ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Inês Silva
Inês Silva com Catarina Milheiro
05 Fev, 2021 - 10:15

Hobbies que ficam bem no currículo: conheça 13

Inês Silva com Catarina Milheiro

Há hobbies que ficam bem no currículo? Sim, mas nem todos. Depende, sobretudo, do emprego a que se está a candidatar. Saiba mais e complete o seu CV.

pessoa ao computador a analisar hobbies que ficam bem no currículo

O tradicional conselho de carreira passa por não incluir as suas atividades pessoais num CV. No entanto, em algumas situações, esta informação pode acrescentar valor ao seu percurso profissional e destacá-lo pela positiva. Por isso, sim: há mesmo hobbies que ficam bem no currículo.

Fazer um currículo perfeito é uma tarefa complicada, e na verdade, muitas vezes são as secções mais simples como esta que nos fazem bloquear. Em plena pandemia e em período de confinamento é importante continuar a dar relevância aos hobbies. Fique connosco e saiba tudo.

Hobbies no currículo: porquê, quando e como

Porquê?

Além das qualificações e experiências profissionais, os hobbies revelam mais sobre a personalidade. Estes detalhes extra podem mostrar que tem competências para assumir uma determinada função, tornam o seu currículo mais único e dão-lhe até tema de conversa durante uma possível entrevista.

Além disto, numa fase como esta de confinamento obrigatório, é crucial deixar claro que continua a exercer atividades que estimulem a sua criatividade e produtividade.

Quando?

Esses detalhes pessoais devem ser incluídos quando está a candidatar-se a trabalhar em empresas menos tradicionais. Se essas atividades de lazer estiverem de alguma forma relacionadas com a função a que se está a candidatar, deve incluir essa informação ainda que se trate de uma empresa mais conservadora. O mais provável que aconteça é destacar-se como o candidato ideal à vaga de emprego.

Tenha em atenção que o uso de hobbies no currículo faz mais sentido para quem acabou de se formar ou para quem tem falta de experiência profissional, sobretudo para os que se encontram em casa, é importante que demonstrem que não estão parados sem qualquer tipo de estímulo.

Se o seu percurso já é demasiado extenso, talvez seja melhor não os incluir.

Como?

Ao escrever os seus passatempos e interesses pessoais, não se limite apenas a fazer uma lista, escreva um pouco sobre cada um. Todavia, deve sempre ter cuidado com hobbies que possam gerar controvérsia e ir contra as normas e princípios da empresa. Mas não tenha medo de incluir algum hobby menos comum.

Deve ainda adaptar os seus interesses pessoais ao emprego que se está a candidatar, mas sem começar o seu CV com estes detalhes pessoais, até porque as competências e experiência profissional são mais importantes.

Não invente atividades de lazer para preencher espaço. Além disso, esqueça colocar leitura e cinema como hobbies no seu currículo, dado que a maioria das pessoas sabe ler e vê filmes – não são atividades particularmente únicas.

13 hobbies que ficam bem no currículo

Fique com esta lista de hobbies que ficam bem no currículo e lembre-se que o segredo principal é: adaptar o conteúdo do seu CV ao emprego a que se candidata.

pessoa a ver cv num tablet
1

Fotografia

Se está a candidatar-se a uma vaga como diretor criativo ou na área do marketing digital, dizer que gosta de fotografia e até tem algum jeito para a coisa, demonstra que é criativo e paciente.

Se tiver alguma página online onde divulga a sua arte, opte por incluí-la. Isto poderá fazer toda a diferença.

2

Escrita criativa

Se gosta de imaginar e voar no tempo e se tem uma paixão pela escrita, mencione no seu currículo. Este hobbie fará sentido para funções editoriais ou na área do marketing digital. Aproveite a onda do online e não se esqueça de introduzir no CV.

3

Vídeo

Saber lidar com o formato vídeo, num mundo cada vez mais digital, também pode fazer de si um candidato mais apelativo. Além disso mostra que é preciso e focado, características chave para muitos postos de trabalho atualmente.

4

Desportos de resistência

Entre os vários hobbies que ficam bem no currículo, destacamos a prática desportiva, nas suas variadas vertentes.

É maratonista? Ciclista? Pratica triatlo? Se quer mostrar ao empregador que é dedicado, tenaz, persistente e que não foge a um desafio deve incluir estes hobbies no CV.

5

Desportos de equipa

Qualquer desporto que pratique em equipa (futebol, basquetebol, andebol, pólo aquático) vai demonstrar isso mesmo: que sabe trabalhar em equipa. Se for capitão, ainda melhor. O recrutador vai gostar de saber que tem espírito de liderança.

6

Desportos radicais

É mais adepto de desportos radicais? Então, é alguém que gosta de superar os seus medos e limites, é disciplinado e não teme o desconhecido, além de saber calcular riscos. Traços importantes, especialmente, se está a candidatar-se a um cargo de liderança.

7

Palavras cruzadas e xadrez

À primeira vista estes podem parecer hobbies que devem estar a léguas de um currículo. Mas o certo é que são duas atividades que demonstram a sua capacidade de pensamento analítico ou estratégico e que é capaz de resolver problemas.

8

Yoga

Os praticantes de yoga têm grande capacidade de ficar calmos e manter o controlo. Se está a candidatar-se a um emprego que exija saber trabalhar sob pressão, essas características podem ser valorizadas.

9

Voluntariado e mentoring

Este é daqueles hobbies que ficam bem no currículo, seja qual for a área a que se candidata. Se dá parte do seu tempo para ajudar os outros, seja de que maneira for, isso vai demonstrar que é bondoso, apaixonado e que é capaz de sentir compaixão pelos outros.

10

Blogging

Se está procura de trabalho na área da comunicação ou marketing, mostrar as suas capacidades “blogueiras” poderá beneficiar a sua candidatura. Este é um dos hobbies que ficam bem no currículo, mas certifique-se de que o seu blogue está atualizado, bem escrito e sem erros e que é um reflexo positivo da sua marca pessoal.

11

Jardinagem

A paixão pela jardinagem mostra que se preocupa com a natureza e o meio ambiente e isso pode, efetivamente, dar-lhe uma vantagem em relação a outros candidatos, principalmente caso esteja a candidatar-se a uma empresa relacionada com sustentabilidade e energia limpa.

12

Programação

Costuma programar nas horas livres ou anda a tirar um curso online para aprofundar conhecimentos nessa área? Se está a candidatar-se a um trabalho na área das novas tecnologias isso pode ser uma mais-valia no seu currículo.

13

Pintura

Gosta de pintar? Perde-se completamente nas horas enquanto está em frente a uma tela? Então saiba que a sua mente criativa será certamente uma vantagem para qualquer oferta de emprego.

Alguns conselhos para incluir hobbies no CV

Agora que já tem alguns exemplos de hobbies que ficam bem no currículo, é importante que fique a par de alguns conselhos:

  • Mencione hobbies genuínos capazes de demonstrar algum elemento da sua personalidade e das suas habilidades. Caso contrário, não irá beneficiar a empresa em questão;
  • Torne os seus hobbies interessantes e atraentes para qualquer empregador. Lembre-se: o importante é fazer com que eles fiquem curiosos para quererem saber mais sobre si;
  • Evite misturar temas como política, religião ou género nesta secção;
  • Reflita sobre a forma como os seus hobbies estarão relacionados com as suas conquistas e se for pertinente, mencione ao longo da entrevista com o recrutador.

Se os seus hobbies estão, atualmente, a ser utilizados como uma forma de complementar à sua fonte de rendimento, não tenha medo de o mencionar na entrevista.

Afinal, são muitos os profissionais que se encontram sem emprego em plena pandemia e que tiveram que se reinventar, mesmo que isso signifique o investimento temporário numa área totalmente diferente daquela em que atua.

Seja honesto e verá que será valorizado.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].