Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Clara Cardoso Barreiros
Clara Cardoso Barreiros
23 Ago, 2018 - 14:31

22 hobbies interessantes para começar já hoje

Clara Cardoso Barreiros

Conheça uma série de hobbies interessantes, que lhe podem estar a fazer muita falta. Pronto para experimentar umas coisas novas?

22 hobbies interessantes para começar já hoje

É normal que a certa altura da vida que os nossos amigos e familiares tenham menos tempo para nós. Afinal, também têm os seus afazeres, os seus compromissos, obrigações e gostos. Por isso, é importante que arranje um ou vários hobbies interessantes que o entretenham e façam mais feliz.

22 hobbies interessantes que precisa de incluir na sua vida

1. Comece um blog

Crie um blog acerca das suas paixões. Gosta de crítica desportiva? Escreva sobre isso, faça prognósticos de jogos. Gosta de manualidades? Faça um blog (ou um vlog, se preferir) com tutoriais de DIY. Pode ser uma ótima forma de dar uma voz à sua paixão e, quem sabe, juntar uma comunidade de aficionados com quem conversar.

2. Faça voluntariado

Seja a ajudar crianças com trabalhos de casa, seja a fazer companhia a idosos em lares, limpar florestas e praias. Fazer o bem é sempre um bom hobby.

voluntariado

3. Faça voluntariado online

Para quem tem vontade de fazer voluntariado, mas pouco tempo em mãos, talvez um voluntariado online não seja má ideia. Pode, por exemplo, fazer traduções de Ted Talks, ceder umas horas para escrever e editar textos para a ONU, bem como web design, desenvolver sites, editar vídeos e muitas outras coisas.

4, Acampe mais vezes

No fundo, é quase como se se forçasse a ir de férias mais vezes e a desligar-se do ritmo frenético dia-a-dia. É uma ótima forma de apanhar mais sol, respirar mais ar puro, fazer mais exercício e aprender a ser mais frugal, simples e feliz.

5. Aprenda a tocar um instrumento

Experimente começar por um instrumento barato e mais fácil, como ukele, por exemplo. Aproveite as inúmeras apps e tutoriais no Youtube! O que importa é que se dedique e se divirta.

6. Aprenda a falar uma língua diferente

O que não faltam são recursos, apps e canais no youtube para aprender os níveis mais básicos de uma língua, se não quiser inscrever-se em aulas ou contratar um professor particular. Aliás, pode ser um bom ensaio para umas férias passadas no estrangeiro!

aprender ingles

7. Experimente ter um Bonsai

Não compre um já estilizado e que só precise de manutenção; faça você mesmo um de raíz. Não é assim tão fácil, e muito menos rápido, mas o que não faltam por aí são recursos online que o podem ajudar.

8. …Ou um Kokedama

Se gosta de plantas suspensas, experimente fazer um kokedama. Acredite, fica um arranjo todo bonito lá para casa.

9. E umas aulas de dança?

Faça umas aulas de dança do que mais gostar. E depois não se esqueça de ir a festas, exibir o que aprendeu.

10. Exercite-se com yoga

Melhore o conhecimento que tem do seu corpo, treine a flexibilidade, a postura e o controlo mental!

11. Bebidas artesanais

Falando de hobbies interessantes, faça você mesmo os seus licores e as suas cervejas. Fica já com os presentes de Natal arrumados!

12. Pinte mandalas

É muitíssimo relaxante pintar mandalas. É ótimo para se concentrar no momento, em si próprio, abstraindo-se da rotina e das preocupações do quotidiano.

13. Faça origamis

Comece com origamis simples e vá aumentando a sua complexidade. São um toque muito engraçado que pode dar à sua secretária!

origami

14. Cozinhe mais

Seja para amigos ou família, seja porque se inscreveu em algum workshop para aprender novas receitas, cozinhar é dos hobbies mais interessantes e mais gratificantes de sempre.

15. Conheça a sua zona

Especialmente se vive em cidades, não deve encarar a sua zona de residência como apenas um dormitório. Conheça os mercados, os cafés, os talhos, as floristas, os parques e tudo de bom que pode retirar do seu entorno.

16. Visite museus

São os museus mais perto de onde vivemos aqueles que pior conhecemos. Mude isso!

17. Faça caminhadas na natureza

Faça umas caminhadas pela praia, no campo ou no meio das serras pelo menos uma vez por mês. Se não quer ir sozinho, não se preocupe: existem grupos (e negócios) que organizam este tipo de atividade.

Por exemplo, pode conferir a Green Trekker e consultar os seus programas. Se gosta de exercício físico,  fazer caminhadas na natureza é dos hobbies mais interessantes que pode ter.

18. Leve a fotografia mais a sério

Invista mais tempo (e talvez dinheiro em equipamento, também) em fotografia. Pode até tentar rentabilizar o seu hobby, vendendo os direitos das suas fotografias a bancos de imagens.

19. Faça GIFs e memes

Aprenda um pouco de edição de imagem, entretenha-se e faça os outros rir! Mas atenção, fazer memes com fotos do patrão pode não ser lá muito boa ideia.

20. Deixe-se apaixonar pela Netflix

Pode encontrar muitas séries complexas, inteligentes e viciantes na Netflix. Balançando com exercício físico, pode ser um dos hobbies mais interessantes a começar hoje.

netflix

21. Leia mais livros

Há livros para todos os apetites e é uma forma boa para melhorar a sua capacidade criativa.

22. Aprenda defesa pessoal

Se pretende aumentar a sua auto-confiança, aprender defesa pessoal pode ser um passo importante do processo!

Foi algo árduo chegar a uma lista de 22 hobbies interessantes, uma vez que há mil e uma coisas a que se pode dedicar nos seus tempos livres. Esperamos que use e abuse destas sugestões!

Veja também