Inês Silva
Inês Silva
02 Ago, 2019 - 10:53
homem com CV

Conheça 13 hobbies que ficam bem no currículo

Inês Silva

Há hobbies que ficam bem no currículo? Sim, mas nem todos. Depende, sobretudo, do emprego a que se está a candidatar. Saiba mais e complete o seu CV.

O artigo continua após o anúncio

O tradicional conselho de carreira passa por não incluir as suas atividades pessoais num CV. No entanto, em algumas situações, esta informação pode acrescentar valor ao seu percurso profissional e destacá-lo pela positiva. Por isso, sim: há mesmo hobbies que ficam bem no currículo.

Hobbies no currículo: porquê, quando e como

Porquê?

Além das qualificações e experiências profissionais, os hobbies revelam mais sobre a personalidade. Estes detalhes extra podem mostrar que tem competências para assumir uma determinada função, tornam o seu currículo mais único e dão-lhe até tema de conversa durante uma possível entrevista.

Quando?

Esses detalhes pessoais devem ser incluídos quando está a candidatar-se a trabalhar em empresas menos tradicionais. Se essas atividades de lazer estiverem de alguma forma relacionadas com a função a que se está a candidatar, deve incluir essa informação ainda que se trate de uma empresa mais conservadora. O mais provável que aconteça é destacar-se como o candidato ideal à vaga de emprego.

Tenha em atenção que o uso de hobbies no currículo faz mais sentido para quem acabou de se formar ou para quem tem falta de experiência profissional. Se o seu percurso já é demasiado extenso, talvez seja melhor não os incluir.

Como?

Ao escrever os seus passatempos e interesses pessoais, não se limite apenas a fazer uma lista, escreva um pouco sobre cada um. Todavia, deve sempre ter cuidado com hobbies que possam gerar controvérsia e ir contra as normas e princípios da empresa. Mas não tenha medo de incluir algum hobby menos comum.

Deve ainda adaptar os seus interesses pessoais ao emprego que se está a candidatar, mas sem começar o seu CV com estes detalhes pessoais, até porque as competências e experiência profissional são mais importantes.

Não invente atividades de lazer para preencher espaço. Além disso, esqueça colocar leitura e cinema como hobbies no seu currículo, dado que a maioria das pessoas sabe ler e vê filmes – não são atividades particularmente únicas.

Hobbies que ficam bem no currículo: 13 atividades a reter

hobbies que ficam bem no currículo

Fique com esta lista de hobbies que ficam bem no currículo e lembre-se que o segredo principal é: adaptar o conteúdo do seu CV ao emprego a que se candidata.

O artigo continua após o anúncio

1. Fotografia

Se está a candidatar-se a uma vaga como diretor criativo ou na área do marketing digital, dizer que gosta de fotografia e até tem algum jeito para a coisa, demonstra que é criativo e paciente.

2. Vídeo

Saber lidar com o formato vídeo, num mundo cada vez mais digital, também pode fazer de si um candidato mais apelativo. Além disso mostra que é preciso e focado, características chave para muitos postos de trabalho.

3. Viajar

Sempre que tem um tempinho livre e um dinheiro extra dedica-se a viajar? Esse é um dos hobbies que ficam bem no currículo. Mostra que não tem medo de se aventurar e experimentar coisas novas.

4. Desportos de resistência

É maratonista? Ciclista? Pratica triatlo? Se quer mostrar ao empregador que é dedicado, tenaz, persistente e que não foge a um desafio deve incluir estes hobbies no CV.

Curriculum Vitae criativos: exemplos de sites onde se inspirar
Veja também Curriculum Vitae criativos: exemplos de sites onde se inspirar

5. Desportos de equipa

Qualquer desporto que pratique em equipa (futebol, basquetebol, andebol, pólo aquático) vai demonstrar isso mesmo: que sabe trabalhar em equipa. Se for capitão, ainda melhor. O recrutador vai gostar de saber que tem espírito de liderança.

6. Desportos radicais

É mais adepto de desportos radicais? Costuma passar os fins de semana a saltar de paraquedas ou a correr ultramaratonas? Então, é alguém que gosta de superar os seus medos e limites, é disciplinado e não teme o desconhecido, além de saber calcular riscos. Traços importantes, especialmente, se está a candidatar-se a um cargo de liderança.

7. Programar

Costuma programar nas horas livres ou anda a tirar um curso online para aprofundar conhecimentos nessa área? Se está a candidatar-se a um trabalho na área das novas tecnologias isso pode ser uma mais-valia no seu currículo.

8. Palavras cruzadas e xadrez

À primeira vista estes podem parecer hobbies que devem estar a léguas de um currículo. Mas o certo é que são duas actividades que demonstram a sua capacidade de pensamento analítico ou estratégico e que é capaz de resolver problemas.

O artigo continua após o anúncio

9. Yoga

Os praticantes de yoga têm grande capacidade de ficar calmos e manter o controlo. Se está a candidatar-se a um emprego que exija saber trabalhar sob pressão, essas características podem ser valorizadas.

10. Voluntariado

Voluntariado: este é daqueles hobbies que ficam sempre bem no currículo. Se dá parte do seu tempo para ajudar os outros, seja de que maneira for, isso vai demonstrar que é bondoso, apaixonado e que é capaz de sentir compaixão pelos outros.

11. Blogging

Se está procura de trabalho na área da comunicação ou marketing, mostrar as suas capacidades “blogueiras” poderá beneficiar a sua candidatura. Este é um dos hobbies que ficam bem no currículo, mas certifique-se de que o seu blogue está atualizado, bem escrito e sem erros e que é um reflexo positivo da sua marca pessoal.

12. Jardinagem

A paixão pela jardinagem mostra que se preocupa com a natureza e o meio ambiente e isso pode, efetivamente, dar-lhe uma vantagem em relação a outros candidatos, principalmente caso esteja a candidatar-se a uma empresa relacionada com sustentabilidade e energia limpa.

13. Tocar um instrumento

Para além de carreiras na área da música, esta particularidade pode atrair potenciais empregadores quando, para a vaga em questão, é importante alguém com capacidade de foco, dedicação e disciplina.

Veja também