrar trabalho como freelancer em diversas áreas

Ficaria surpreendido com a quantidade de sites para encontrar trabalho como freelancer que existem, não só para o potencial freelancer, mas também para as empresas encontrarem os trabalhadores de que precisam, independentemente do tipo de trabalho ou projeto.

pessoa a pesquisar no computador

Confira de seguida os melhores sites para encontrar trabalho como freelancer em 2022

Upwork

Upwork é atualmente um dos melhores sites freelancer para encontrar trabalho. Especialmente para quem trabalha em web, design gráfico, ou em escrita de conteúdos, o Upwork tem muito a oferecer. A oferta de anúncios de emprego é muito grande, mas é atualizada constantemente. Todos os tipos de empresas, desde startups até às grandes corporações, todas recorrem ao upwork para encontrar talentos.

DesignHill

A Designhill ajuda empregadores na busca por designers freelancer. Por exemplo, é possível usar a plataforma para criar concursos de projetos para encontrar os melhores criativos. É possível ainda encontrar freelancers procurando serviços específicos usando um campo de pesquisa.

Toptal

O Toptal assume-se como a plataforma ideal para encontrar a nata dos talentos, uma vez que se baseia num sistema de seleção rigoroso. De entre milhares de profissionais, o toptal consegue identificar os melhores dos melhores. A título de exemplo, empresas como Ao Airbnbm Duolingo ou Shopify recorreram ao Toptal para contratar designers.

LinkedIn ProFinder

É certo que a versão gratuita do LinkedIn pode ser uma grande alavanca para muitos profissionais freelancer, uma vez que disponibiliza ferramentas poderosas o suficiente para qualquer profissional dar nas vistas. 

Mas o LinkedIn decidiu ir mais longe ao criar o LinkedIn ProFinder, uma ferramenta que ajuda ainda mais as empresas a encontrar os freelancers mais qualificados. Os empregadores podem filtrar por diferentes especialidades, como marketing de conteúdo, design, e muito mais. 

O utilizador receberá por email as melhores propostas existentes no mercado para o seu perfil. Além disso, são disponibilizadas ferramentas analíticas, como quem viu o seu perfil, e outros dados estatísticos que poderão ser muito úteis.

Behance

O Behance é uma plataforma muito útil para freelancers criativos. É especialmente atrativo para os grandes talentos em ilustrações, animações, web design, ou ainda para quem desenvolve apps para dispositivos móveis.

SimplyHired

O SimplyHired tem muitos recursos excelentes, como a disponibilização de guias sobre como escrever currículos, escrever cartas de apresentação e outras informações realmente úteis. O SimplyHired ainda tem um construtor de currículos online gratuito para quem necessitar renovar o seu.

Zaask

A Zaask propõe-se encontrar os melhores profissionais aos melhores preços. possui o atrativo de não ter custo de registo – o cliente efetua o pedido online e recebe até 4 orçamentos gratuitos.

Fiverr

O Fiverr é uma plataforma excelente para os freelancers exporem o seu trabalho e receberem propostas instantaneamente. Muitos profissionais usam o Fiverr diariamente a 100% e relacionam-se com os seus clientes de uma forma organizada e muito eficiente.

Sites para encontrar trabalho como freelancer em 2022 em áreas específicas

Ensino

É especialista em algo que queira ensinar? É provável que haja alguém que precise da sua ajuda e que possa, assim, conseguir um trabalho como freelancer ensinando algo.

Quer se trate de um assunto de ensino básico, secundário ou universitário; de uma língua ou de qualquer outra coisa, há plataformas que facilitam o ensino online. Seguem-se alguns exemplos:

Escrita e línguas

Quer escrever como freelancer? Tem conhecimentos de outras línguas? Espreite as opções abaixo.

Fotografia

Tem uma boa máquina fotográfica e olho para a fotografia? Isso é tudo o que precisa para começar a ganhar dinheiro como um fotógrafo freelancer. Aqui estão alguns sites que o irão ajudar:

Tecnologia

Os trabalhos em áreas tecnológicas são dos mais procurados, por isso, se tem competências nesta área é aqui que deve começar a procurar:

Web design e desenvolvimento web

Aqui estão alguns outros sites que o ajudarão a encontrar empregos em desenvolvimento web, web design e noutros projetos criativos.

Como pode ver pela amostra acima, são muitos os sites para encontrar trabalho como freelancer, alguns exigem conhecimentos da língua inglesa, mas também encontra sites com língua e projetos exclusivamente em língua portuguesa. Bom trabalho!

Veja também