Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isabel Barbosa
Isabel Barbosa
23 Nov, 2017 - 09:00

Transforme o seu hobby numa carreira: saiba como!

Isabel Barbosa

Conheça alguns ingredientes e dicas para o ajudar a transformar o hobby de que tanto gosta numa carreira.

Transforme o seu hobby numa carreira: saiba como!

Tem andado a pensar em abandonar o seu trabalho ou em enfrentar o desemprego e assumir o seu hobby a tempo inteiro? É possível!

Para tal, pense naquilo em que é realmente bom e tem paixão, seja o mundo das novas tecnologias, a escrita, o desporto, a fotografia, a culinária, a costura, entre tantas outras coisas. Depois, deve ter alguns cuidados, seguir alguns conselhos e passar a fazer aquilo de que mais gosta todos os dias.

Transforme o seu hobby em carreira, mas antes de sair a correr e largar tudo, veja as seguintes dicas.

Dicas para tornar aquele hobby  de que tanto gosta em carreira

Saia da sua zona de conforto

placeholder-1x1

Se é para arriscar tem de sair da sua zona de conforto. Por vezes, lamentamos a monotonia e o desinteresse pelo trabalho, mas lá nos vamos acomodando à situação. Em rigor, quem tem compromissos e contas para pagar no final do mês, quando decide arriscar tem de o fazer com os devidos cuidados. Mas e porque não começar aos poucos a planear o caminho?

Por exemplo, se sempre teve paixão pelo desporto, sempre o praticou e gostava mesmo de trabalhar nessa área, pode nos tempos livres fazer mais formação, criar um blogue e, quem sabe, começar a dar algumas aulas num ginásio ou ao ar livre.

Com formação e vontade adequadas, pode ir construindo o caminho para um dia poder realizar algo no âmbito do desporto a tempo integral: ser um PT (personal trainer), abrir um ginásio, organizar eventos desportivos ou criar uma linha de roupa desportiva. São apenas algumas possibilidades, mas há muitas mais e em todas as áreas.

Se pudermos trabalhar em algo que nos faça mais felizes, com certeza que faremos um melhor trabalho. Por isso, saia da sua zona de conforto e vá à luta.

Estabeleça objetivos reais e concretizáveis

placeholder-1x1

Transformar um hobby em carreira é possível, mas demora tempo e é bom que seja rentável.

Importa pois que recolha toda a informação necessária para saber se o seu hobby é viável e se tem os recursos para o fazer avançar. Por isso, estabeleça objetivos e metas reais e concretizáveis, defina prioridades, trabalhe muito e informe-se sobre legislação, despesas, etc.

Planifique e monitorize o trabalho que vai realizando e faça os ajustes necessários para que atinja a meta de transformar o seu hobby em carreira.

Encontre um mentor

placeholder-1x1

Inspire-se e peça conselhos a quem sabe sobre o seu hobby, a quem tem conhecimentos sobre criar um negócio, sobre legislação e sobre o serviço ou produto que pretende criar. Desta forma, vai com certeza adquirir novas visões sobre o que pretende fazer e encontrar aspetos sobre os quais nunca tinha pensado.

As experiências e conhecimentos das pessoas certas podem ser um excelente aliado nestas situações.

Dê um passo de cada vez

placeholder-1x1

Se tem um hobby ou um sonho, mas sente que ainda não está preparado para o transformar em carreira, construa o caminho, participe em experiências de trabalho que lhe permitam saber mais.

Se adora flores, por exemplo, tente trabalhar numa florista, numa estufa ou mercado, assim aprenderá mais sobre flores e outras plantas, poderá treinar a fazer ramos de flores, ficará a saber como cuidar delas e a vendê-las. A seu tempo estas experiências trarão a confiança e o conhecimento necessários para avançar com o seu negócio.

Siga a sua paixão

placeholder-1x1

Adora cozinhar e todos lhe dizem que as sobremesas que faz são deliciosas. Sabe costurar lindamente e todos adoram as roupas de criança que faz? Aprendeu com os avós a fazer queijo e todos lhe pedem que o faça? Adora escrever e encanta quando o faz? Os amigos dizem que é o fotógrafo de serviço em todas as festas? Desde pequena que desenha sapatos? Adora fazer sabonetes de produtos naturais e experimentar novos aromas e produtos? Qual é a sua paixão?

Bem, as perguntas não terminariam, mas uma boa parte da motivação está precisamente aqui, em seguir a sua paixão, adicionar os ingredientes certos: competências, trabalho, conhecimento, planeamento, seguir bons conselhos, arriscar, ter alguns cuidados e estará com certeza no bom caminho.

Veja também: