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Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
15 Set, 2020 - 10:52

Os melhores hobbies para aliviar o stress e descansar

Catarina Milheiro

Sair do trabalho não tem de ser sinónimo de ir para casa fazer zapping na TV. Aposte em hobbies para aliviar o stress e aproveitar o resto do dia.

jovem a pintar como um dos hobbies para aliviar o stress

Sente que precisa de encontrar alguns hobbies para aliviar o stress? Se no seu dia a dia tem sintomas como sensação de cansaço constante, insónias, enxaquecas, alterações de humor, ansiedade e tensão muscular, então é provável que sofra de stress, o grande mal do século.

Cada vez mais, é extremamente importante que se adotem hábitos que podem ajudar a nossa saúde mental, principalmente em tempos de pandemia. Colocar o corpo em movimento e aprender a lidar com as emoções faz parte do processo para se manter em equilíbrio, por exemplo.

É crucial que aproveite ao máximo o pouco tempo livre de que dispõe e que o invista em algo que lhe dê prazer e ajude a desanuviar. Afinal, apesar de todos os afazeres, deve ter tempo para si e não ficar no sofá sem fazer nada produtivo.

Se está cansado de desperdiçar o seu tempo livre com as lides domésticas ou atividades que em nada contribuem para a sua felicidade, aproveite para conhecer alguns hobbies que lhe poderão encher as medidas. Opções não faltam, só tem de escolher o seu preferido e meter mãos à obra.

HOBBIES PARA ALIVIAR O STRESS: APRENDA A RELAXAR E DIVERTIR-SE COM ESTAS oPÇÕES

frequentar ginásio

Após um dia inteiro de trabalho, ou uma semana, é importante parar e focar-se na sua vida pessoal e bem-estar, optando por incluir alguns hobbies para aliviar o stress acumulado. Estabelecer limites entre a esfera profissional e a esfera privada é crucial para uma existência mais saudável.

Tendo em conta que perder tempo a fazer scroll nas redes sociais ou a fazer zapping na TV não são boas alternativas, deve investir em atividades mais saudáveis, relaxantes e enriquecedoras. No entanto, é normal que não saiba ao que se pode dedicar de modo a sentir-se estimulado e relaxado.

Um estudo da Universidade Bowling Green State, nos Estados Unidos, mostrou que o mindfulness, também conhecido como meditação de atenção plena, pode ajudar as pessoas que são mais perfecionistas a lidarem e ultrapassarem o stress causado pela obsessão de fazer tudo na perfeição em algumas atividades.

E se pensa que o mindfulness é uma meditação daquelas em que fica com os olhos fechados, em silêncio e a respirar fundo, engane-se. Atente nas nossas sugestões de hobbies para aliviar o stress e encontre algo que o ajude a sentir-se realmente feliz e revitalizado.

1

Praticar desporto

Todos sabemos que depois da azáfama do dia é provável que tudo o que nos apeteça fazer é deitarmo-nos e descansar. No entanto, contrariamente àquilo que possa pensar, uma boa forma de descarregar todas as frustrações, sejam elas pessoais ou profissionais, e aliviar a tensão é manter-se ativo e gastar mais energia.

Assim, a melhor solução pode mesmo ser praticar desporto, seja numa ida ao ginásio, num treino rápido em casa ou num jogo de futebol com os amigos. Basta que invista 30 minutos a 1 hora na prática desportiva (todos os dias ou em dias alternados, como preferir) para se sentir muito melhor e mais aliviado.

Se optar por fazer desporto em casa, saiba que atualmente já existem inúmeros vídeos de treino em casa, com ou sem a ajuda de material específico, basta procurar!

2

Pintar

Já alguma vez experimentou fazer uma pintura ou colorir livros? A verdade é que esta atividade pode, em muitas pessoas, funcionar como uma terapia de relaxamento.

Se pensa que pintar uma tela não será assim tão terapêutico para si, opte por experimentar um livro de colorir. Este tipo de livros, para além de serem capazes de o remeter à sua infância, prometem ainda minimizar o stress provocado pelas atividades do dia a dia.

3

Cozinhar

Cozinhar é uma atividade extremamente terapêutica e relaxante. Pode procurar uma nova receita, algo que nunca tenha experimentado, mas que sempre suscitou curiosidade, e colocá-la em prática. Terá assim a possibilidade de provar novos sabores num prato totalmente confecionado por si.

Uma ótima alternativa será levar esta atividade mais longe e convidar os amigos para, juntos, cozinharem. Não tem uma experiência nova como socializa com aqueles de quem mais gosta.

4

Praticar o mindfulness

Ainda não conhece o mindfulness? Trata-se de uma meditação que engloba um conjunto de técnicas, que exige um elevado nível de concentração mental e emocional em qualquer atividade que esteja a fazer – como cozinhar, caminhar ou até mesmo a trabalhar.

A verdade é que vivemos na era da tecnologia e da velocidade, algo que tem vindo a afetar o nosso cérebro e a condicionar a nossa saúde mental. E repare, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 90% da população tem problemas relacionados com o stress.

Por isso mesmo, a prática de mindfulness tornou-se já necessária para muitos que pretendem manter a sanidade mental no meio do caos do dia de trabalho. Atente nas seguintes práticas bastante simples que pode optar por fazer:

  • Concentre-se na respiração: sente-se numa cadeira confortável, apoie os pés no chão e passe alguns minutos sem fazer nada a não ser respirar levemente para dentro e para fora. Concentre toda a sua atenção na respiração;
  • Caminhe: sinta as suas pernas a movimentarem-se de um lado para o outro com os pés bem apoiados no chão. Concentre-se apenas no ato de caminhar e mantenha o foco – não se distraia com o cão que passou ou com o barulho dos carros;
  • Repita várias vezes um aspeto positivo sobre si: escolha uma mensagem curta e positiva sobre si mesmo (um mantra) e repita-a sucessivamente a cada inspiração. Desta forma, vai manter a sua mente no caminho certo.
5

Fazer jardinagem

O que é que pode aliviar mais o stress do que o contacto com a natureza? Trocar uma flor de vaso, plantar sementes de uma qualquer planta aromática, regar o canteiro ou simplesmente apreciar o seu trabalho de jardinagem são formas muito simples de relaxar.

E a melhor parte é que é algo que pode fazer sem sair de casa, mesmo que viva num pequeno apartamento. Afinal, qualquer cantinho consegue receber um vaso. Não faltam opções: pode criar a sua mini horta, ter um jardim interior ou cuidar apenas da sua flor preferida.

6

Dançar

Este é um dos hobbies para aliviar o stress que mais benefícios físicos e mentais traz, deixando-o mais bem disposto e capaz de enfrentar os habituais problemas e dilemas da rotina diária.

Fortalecerá os músculos, melhorará a resistência respiratória e trabalhará os movimentos corporais. Pode também aproveitar para fazer novas amizades e ter umas boas sessões de riso sempre que, por engano, pisar o pé de alguém.

7

Fazer voluntariado

O voluntariado é uma daquelas atividades que toda a gente devia experimentar pelo menos uma vez na vida. Além de contribuir para um mundo melhor, mais justo e mais equilibrado, o trabalha voluntário permite-lhe o contacto com pessoas diferentes e com histórias de vida enriquecedoras.

Poderá desenvolver novas skills e trabalhar o seu equilíbrio emocional, enquanto ajuda quem mais precisa. Nem terá tempo para pensar na discussão que teve com o colega de trabalho ou no prazo que tem de cumprir.

De facto, um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluiu que as pessoas que fazem voluntariado têm menor tendência a sofrer de depressão.

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