Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
22 Out, 2018 - 13:10

7 hobbies para se tornar uma pessoa mais criativa e ocupar bem o tempo livre

Márcio Matos

Existem hobbies para se tornar mais criativo, que pode pôr em prática de modo a adquirir novas competências e ferramentas, enquanto se diverte.

7 hobbies para se tornar uma pessoa mais criativa e ocupar bem o tempo livre

Quer ocupar o tempo livre com hobbies para se tornar mais criativo? Temos ideias que estão ao alcance de todas as pessoas e de todas as bolsas. Não é preciso ser especialista em nenhuma área, nem ter experiência prévia, apenas ter abertura mental para tentar, praticar, aprender e voltar a praticar. Todos estes hobbies para se tornar mais criativo exploram vários sentidos e permitem que, à medida que ganha autonomia, consiga conceber por si próprio os mais variados projetos. Se precisa de uma ocupação ou busca uma nova saída profissional, equacione a possibilidade destes passatempos se tornarem mesmo, possíveis empregos a tempo inteiro, originais e rentáveis.

7 hobbies para se tornar mais criativo

1. Diário em tópicos/ bullet journal

bullet journal

Os bullet journals estão muito em voga e para aqueles que acham que não é um passatempo a sério, desenganem-se! Eles são uma forma muito criativa e útil de ocupar o seu tempo e podem melhorar muitas das suas capacidades. Podem torná-lo mais organizado e, até, ajudá-lo a conhecer-se melhor. O melhor é que obterá um objeto 100% personalizado. Siga o passo-a-passo deste guia para iniciantes e partilhe o resultado final com outros praticantes.

2. Aguarela

Se sempre gostou de pintura ou, pelo menos, sempre quis aprender alguns fundamentos sobre esta técnica, saiba que nunca é tarde para começar. Não é assim tão difícil de aprender e, a partir do momento em que comece a dominar esta expressão plástica, verá como irá conseguir fazer uma série de trabalhos bem giros quer para decorar a sua casa, para oferecer ou até vender. Além dos tutoriais disponíveis na internet, existem cursos online e presenciais por todo o país.

3. Bordado

bordar

Já nem toda a gente sabe bordar e as gerações mais novas não são ensinadas a fazê-lo na infância ou juventude. Portanto, se quer recuperar esta tradição antiga, saiba que este é um exercício muito bom para treinar as manualidades, mas também o raciocínio e olho atento. Assim, este é um hobby muito interessante e criativo, no qual pode ir evoluindo até conseguir fazer trabalhos fabulosos. Prepare-se para as encomendas e para ser responsável pelo enxoval dos bebés que nascerem na família. Mesmo com um orçamento limitado é possível aprender esta arte, já que há tutoriais online 100% gratuitos. Subscreva o canal de youtube do Clube do Bordado e assista aos vídeos, faça um curso online ou opte por workshops presenciais.

4. Ponto de cruz

Na mesma linha das manualidades à volta das linhas e das agulhas, surge o ponto de cruz, outro clássico que muitas pessoas já não aprenderam a fazer. Assim como no caso do bordado, este hobby é, especialmente, indicado para quem gosta deste género de trabalhos e quer exercitar o seu perfecionismo, foco e concentração. Se na sua rede de família e amigos não há ninguém que domine e saiba ensinar esta técnica, então espreite alguns tutoriais ou cursos online.

5. Caligrafia

caligrafia

Aperfeiçoar a sua caligrafia pode ser não só um hobby, como algo muito útil para o melhoramento da sua performance profissional. Mais uma vez, isso irá ser benéfico para ganhar destreza manual, fazer belos manuscritos e pôr de parte, por um tempo, o seu computador ou processador de texto habitual, comprovando como os textos à mão ainda podem ter um valor único, e impossível de ser reproduzido a computador. Como para tudo, ou quase tudo, há tutoriais sobre as mais variadas técnicas de praticar a caligrafia, cursos à distância  e oficinas em que pode participar. Pesquise o que existe na sua área de residência.

6. Flores de papel

Fazer flores de papel é uma forma muito simples e prática de ocupar o seu tempo com uma atividade que lhe pode ser muito útil. Com o hábito, pode ser algo que consegue fazer enquanto vê televisão, por exemplo, e que lhe dá um know-how fantástico, sobretudo se trabalha na área da decoração ou da promoção de eventos. Há tutoriais no Youtube e workshops. Deixe-se levar pela sua própria veia criativa.

7. Instrumento musical

Aprender a tocar um instrumento musical é um grande desafio, mas um excelente hobby que, de uma forma geral e independentemente do escolhido, irá estimular os sentidos, especialmente o tato e a audição. Além disso, aprender música, conhecer as notas, os ritmos e descobrir como atingir a harmonia, são saberes muito valiosos e que vão permitir que consiga usufruir ainda mais das suas canções favoritas e, ainda, descobrir umas quantas novas para si. Finalmente, este é também um hobby que possibilita que crie, neste caso, as suas próprias melodias e presenteie quem mais gosta com ritmos e sons conjugados por si próprio.

Agora só tem de selecionar o seu favorito e começar. Estabeleça o tempo que pode dedicar ao passatempo e o nível de investimento financeiro que está disposto a fazer. Certamente que estes hobbies para se tornar mais criativo o vão dotar de diferentes competências e ferramentas que o vão fazer evoluir como pessoa e profissional, pelo que não subestime nenhum destes passatempos e procure tirar o máximo partido dele. Desafie um amigo e parta acompanhado para esta aventura!

Veja também