Inês Pereira
Inês Pereira
15 Set, 2019 - 07:00

Os melhores hobbies para aliviar o stress e relaxar

Inês Pereira

Sair do trabalho não tem de ser sinónimo de ir para casa fazer zapping na TV. Aposte em hobbies para aliviar o stress e aproveitar o resto do dia.

Os melhores hobbies para aliviar o stress e relaxar
O artigo continua após o anúncio

Enxaquecas, insónias, sensação de cansaço constante, alterações de humor, tensão muscular e ansiedade. Se estes sintomas fazem parte do seu dia a dia ou lhe parecem familiares, então é provável que sofra de stress, o grande mal do século. O seu emprego poderá ser a grande fonte deste problema mas chegar a casa e perder-se noutras responsabilidades também não ajuda, daí a necessidade de procurar hobbies para aliviar o stress.

É importante que aproveite ao máximo o pouco tempo livre de que dispõe e que o invista em algo que lhe dê prazer e ajude a desanuviar. Apesar de todos o afazeres, deve ter tempo para si e evitar a ideia de ficar sempre no sofá sem fazer nada.

Se está cansado de desperdiçar o seu tempo livre com as lides domésticas ou atividades que em nada contribuem para a sua felicidade então aproveite para conhecer alguns hobbies que lhe poderão encher as medidas. Opções não faltam, só tem de escolher o seu preferido e meter mãos à obra.

Hobbies para aliviar o stress: divirta-se após o trabalho com estas opções

conheça bons hobbies para aliviar o stress

Após um dia inteiro de trabalho, ou uma semana, é importante parar e esforçar-se para esquecer os dramas profissionais e focar-se na sua vida pessoal e bem-estar. Estabelecer limites entre a esfera profissional e a esfera privada é crucial para uma existência mais saudável.

E tendo em conta que perder tempo a fazer scroll nas redes sociais ou a fazer zapping na TV não são boas alternativas, deve investir em atividades mais saudáveis, relaxantes e enriquecedoras. No entanto, é normal que não saiba ao que se pode dedicar de modo a sentir-se estimulado e relaxado.

Para resolver este dilema, trazemos-lhe algumas sugestões de hobbies para aliviar o stress que poderão ser do seu agrado. O importante é escolher algo que o faça verdadeiramente feliz e o ajude a sentir-se revitalizado (mesmo que tenha de gastar alguma energia).

Praticar desporto

Depois da azáfama do dia é provável que só lhe apeteça deitar-se e descansar. Contudo, contrariamente àquilo que possa pensar, uma boa forma de descarregar todas as frustrações, pessoais ou profissionais, e aliviar a tenção é manter-se ativo e gastar mais energia.

Assim, a melhor solução pode mesmo ser praticar desporto, seja numa ida ao ginásio, num treino rápido em casa ou num jogo de futebol com os amigos. Basta que invista 30 minutos a 1 hora na prática desportiva (todos os dias ou em dias alternados, como preferir) para se sentir muito melhor e mais aliviado.

O artigo continua após o anúncio

Cozinhar

Cozinhar é uma atividade extremamente terapêutica e relaxante. Pode procurar uma nova receita, algo que nunca tenha experimentado mas que sempre suscitou curiosidade, e colocá-la em prática. Terá assim a possibilidade de provar novos sabores num prato totalmente confeccionado por si.

Uma ótima alternativa será levar esta atividade mais longe e convidar os amigos para, juntos, cozinharem. Não tem uma experiência nova como socializa com aqueles de quem mais gosta.

Fazer jardinagem

O que é que pode aliviar mais o stress do que o contacto com a natureza? Trocar uma flor de vaso, plantar sementes de uma qualquer planta aromática, regar o canteiro ou simplesmente apreciar o seu trabalho de jardinagem são formas muito simples de relaxar.

E a melhor parte é que é algo que pode fazer sem sair de casa, mesmo que viva num pequeno apartamento. Afinal, qualquer cantinho consegue receber um vaso. Não faltam opções: pode criar a sua mini horta, ter um jardim interior ou cuidar apenas da sua flor preferida.

Dançar

Este é um dos hobbies para aliviar o stress que mais benefícios físicos e mentais traz, deixando-o mais bem disposto e capaz de enfrentar os habituais problemas e dilemas da rotina diária.

Fortalecerá os músculos, melhorará a resistência respiratória e trabalhará os movimentos corporais. Pode também aproveitar para fazer novas amizades e ter umas boas sessões de riso sempre que, por engano, pisar o pé de alguém.

Fazer voluntariado

O voluntariado é uma daquelas atividades que toda a gente devia experimentar pelo menos uma vez na vida. Além de contribuir para um mundo melhor, mais justo e mais equilibrado, o trabalha voluntário permite-lhe o contacto com pessoas diferentes e com histórias de vida enriquecedoras.

Poderá desenvolver novas skills e trabalhar o seu equilíbrio emocional, ao mesmo tempo que ajuda quem mais precisa. Nem terá tempo para pensar na discussão que teve com o colega de trabalho ou no prazo que tem de cumprir. De facto, um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluiu que as pessoas que fazem voluntariado têm menor tendência a sofrer de depressão.

O artigo continua após o anúncio
Veja também